Páginas

13 dezembro 2016

Resenha: Cidade dos Etéreos - Ransom Riggs

|
Editora: Intrínseca

Ano: 2016
Páginas: 384
Tradutor: Fernando Carvalho

Cidade dos Etéreos dá sequência ao celebrado O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares, em que o jovem Jacob Portman, para descobrir a verdade sobre a morte do avô, segue pistas que o levam a um antigo lar para crianças em uma ilha galesa. O orfanato abriga crianças com dons sobrenaturais, protegidas graças à poderosa magia da diretora, a srta. Peregrine.

Neste segundo livro, o grupo de peculiares precisa deter um exército de monstros terríveis, e a srta. Peregrine, única pessoa que pode ajudá-los, está presa no corpo de uma ave. Jacob e seus novos amigos partem rumo a Londres, cidade onde os peculiares se concentram. Eles têm a esperança de, lá, encontrar uma cura para a amada srta. Peregrine, mas, na cidade devastada pela guerra, surpresas ameaçadoras estão à espreita em cada esquina. E, além de levar as crianças a um lugar seguro, Jacob terá que tomar uma decisão importante quanto a seu amor por Emma, uma das peculiares.

Telecinesia e viagens no tempo, ciganos e atrações de circo, malignos seres invisíveis e um desfile de animais inusitados, além de uma inédita coleção de fotografias de época — tudo isso se combina para fazer de Cidade dos etéreos uma história de fantasia comovente, uma experiência de leitura única e impactante.


Classificação:      



Pode conter spoilers do livro anterior


" - Todo mundo está exausto - falou. - Não podemos continuar assim!
Ela tinha razão. Àquela altura, até os mais em forma estavam cansados. Os etéreos logo nos alcançariam, então teríamos que enfrentá-los no meio da rua - o que seria um banho de sangue. Precisávamos encontrar abrigo." Página 245

Partindo do desfecho do livro anterior, O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, os tutelados da Srta. Peregrine precisaram sair da fenda temporal em que viviam há bastante tempo. Conforme foram descobrindo, com a ajuda do livro dos Contos Peculiares, as fendas criadas estavam sendo invadidas por acólitos e etéreos - o que jamais havia acontecido - e as ymbrynes estavam sendo sequestradas, além disso a Srta. Peregrine havia sido presa ao corpo de ave.

As crianças peculiares descobriram a existência dessas fendas, apresentadas no livro, por causa de Claire que gostava de contos de fadas para dormir. Ao encontrar a primeira fenda, criada pela Srta. Wren, as crianças conhecem Addison - o cão falante - que lhes conta que a ymbryne partira em busca de respostas sobre o sequestro das irmãs e as invasões das fendas. Após as descobertas, as crianças partem para Londres em busca de ajuda para sua ymbryne, já que apenas outra delas poderia reverter o estado da Srta. Peregrine, fora lhes dado poucos dias ou a mudança seria permanente. Poderia dar muitos spoilers na resenha, mas como essa não é a minha função - e se fosse vocês iriam querer me matar - só adianto que tem muita coisa boa (e ruim) pra acontecer, mas a história permanece naquele ritmo empolgante do primeiro livro em que tudo era novidade e se você acha que conhece o mundo peculiar pode se preparar que vem muita novidade por aí. 


" A situação chegara ao ponto em que tudo dependia de uma pomba. Se terminaríamos a noite na segurança uterina dos cuidados de uma ymbryne ou parcialmente mastigados nas entranhas negras de um etéreo; se a srta. Peregrine seria salva ou se ficaríamos perdidos naquela paisagem infernal até que o tempo dela acabasse; se eu voltaria ou não a ver meus pais e minha casa... Tudo dependia de uma pomba magricela peculiar." Página 264


Começo tecendo elogios para a editora, que projeto gráfico é esse? De tirar o fôlego e apesar de ser muito bem trabalhada a edição, o preço não subiu por causa disso (os fãs agradecem). O livro tem a capa dura de um azul fofíssimo e a Jacket com uma das personagens que mais gostei em Cidade dos Etéreos, a diagramação está bem diferente do livro anterior, as imagens estão mais vivas e envolventes. Já havia tido a oportunidade de ver a obra na Turnê Intrínseca, mas fiquei encantada quando o meu exemplar chegou e não parei de mostrar pra todo mundo devido ao capricho da edição. A revisão e todos os aspectos editoriais estão perfeitos, então como leitora fiquei muito empolgada de continuar a leitura, parece que deu mais vida para a história criada por Ransom Riggs, não que ela não se sustente e tenha brilho próprio, mas tudo caprichadinho pela editora deixa a leitura ainda melhor. 

A narração continua em primeira pessoa, por Jacob, e novos lugares são descritos. O livro tem o desenrolar bem lento e muita coisa dá errado, o que me fez ficar desesperada por causa da continuação já que quando parece que tudo terá um fim, algo acontece e há uma reviravolta. Personagens importantes foram adicionados, alguns personagens marcantes, mas que passam pela história de forma breve, descobertas das crianças peculiares e um final desesperador para os fãs da série. As crianças são separadas, algumas se ferem, outras vivem perigosamente para salvar a Srta. Peregrine e garantir a existência da raça peculiar no futuro. Jacob volta a desenvolver seu dom peculiar, deixando o leitor com o coração na boca a cada interação dele com os etéreos. Uma história maravilhosa e que continua a melhorar a cada página. 


"Só era possível manter tantas crianças na linha porque, na verdade, elas não eram crianças - havia uma natureza mais velha em seu interior, combatendo e equilibrando os impulsos infantis. Com crianças de verdade, tenho certeza de que seria impossível." Página 277  




9 comentários:

  1. Rafaella, eu percebi por sua resenha que o autor, Ransom Riggs, evoluiu bastante do primeiro para este volume, e claro, eu não poderia estar mais ansiosa para conhecer toda essas peculiaridades.
    O amadurecimento de Jacob, o romance e as reviravoltas são me faz crer que é, realmente, uma história fantástica e que não posso deixar de conhecer.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Cidade dos Etéreos parece ser tão empolgante quanto o primeiro livro. O universo que o autor criou sobre os Peculiares é incrível! Ele traz um mundo ao mesmo tempo mágico e real com todos os seus personagens novos e velhos.
    Mais uma edição maravilhosa e que não pode falar em minha estante!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Rafa!
    Quero acompanhar essa sequência e descobrir junto com Jacob o que aconteceu com o avô dele e também conhecer todos os poderes auferidos as crianças.
    Deve ser demais!
    “Natal não são as luzes lá fora, mas a Luz que brilha em seu coração... Feliz Aniversário, Senhor!” (Daniela Raffo)
    Boas Festas!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Acabei não lendo a resenha por causa do "Pode conter spoilers do livro anterior", e como são livros que já comprei, talvez seja melhor eu ler sua resenha após a leitura dos mesmos.

    http://lenabattisti.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Doida pra começar a ler essa série, curto muito esse universo sobrenatural, e cada resenha que leio dos livros me deixa ainda mais curiosa.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha! Fiquei preocupada de terem muitos spoilers do segundo livro ou até do primeiro, mas as informações mais surpreendentes não foram mencionadas na resenha, o que é ótimo. Também concordo que a edição do livro faz a leitura melhor, pois pra mim o livro também é, de certa forma, um objeto de decoração. Quanto mais caprichado, melhor!

    ResponderExcluir
  7. Da para perceber que a continuação e ainda melhor que o primeiro livro, e que a trama segue ainda mais envolvente. Os personagens me pareceram bem cativantes, ainda mais por possuírem várias peculiaridades. Estou louca por essa leitura, pois tenho certeza que vou amar.

    ResponderExcluir
  8. Muito boa sua resenha,quero ler o mais breve possivel espero ganha este sorteio

    ResponderExcluir
  9. Parece que em trilogias o segundo sempre tende para o lado do mal, o que é ótimo! Pois como você mesma disse ficamos ansiosos pelo próximo, adorei!

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!