Páginas

04 agosto 2016

Resenha: Temporada de Acidentes - Moïra Fowley-Doyle

|
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
Páginas: 256

Guardem as facas, protejam as quinas dos móveis, não mexam com fogo. 
A temporada de acidentes vai começar.

Acontece todo ano, na mesma época. Todo mês de outubro, inexplicavelmente, Cara e sua família se tornam vulneráveis a acidentes. Algumas vezes, são apenas cortes e arranhões. Em outras, acontecem coisas horríveis, como quando o pai e o tio dela morreram. A temporada de acidentes é um medo e uma obsessão. Faz parte da vida de Cara desde que ela se entende por gente. E esta promete ser uma das piores. 
No meio de tudo, ainda há segredos de família e verdades dolorosas, que Cara está prestes a descobrir. Neste outubro, ela vai se apaixonar perdidamente e mergulhar fundo na origem sombria da temporada de acidentes. Por que, afinal, sua família foi amaldiçoada? E por que não conseguem se livrar desse mal? 
Uma narrativa sombria, melancólica e intensa sobre uma família que precisa lidar com seus segredos e medos antes que eles a destruam.

Classificação:


"Tento me convencer de que não acredito que, todo ano, durante um mês, minha família fique inexplicavelmente mais propensa a sofrer acidentes. Tento fingir que não me lembro dos acidentes - os grandes, os graves - nem das tragédias do passado." Página 20


Há muito tempo o mês de outubro é bastante conturbado para a família de Cara. Desde antes de nascer acontecem acidentes durante essa época com seus familiares, alguns que culminaram na morte de pessoas queridas. Neste ano, Bea - melhor amiga de Cara - vê nas cartas que esta será uma das piores temporadas de acidentes que já aconteceram e isso faz com que a garota se preocupe, já que uma coisa é sofrer pequenos acidentes, outra bem diferente é acidentes mais graves - como ela percebe que estão prestes a acontecer.

Ao apagar algumas fotos de seu celular a garota percebe uma constante: Elsie está em todas as fotos, isso seria um tanto estranho, mas possível já que estudam na mesma escola. O problema é que ao perceber isso, Cara procura fotos mais antigas e nota que Elsie está presente em todas as fotos tiradas ao longo de seus dezessete anos. Ao iniciar o mês de outubro os acidentes começam e Cara decide investigar Elsie, o problema é que a garota que sempre estava com a caixa de segredos na escola acaba não indo mais para as aulas e nenhum dos professores ou colegas sabe de seu paradeiro, deixando a impressão de a garota ser uma total estranha no ambiente escolar. 

Decidida a entender a ligação entre Elsie e a Temporada de Acidentes, Cara conta com a ajuda de seu irmão postiço Sam, sua melhor amiga Bea e a irmã mais velha, Alice, para finalmente desenterrar os segredos de seu passado e descobrir o motivo pelo qual o mês de outubro é tão complicado para sua família.


"Ao final do dia, eis o que descobri sobre Elsie: ela não tem amigos, fica com a caixa de segredos durante os intervalos e ninguém a conhece direito. Nenhum dos professores ou alunos a quem perguntei sabe onde ela está ou onde mora, tampouco que matérias ela está cursando. Elsie é discreta na sala de aula, ninguém percebe a sua presença. É como se levasse a vida sempre no canto da moldura. A gente a esquece assim que vira a página." Página 109


Temporada de Acidentes me conquistou logo que vi a divulgação da Intrínseca, a sinopse é bem elaborada e deixa os leitores curiosos para entender mais sobre a vida da protagonista e os segredos que sua família guarda. A forma com que o livro foi apresentado na Turnê Intrínseca fez com que eu solicitasse a obra para leitura logo que cheguei em casa e não me arrependi nem por um segundo disso. 

O livro é cativante e mostra a vida de Cara e sua família de forma a deixar o leitor envolvido com o que aconteceu com a protagonista e seus irmãos desde a infância. Segredos marcam suas vidas, alguns mesmo antes de seu nascimento, alguns em sua infância e muitos ao longo de sua adolescência. Alice é uma personagem que me conquistou logo de início e o relacionamento abusivo que ela tem, faz parte de uma infância conturbada que ela busca esconder até mesmo de sua mãe. Cara é uma garota que luta para descobrir a verdade por trás da temporada de acidentes ao mesmo tempo que tenta esconder o que sente por seu irmão postiço, Sam. Todos os personagens foram bem descritos e a história tem reviravoltas que você ficará de boca aberta e o coração na mão ao descobrir. 

Com relação à edição só tenho elogios. A capa é linda e a frase escolhida para ela faz sentido e tem conexão com cada linha da narração. A autora soube criar uma história fenomenal e consegui me conectar com os personagens e suas histórias a cada capítulo. A diagramação e revisão estão ótimas, letras em bom tamanho, capítulos bem divididos que tornam a leitura fluida e por não ser um livro muito longo tenho certeza que irão devorá-lo rapidamente, assim como eu que não consegui deixar a leitura por nada. Sem dúvidas um dos melhores livros que tive a oportunidade de ler neste ano.


"Será que é possível partir o próprio coração por acidente, como se quebra o pulso, por exemplo? Se for, a temporada de acidentes tem me machucado tanto por dentro quanto por fora." Página 189

14 comentários:

  1. Oi oi,

    confesso que a capa maravilhosa foi a primeira coisa que me deixou com vontade de ler esse livro. Contudo, a história parece ser bem inovadora também e saber que a leitura te cativou tanto me deixou mais curiosa ainda! Espero ter oportunidade de ler a obra um dia!

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  2. Sensacional!!Adoro livros onde tem que desvendar mistérios!! Esse caso da família de Cara é muito curioso, uma temporada de acidentes, imagina todo ano essa preocupação na mesma época? Com certeza é um livro que me faria ler durante horas.

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha visto essa capa, mas ainda ão tinha lido a sinopse e fiquei bem interessada. Lendo a sinopse e o breve resumo que vc fez no inicio eu só conseguia pensar que essa história daria um filme muito bom e criativo, afinal eu nunca vi nada parecido com um mês onde os acidentes de intensificam. Tô cheia de perguntas (relacionamento abusivo??)e já adicionei o livros nos que quero ler da minha lista do Skoob, o fato dele não ser muito longo é um ponto positivo e vou querer ler com certeza :)

    ResponderExcluir
  4. Comprei esse li há um mês, ja pgeuei 2 vezes pra ler, mas não rolou química. Sei lá. Depois da sua resenha vou dar mais uma chance a ele. Eu comprei pela Capa

    ResponderExcluir
  5. Olá!!
    Nossa deve ser triste ter uma "temporada de acidentes".. Deve ser difícil pra ela passar pelo mês de Outubro. E deve ser mais difícil agora que ela sabe que agora vem alguma coisa grave..
    Adoro histórias com esse mistério pra saber o que essa Elsie esconde.. O porque disso acontecer todo mês de outubro.. Enfim, gostei muito da sinopse porque deixa aquela curiosidade boa.. Aquela vontade de ler.. Deixarei marcado e assim que puder vou pegar pra ler! ;)

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece ser muito bom, daqueles que aguçam nossa curiosidade e nos fazem não querer parar de ler.

    http://lenabattisti.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Assim como você quando vi a divulgação deste livro fiquei muito curiosa para conferir, pena ainda não ter lido o livro. Sua resenha é a primeira que leio, e que bom que o livro é tudo o que esperava, pela sua resenha ele é mesmo ótimo. Fiquei bem curiosa com relação a essa menina que aparece nas fotos, e porque a família de Cara passa por essa temporada de acidentes. Gostei muito da sua resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  8. Desde a turnê intrínseca que também estou com vontade de ler esse livro. A sinopse faz a pessoa querer lê-lo. Sua resenha só me deixou ainda mais curiosa, o livro parece ser ótimo, e estou curiosa com os mistérios e o motivo de existir essa temporada de acidentes.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  9. Também gostei da sinopse dele quando vi e fiquei curiosa para entender essa família. E parece valer muito a pena. Se for cativante deve ser gostoso de ler, ir conhecendo todos e o que tem de tão especial na história. Reviravoltas? Coração na mão? Curiosa pra saber porque! Estava pensando em ler, ele é bem diferente do que estou lendo ultimamente.

    ResponderExcluir
  10. Eu amei a resenha, estou lendo o livro e sinceramente estou amando, achei o romance dos dois bem leve, sem ser forçado e isso simplesmente me encantou, a capa é perfeita.
    E essas fotos ficaram absolutamente lindas.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  11. Gostei da resenha do livro e fiquei curiosa para saber porque acontece esse fenomeno sempre no mês de outubro. O livro tem jeito de ser ótimo.

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Fiquei muito interessada pelo livro e por esse mistério que é o mês de outubro.
    Gosto de livro assim e esse aparenta ser aqueles que te prendem do início ao fim.

    ResponderExcluir
  13. Também me interessei pelo livro assim que li a sinopse, mas infelizmente ainda não li, mesmo assim continuo curiosa para saber sobre essa temporada e as explicações por traz dela. E com certeza essa envolvência com os personagens fara o leitor se surpreender mais com os segredos e as reviravoltas

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Quero muito ler esse livro, essa foi uma historia que também logo no inicio me conquistou, gostei muito da historia que me deixou bem curiosa para saber mais sobre a Temporada de Acidentes, gostei dos personagens e parece que a autora consegue da destaque a todos ao longo do livro e com certeza irei ler essa historia !!

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!