Páginas

15 agosto 2016

Resenha: Dezesseis Luas - Margaret Stohl e Kami Garcia

|

Editora: Galera Record
Ano: 2013
Páginas: 488
Tradutor: Regiane Winarski



Ethan é um garoto normal de uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos e totalmente atormentado por sonhos, ou melhor, pesadelos com uma garota que ele nunca conheceu. Até que ela aparece... Lena Duchannes é uma adolescente que luta para esconder seus poderes e uma maldição que assombra sua família há gerações. Mais que um romance entre eles, há um segredo decisivo que pode vir à tona.




Classificação:     



"Eu sabia que ia acontecer. Só não sabia que a sensação seria aquela. Desde então, havia dois lugares onde eu queria estar: com Lena ou sozinho, para que eu pudesse organizar tudo em minha mente. Eu não tinha palavras para o que nós éramos. Ela não era minha namorada; não estávamos nem ficando. Até a semana anterior, ela nem admitia que éramos amigos." Página 130


Dezesseis Luas é o primeiro volume da série Beautiful Creatures publicada no Brasil pela Galera Record. Comprei a coleção em alguma promoção no Submarino e deixei-a em minha estante, mas como a Netflix estava me tentando ao deixar o filme em títulos do meu interesse iniciei a leitura para não cair em tentação e assistir ao filme antes de fazer a leitura e fico muito feliz com isso, ou estaria perdida com algumas modificações que eles fizeram na adaptação. 

O livro nos apresenta o casal Ethan Wate e Lena Duchannes que ao início da obra não são nem amigos propriamente ditos, já que a garota faz questão de deixar isso bem claro. Lena chegou à Gatlin para morar com seu tio Macon, um homem que não sai de casa há anos e é quase uma lenda na cidade, já que poucos são aqueles que o conhecem. Ao ser apresentada à turma, Lena sofre provocações por seu estilo e por sua história, porém isso faz com que Ethan queira se aproximar da garota. 

Aos poucos Ethan e Lena começam a se encontrar e um medalhão faz com que eles tenham visões de seus antepassados e percebem que estão destinados a ter esse contato bem antes de nascer. Um dos problemas que fazem parte disso é a invocação de Lena que, ao completar dezesseis anos será destinada às trevas ou à luz, pois faz parte de uma família de conjuradores - como ela prefere deixar claro, e todas as garotas passam por essa transição devido a uma escolha de Genevieve, dona do medalhão que Ethan encontra. Esta é uma história sobre segredos, família e acima de tudo romance adolescente, porém é singular e acabou me cativando desde o primeiro capítulo. 


"- Essa é a maior merda que eu já ouvi. - Era como todo o resto esta noite; eu não tinha a intenção de dizer aquilo, pelo menos não em voz alta, mas fiquei feliz por ter dito.
- O quê?
- Essa idiotice sobre destino. Ninguém pode decidir o que acontece com você. Ninguém além de você." Página 172


Dezesseis Luas é o livro que abre uma série com muito potencial e conseguiu me deixar extremamente interessada para devorar os livros seguintes e apesar de ter algumas falhas, tornou-se um favorito. Os personagens foram bem delineados, tanto os protagonistas quanto secundários e alguns, por exemplo, Amma - a mulher que cuida de Ethan e seu pai, desde a morte da mãe do jovem, chamam a atenção por sua história e segredos. Já Ridley, prima de Lena, me conquistou logo de início, a sua forma louca de viver e diálogos engraçados fizeram com que ela se tornasse a minha personagem preferida, espero que ela apareça nos livros seguintes. 

As falhas que falei anteriormente são da edição, já que o Box é extremamente frágil e as folhas são amareladas, o que prefiro, mas percebi que com o contato a borda das folhas se esfarelam, não sei dizer se é um problema da edição ou o que é, mas isso me incomodou. A revisão está boa, mas conta com alguns errinhos, já a diagramação é ótima e os capítulos são divididos por datas, o livro é narrado em primeira pessoa por Ethan e ao longo da narração temos alguns flashbacks por causa do contato dos jovens com o medalhão, o que nos dá uma dimensão maior para a história. Considerando que este é um dos meus livros favoritos, a classificação ficou em 4 só por conta da edição mesmo, então sem dúvidas é um livro recomendadíssimo, mas façam como eu e leiam antes de assistir a adaptação, pois caso contrário podem perder partes importantes para a história caso queiram continuar a acompanhar a série.   


"- Pode enfeitiçar a casa o quanto quiser, Macon. Mas sou sua mãe e estou dizendo que você pode trazer para cá todos os Duchannes, todos os Ravenwood, tornar o Círculo tão largo quanto esse condado esquecido, se quiser. Conjurar toda a Vincula, se quiser. Não é a casa que a protege. É o garoto. Nunca vi nada assim. Nenhum conjurador pode ficar entre eles." Página 239


12 comentários:

  1. Então, eu cai em tentação e vi o filme rsr, por isso tô dando um tempo pra procurar o livro pra ler, mas eu até que gostei do filme e sei que o livro deve ser muito bom. A série contém quatro livros se não me engano e a história parece ser bem interessante e as falhas que vc citou em sua resenha foram da edição do livro e não dá história, o que me faz crer que a história tem muito potencial. Então, eu quero ler sim e quero pegar uma promoção também kkk (eles preços bem salgados :D)

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li, mas tenho vontade de ler, gostei da sua resenha e de saber um pouco mais sobre a história

    ResponderExcluir
  3. Como eu já comentei por aqui em outras resenhas, gosto muito de livros de romance, e principalmente quando contém esse quê de magia, coisas de antepassados, segredos, mistérios, nossa!! Um livro cheio de emoção!! Quero ler mesmo, fiquei entusiasmada!

    ResponderExcluir
  4. Oi! *-*
    Parece ser uma história boa de romance.. E esse negócio de "um segredo que pode vir a tona" deixa a gente mais curiosa ainda pra saber que segredo é esse.. romance e mistério! Amo!

    ResponderExcluir
  5. Assisti este filme no cinema; devido aos comentários imaginei que iria gostar do filme, mas foi uma decepção, quem leu o livro, assim como você, disse que ele é bem melhor. Em sua resenha vi que o filme é mais ou menos o que acontece no livro, mas como você citou, os detalhes são diferentes, talvez estes detalhes façam com que a trama seja melhor, por isto o filme não foi tão bom. Gostei muito da resenha, mas no momento não tenho vontade de conferir a obra. A capa é muito bonita, uma pena que o material da edição não seja tão bom.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  6. Achei esse quando li bem morninho, mas vi muita gente falando bem e fui dar uma chance. Caramba, como melhora! Senti um certo crescimento de graça nos próximos livros, a coisa vai ficando frenética, os personagens sendo mais mostrados e muito bem feitos e vale mesmo a pena. Também gostei do filme, apesar das mudanças que teve e do clima mega adolescente que ficou. Mas é legal. Já que não saiu mais filmes ao menos tem esses livros para ler. Ah, espere para ver as próximas aparições de Ridley. Adoro essa personagem e ê menina, é cada coisa que rola na série. Aguarde!

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    Quero muito ler essa série, minha amiga já havia me recomendado a algum tempo atrás e confesso que estou um pouco relutante, mas a história parece ser muito Boa, amo livros de fantasia e irei colocar na minha lista com certeza.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  8. Adoro esse tipos de livros, já ouvi falar dessa série embora eu ainda não tenha lido, mas assisti o filme e gostei.

    ResponderExcluir
  9. Tenho vontade de ler esse livro, ainda mais que o nome de uma das personagens é Lena <3

    http://lenabattisti.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu até iria comprar o Box, mas fui convencida a não me arriscar e ler o primeiro livro primeiro para ver se gostava, moral da história: até hoje não comprei esse livro rsrs
    Quero muito ler, também costumo ler o livro antes do filme, essas adaptações sempre nos decepcionam!Gosto do enredo e é uma pena que a falha tenha sido da edição

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Há muito tempo estou interessada nessa série. Vi numa promoção no submarino e coloquei na minha imensa"listinha". Agora fiquei preocupada com o material! Será que é algo que rola com todos os boxs da série? Muito triste isso.
    Mas pelo visto a estória superou o problema.

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Faz um bom tempo que li essa historia e gostei muito, tem um enrendo interessante e diferente com muitos segredos que me prederam ao longo da historia, mas não sei porque não terminei de ler os outros livros, mas pretendo terminar de ler essa serie !!

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!