Páginas

04 março 2016

Resenha: Para todos os garotos que já amei - Jenny Han

|
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Páginas: 320


Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.

Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.



                                      Classificação:    



"Está começando a fazer sentido para mim. O motivo de ele sustentar uma mentira dessas, o motivo de passar o tempo com uma pessoa como eu. Não é para poder esquecer Gen. É para não esquecer. Eu sou a desculpa dele. Só estou guardando o lugar de Genevieve para ela. Quando entendo isso, todo o resto começa a fazer sentido." Página 198


Conhecidas como garotas Song por causa de sua mãe, e não Covey como seu sobrenome,  Lara Jean é a irmã do meio, a irmã mais velha é Margot e a mais nova se chama Kitty. Sua mãe morreu quando a protagonista tinha apenas dez anos e isso acabou marcando a vida das irmãs. Margot assumiu a responsabilidade de manter a casa em ordem, apesar de ter só 12 anos, e Kitty tinha 3 anos, então não havia muito que pudessem fazer quanto a isso. Como o pai das garotas Song trabalhava em um hospital e seus turnos eram longos, as meninas acostumaram a ficar apenas as três em casa e isso criou um laço entre Lara Jean e Margot. 

Com uma viagem marcada para a Escócia, Margot está programando tudo para que seja como o esperado, porém nesta viagem não está incluído Josh - seu namorado e vizinho. Conforme os dias passam, Lara Jean sente cada vez mais saudades da irmã, porém um pequeno imprevisto está a incomodando ainda mais. A garota teve em sua vida cinco paixões secretas e cada vez que pensava ter superado, escrevia uma carta para o garoto em questão e colocava em um envelope com remetente. Isso não seria um grande problema... Até o dia em que estas cartas foram enviadas e um dos meninos a confronta na escola. Um inconveniente ainda maior é Josh, namorado de Margot, ser um dos destinatários. Tentando arrumar a bagunça em que se meteu, Lara Jean acaba formando uma aliança que pode lhe ajudar, ou acabar bagunçando ainda mais a sua vida. 


"Minha boca se abre e se fecha, mas nenhuma palavra sai. Largo a vassoura e corro escada acima, o mais rápido que consigo. Entro no quarto e tranco a porta. Josh acabou de me beijar. Na sala da minha casa. Margot vai voltar em poucas semanas. E tenho um namorado de mentira que acabei de trair." Página 248


Para todos os garotos que já amei é uma obra publicada em 2015 pela Editora Intrínseca. Tive o primeiro contato com o livro na Turnê Intrínseca e acabei me interessando bastante pela história, já que é algo bem engraçado de se acontecer, imaginem se seu diário cai nas mãos erradas? O caso de Lara Jean é ainda pior porque três dos garotos que as cartas foram enviadas ainda estão próximos a ela. Jenny Han criou uma história magnífica, o enredo é diferente dos que estamos acostumados e os personagens são cativantes. A personagem que mais me conquistou foi Kitty e suas tiradas inteligentes, ela é uma criança bem pimentinha, mas uma graça. Josh é encantador e entendo Lara Jean por ter se apaixonado perdidamente por ele.

Com relação aos aspectos editoriais a revisão e a diagramação estão ótimas, tornam a leitura fluida, letras em bom tamanho e os capítulos são bem marcados. A capa é linda, assim como a de sua continuação - P.S: Ainda amo você - e nos mostra uma imagem da protagonista para que possamos imaginá-la enquanto nos deliciamos com sua história. A autora elaborou uma história envolvente, com personagens cativantes e que deixa os leitores angustiados para saber o que acontecerá a seguir. Estou muito ansiosa para ter em minhas mãos a continuação e devorá-la assim como fiz com Para todos os garotos que já amei, que é uma das melhores leituras deste ano.  



"Há um muro entre nós agora, e consigo senti-la se afastando de mim cada vez mais. Irmãs deveriam brigar e fazer as pazes porque são irmãs, e irmãs sempre encontram o caminho de volta uma para a outra. Mas o que mais me assusta é que talvez isso não aconteça com a gente." Página 304

15 comentários:

  1. O livro parece ser encantador e ao mesmo tempo conquistar o leitor. Quero muito poder ler a duologia, todo mundo está falando tão bem que me sinto quase na obrigação de ter essa experiência maravilhosa. Os personagens e o enredo parecem ser super originais também. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Sua resenha me deixou ainda mais ansiosa para ler esse livro. Desde a primeira vez que li a sinopse fiquei apaixonada pela história, é diferente de tudo que já vi. Também acho as capas maravilhosas! Estou louca pra conhecer melhor a Lara e saber como ela vai sair dessa situação embaraçosa. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro, gosto da autora e quero ler mais coisas dela.

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler os 2 livros, me parecem perfeitos. As capas são lindas e parece que a história é envolvente

    ResponderExcluir
  5. Quando comecei a leitura desse livro, pensei que ia ser mais uma daquelas histórias clichês, mas me enganei completamente, logo nos primeiros capítulos me peguei totalmente envolvida com a trama e os personagens. A autora soube realmente criar personagens cativantes e um enredo bem original e a Kitty é uma graça mesmo. Li ele livro em e-book e agora quero ter ele físico.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. To bem curiosa para ler esse livro e a sua sequencia, ouvi dizer que é ótima e as resenhas são sempre bem positivas, essa temática de cartas nos livros sempre me chamou atenção.

    ResponderExcluir
  7. O meu Deus, simplesmente necessito!é quase como eu na pele da Lara, são tantas paixões da adolescência que quando menos esperamos voltam; parece ser um livro muito gostoso de se ler, e saber como é que vai se resolver esse rolo todo com ex amor e atual cunhado me deixa eufórica e entusiasmada. Nunca fui boa em esconder minhas paixões de adolescente, portanto sei bem como é essa fase de revelações (acho que sei). P.R.E.C.I.S.Oo

    ResponderExcluir
  8. estou muito curiosa pra ler esse livro , e morreeendo de vontade hahaha eu tbm tive meus primeiros acesso a esse livro na turne intrinseca , mais nunca tive oportunidade de comprar e nem ganhar !! gente e esse ngc de o namorado da irmã beijar ela hahah mds !

    ResponderExcluir
  9. Oiiee, tudo bom?
    Amei a resenha, eu estou louca para ler esse livro, espero poder ler o mais breve possível, tenho certeza de que vou amar, fico pensando se uma coisa dessas acontecesse comigo, ter não minhas cartas, mas meus pensamentos e sentimentos expostos kkkkkkkk.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Essa foi uma historia que quando li a sinopse não gostei muito muito, mas lendo a resenha o livro me conquistou e fiquei muito curiosa para poder ler e descobrir como essa historia ira acabar, gostei dos personagens e o livro parece ser bem interessante !!

    ResponderExcluir
  11. Eu estou apaixonada nesse livro, estou desesperada para lê-lo! Parece ser uma história bem diferente e engraçada. Sua resenha me deixou ainda mais ansiosa para ler. Com certeza a Intrínseca arrasou nesse livro, a capa está maravilhosa.

    ResponderExcluir
  12. Nossa, já li tantas resenhas desse livro e cada vez fico com mais vontade de ler. Espero logo ter oportunidade pois tudo me chama atenção nele, desde a capa até a historia, que parece ser algo diferente do que costumo ler, mas com a adolescencia e as paixoes dessa época, gosto muito desse tipo...

    ResponderExcluir
  13. Acho que eu mataria a pessoa que divulgasse minha cartas, só acho :/
    Estou com muita vontade de ler esses livros espero que a autora não prolongue eles demais e que fique na duologia mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Como falei, quero muito ler esses dois livros! Muito mesmo.
    Quero que seja uma das minhas melhores leituras também =) A história parece ser tão cativante.

    ResponderExcluir
  15. Sou muito curiosa com esse livro. Quero MUITOOO poder entrar nesse universo da Lara, ela parece ser uma personagem ótima. Confesso que antes só as capas já tinham me chamado a atenção, aposto que quando eu puder ter a oportunidade de lê-lo, vou "engolir" tudo em um dia!

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!