Páginas

13 outubro 2014

Resenha premiada: Garota Exemplar - Gillian Flynn

|
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 448
Tradutor: Alexandre Martins

Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy , Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?



Classificação:   



" - Ok, Nick, eis as coisas que nós estamos fazendo para ajudar.
Ela enumerou: o celular de Amy estava sendo monitorado; sua foto, distribuída; seus cartões de crédito, rastreados. Criminosos sexuais conhecidos na região estavam sendo interrogados. Nossa vizinhança esparsa estava sendo vasculhada. O telefone de nossa casa estava grampeado para o caso de algum pedido de resgate.
Eu não sabia ao certo o que dizer. Procurei as falas na memória: o que o marido diz a essa altura do filme? Depende se ele é culpado ou inocente." Página 59


O casamento de Amy Elliott e Nick Dunne está em ruínas desde que foram obrigados a mudar de cidade para ficarem próximos da mãe de Nick, que descobriu um câncer. Nesta nova cidade, Missouri, Amy dá o resto de seu pecúlio para que Nick compre O Bar e de lá tire o sustento para a casa, já que ambos haviam perdido seus empregos por causa da recessão. 

Amy costumava ficar em casa, sempre, isolando-se do mundo e de seu marido. O casamento estava fragilizado e cada um vivia sua vida, sem se considerarem um casal propriamente dito. Quando estão para completar 5 anos de casados, Amy planeja (como em todos os anos) uma caça ao tesouro que acaba não sendo realizada pelos dois, já que a mulher desaparece sem deixar rastros na manhã do quinto aniversário de casados. 

A princípio, os policiais acreditam que foi um sequestro ou possível morte com ocultação de cadáver, porém algum tempo depois são descobertas provas de que Nick pode estar envolvido no desaparecimento de sua esposa. Então, ele faz de tudo para provar sua inocência e descobrir o que realmente aconteceu com Amy. 


"Meu marido é o homem mais leal do planeta, até deixar de ser. Eu vi seus olhos literalmente ficando mais escuros nas vezes em que se sentiu traído por um amigo, mesmo um velho amigo querido, e então o amigo nunca mais é mencionado. Ele olhara para mim como se eu fosse um objeto a ser descartado, caso necessário. Isso realmente me gelou, aquele olhar." Página 115


Garota Exemplar entrou para a minha lista de favoritos sem precisar pensar duas vezes.  Demorei muito tempo para lê-lo já que o livro ficou em minha estante por, pelo menos, um ano. Mas quando iniciei a leitura (porque estava empenhada em lê-lo antes da estreia do filme) o livro foi viciante e terminei em poucos dias. Como mencionei na resenha do filme, acabei não terminando a leitura antes da pré-estreia, mas sorte que eu já havia lido a parte crítica do livro e não tive spoilers. 

Com uma narrativa envolvente, bem construída e sem deixar pontas soltas Garota Exemplar é totalmente viciante. É um livro que você não consegue largar antes de saber o que realmente aconteceu com Amy. Gillian Flynn apresenta os fatos sob dois pontos de vista, Amy e Nick, cada um dos personagens narra os acontecimentos de acordo com o que pensa e sente, então dá para o leitor ter uma melhor visão da situação sem pender apenas para um dos envolvidos. O livro é dividido em capítulos narrados por Nick e capítulos que são em forma de diário, escritos por Amy. 

A capa que tenho em casa é a antiga, que por final é muito bonita, mas adorei a capa com o motivo do filme. Sobre a edição, não tenho ressalvas, já que a diagramação está boa, letras em bom tamanho e sem problemas de revisão. Sem dúvidas indico esse livro para todos os leitores que querem conhecer uma excelente história, posso afirmar que você se surpreenderá durante a leitura e ficará com vontade de mergulhar na história e investigar você mesmo o que aconteceu com a Amy Exemplar. Recomendadíssimo!

"Mas posso estar enganada, posso estar muito enganada. Porque algumas vezes, o modo como ele olha para mim... Aquele garoto doce da praia, o homem dos meus sonhos, pai do meu filho... Eu o flagro olhando para mim com aqueles olhos atentos, os olhos de um inseto, puro cálculo, e penso: Esse homem talvez me mate." Página 227


O que acha de ter um exemplar dessa excelente obra em sua estante e descobrir o que realmente aconteceu com Amy? Em parceria com a Editora Intrínseca estamos sorteando um exemplar de Garota Exemplar (com a capa do filme). Não deixe de participar e fique atento às regras:

  •  Deixar um comentário válido com e-mail na postagem da resenha premiada.
  •  Ter endereço de entrega no Brasil. 
  •  A promoção começa hoje, dia 13/10 e vai até o dia 9/11/2014.
  •  O sorteado terá até 72 horas para responder ao e-mail enviado pelo blog.
  • O prêmio será enviado pela Editora Intrínseca em, aproximadamente, 30 dias. Não nos responsabilizamos por extravio, roubo ou perda por parte dos correios. Nem mesmo reenvio da encomenda.



a Rafflecopter giveaway

55 comentários:

  1. Aí assisti ontem a filme e ameeeeeeeeeeeeeiii, quem leu o livro sabe o quanto ele é bom!!!
    Super recomendo a leitura, parabéns pela irretocável resenha, tá mara!!!

    rosacarla8a@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Esse livro foi realmente um desafio para os meus nervos!
    Adorei e já reli!
    O filme também ficou muito bem feito.
    Posso confessar? Sou fã da Amy e morri de pena do Nick!

    Participando da promoção:
    rizia.castro@hotmail.com
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha, muito boa!
    participando: jhe.mendes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Estou doida pra ler o livro, e queria fazê-lo antes de assistir ao filme, porque gosto de comparar as obras literárias com suas adaptações, e também porque numa história dessas não fica legal ter spoillers antes da leitura. Ainda não surgiu a oportunidade, mas quem sabe agora com a promoção, não é? hahahaha

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ser realmente interessante, me chamou atenção desde que eu li a sinopse pela primeira vez e o fato de ter sido adaptado para o cinema o torna ainda mais instigante para ser lido, e eu espero poder ver o filme logo também.

    Lenise Battisti
    lenabattisti@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Rafa!! Quero muito assistir o filme, e para isso necessito do livro hehehehe Dizem que é muito bom!!

    Participando da promoção!!
    vi15karine@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não fui ver o filme, pois preciso ler antes rs, acho que vou acabar vendo em casa rsrs,
    mas o livro parece ser bem intigante, e todos falam que ele é tão bem escrito, e saber que o livro prende o leitor também da mais vontade de le lo ainda, a capa antiga é minha preferida rs,
    beijos.

    ResponderExcluir
  8. Esqueci o e-mail rsrs.
    waldirene-bandeira@bol.com.br

    ResponderExcluir
  9. Estou louca para ler este livro e agora com o filme, meu interesse aumentou ainda mais. O enredo parece intrigante e estou curiosa para saber o que aconteceu com ela.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Desculpe, esqueci o e-mail: fabricadosconvites@hotmail.com
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  11. Não queria ver o filme antes de ler mas estou muito curiosa, me falam tão bem desse livro que vou acabar me rendendo ao filme.
    A capa do livro esta muito bonita, mas eu acho que ficaria melhor sem o modelo.
    Enfim, o livro está na minha wish list e espero compra-lo em breve.
    Beijos

    schumacher_cr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Antes do filme, eu lembro de ter visto a Piper lendo na prisão em um dos episódios da primeira temporada de "Orange is the new black" e fui atrás pra saber que livro era aquele. Aliás, eu adoro quando fazem esse tipo de referência, seja em séries, filmes ou o caminho inverso - encontrar nos livros as referências de séries e filmes.
    Na época, fiquei interessada na historia, mas agora com o filme, algumas pessoas recomendar assistir ao filme primeiro para só depois ler. E, honestamente, não estou achando esta prática ruim. Recentemente fiz isso com alguns casos e a experiência é válida também.
    Acho a capa que vc tem a mais bonita; pra mim, livro é uma coisa e filme é outra, não curto quando misturam, por mais caprichadas que fiquem as novas capas.
    georgia.alice@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Rafa, tudo bem? Já li o livro, e confesso que não gostei, chegando até a abandoná-lo, achei a escrita da Gillian muito boa, mas não consegui me envolver com os personagens e nem com a história. Gostei bastante da sua resenha e fico feliz que tenha gostado. Mas, eu quero realmente saber o que aconteceu com a Amy e por isso acho que irei ver o filme no cinema.

    Quanto ao sorteio, estou participando, pois mesmo tendo abandonado o livro, eu tenho vontade de conhecer, e talvez o momento que eu li não tenha sido o melhor, as vezes tem isso, além do mais, eu tinha emprestado o livro, então, eu tive pouco tempo, então com um tempo maior, eu consiga ler o livro inteiro.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    fafa.lima@terra.com.br

    ResponderExcluir
  14. Faz um tempo que quero muito ler esse livro. A sinopse já tinha me agradado, e agora mais uma resenha positiva só pra me deixar com mais vontade ainda. A maioria das resenhas que vi foram positivas e minha curiosidade só aumenta, ainda mais agora com o filme, pretendo ler antes de assistir.

    ingridmoitinho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Desde que saiu esse livro, eu tenho muita curiosidade em lê-lo, mas até hoje não tive a oportunidade! Quando fiquei sabendo do filme, fiquei ainda mais ansiosa e espero conseguir ler logo para também ver se a adaptação está tão boa quanto estão dizendo!
    Parabéns pela resenha, muito boa *-*
    Beijos!

    anap_pascuim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito do filme e fiquei ainda mais interessada em ler esse livro que todo mundo diz que é maravilhoso.
    milena.soares@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Eu tentei ler ele e larguei :/
    Mas depois da resenha e o filme pra me animar to doida pra ler
    Será que ele vai conseguir provar sua inocência? Doida pra saber

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Gosto de um bom mistério, e esse livro parece ter um p/ resolver, e suas impressões foram bem positivas, reforçando o que eu já pensava.
    Vou espiar o filme qd der tb.

    Miquilis: Bruna Costenaro - bruheadbanger@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. To louca pra ler esse livro, to suuuuper curiosa pra saber o que aconteceu com a Amy e se o culpado foi o Nick mesmo, eu tenho a impressão que ele não é santo mas também não foi ele rs

    ResponderExcluir
  20. oi flor!
    confesso que por muito tempo esse livro ficou a margem dos meus desejados, afinal o gênero não é dos que mais me atraem e eu acabo sendo muito taxativa nesse sentido, mas depois de ter visto o trailer fiquei muito intrigada, afinal Nick é culpado ou inocente, até que ponto nossa simpatia ou antipatia nos cega?
    nesse jogo de mocinho e vilão da pro leitor ir montando junto esse quebra-cabeças e confesso que é isso que me atrai, que me deixa intrigada!

    ResponderExcluir
  21. Não estava interessada em ler o livro mais depois de ler sua resenha fiquei com muita vontade de ler, não vi o filme vou esperar pela leitura
    Alexandra - ale ingleses@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  22. Bela resenha, abordando o conteúdo de forma simples e inteligente, despertando o interesse de quem lê, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  23. Seguidora: Andressa Nunes

    Bela resenha, abordando o conteúdo de forma simples e inteligente, despertando o interesse de quem lê, vale a pena conferir.

    sinistro1976@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Oi ....
    Resenha bem detalhista e sem spoiler, o que ja é ótimo..rs...esse é um dos livros da minha wish list.

    Quero ler antes de ver o filme mais acho que não vou conseguir...

    E-mail: tacyliane@hotmail.com

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  25. "garota exemplar" e o tipo de livro que nos deixa super curiosas para saber o que ira acontecer. e um livro cheio de misterios. com certeza eu quero poder le-lo. o quanto antes. ["sera que o marido de amy tem alguma coisa haver com o seu desaparecimento?"]

    ResponderExcluir
  26. Eu ja comecei a ler este livro!
    Foi atraves do computador ! Li somente o primeiro capitulo e ja comecei a gosta
    bastante... Mas odeio ler no PC então parei a leitura!
    Espero poder que ganho este livro pra pode continua a leitura de onde parei
    pois este suspense e otimo!

    girlenne04@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Nossa! eu vou fiquei mais doida do que já era kkkk... Esse livro esta na minha lista de leitura a seculos! mas nunca consigo lê-lo! só leio criticas boas a respeito. Ainda não tive a oportunidade de assistir o filme. Gostava mais da capa anterior pois não sou muito fã de livro com capa do filme. Beijos <3
    lizamikaelly@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Rafa!
    Há muito quero ler esse livro e bem curiosa confesso.
    Primeiro para saber se a protagonista é tão exemplar mesmo e depois para saber se o marido realmente está envolvido no sumiço dela ou é tudo armação.

    Participo e amanhã sairá divulgação no blog.

    Tenha uma semana de sucesso!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Esqueci do email.
    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  30. Pelo nome Garota Exemplar eu imagina outra trama para o livro. O que tem por tás deste nome?? Parece ser uma história policial cheia de suspense, descobertas. só lendo o livro mesmo para descobrir o que realmente aconteceu com Amy?
    beti_bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Estou muito ansiosa para ler este livro... Curiosa para saber o final dessa história... Bjinhos

    fernanda_menegazo@hotmail.com

    www.mulherartesanal.com.br

    ResponderExcluir
  32. Eu gostei da sinopse do livro, não é um daqueles que me deixou louca para ter, mas depois do lançamento do filme eu fiquei bastante curiosa, e resolvi que antes de ver o filme quero ler o livro, então agora ele está na minha lista de desejados.
    Espero lê-lo em breve e gostar né.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  33. Ops, esqueci o e-mail

    ieda.cavalcantee@hotmail.com

    ;)

    ResponderExcluir
  34. "Garota Exemplar" parece ser um livro ótimo, só li boas resenhas, quero ler antes de assistir o filme, gosto de leituras que me surpreendem.

    Elisandra
    elisandray6@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  35. Eu já era doida pra ler esse livro,mas depois de descobrir que o filme vai ser lançado,fiquei mais curiosa ainda! kkk
    Só ouço elogios pra ele o que só faz aumentar a vontade! kkk
    Bjus
    suelenmendes27@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. Esse livro foi uma das melhores surpresas que ja tive, pq nao esperava nada! ainda nao consegui ver o filme e estou surtandooo!!! auhhuauhaa
    vamos tentar a sorte!!
    mila_wood@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. Não li nem o livro nem o filme, mais estou super curiosa em vê-lo/ler-lo. rs
    Quando vi a capa do livro fique maravilhada e quando vi a sinopse fiquei mais empolgada ainda. Adorei a resenha..
    sarahcosta.morena@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Eu acho legal quando o autor trabalha a mesma história sob o olhar de cada personagem. Em geral, fica as especulações e os julgamentos por nossa conta e vemos e vivemos tudo por um personagem principal apenas, ali são dois.

    Não vi o filme. Apesar de amar ler diferentes gêneros, para filmes só assisto aventura. Tenho vários livros que já viraram filme, e nunca vi o filme.

    E .... uhmmm... a melhor parte da resenha, pelo menos para mim foi você mencionar que o livro é viciante e você não larga até terminar, esta sem dúvidas é a informação que faz a diferença na próxima vez que a gente olha para a cara do livro na livraria, rsrs.

    Meu email: alinegon_bh arroba yahoo.com.br

    Bjos

    Lis

    ResponderExcluir
  39. Dude, desde quando foi lançado eu estou com vontade de ler esse livro! E ja ate saiu filme eu ainda nem senti o cheiro do livro, mas enfim sou completamente doida para conhecer a historia e saber o desfecho dela!

    ResponderExcluir
  40. Desde o lançamento desse livro, só li uma resenha negativa em relação a ele. O que achei interessante nele, é essa narrativa dividida entre os protagonistas, pois, só assim, como você disse, podemos acompanhar os pontos de vistas dos dois, e tomarmos nossa posição. Enfim, quero muito ler/assistir em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  41. Estou louca para ler esse livro, adorei a resenha. E fiquei super curiosa para saber mais sobre a história.

    email: nunescamila0@gmail.com

    ResponderExcluir
  42. Faz um tempão que quero ler Garota Exemplar, e por todas as resenhas que já li acredito que irei curtir demais o livro. Adoro thrillers psicológicos e saber que existem altas reviravoltas na trama me deixa ainda mais empolgada. Não fui conferir o filme ainda, mas estou ansiosa para vê-lo, ainda que seja antes de ler o livro.

    E-mail: aline.tkm@gmail.com
    Nome: Aline T. K. Miguel

    Beijos, Livro Lab

    ResponderExcluir
  43. Oii Rafa :]
    Quando vi o trailer do filme ainda não sabia do livro, fiquei louca pra ter ele logo e acho que fiz tanta propaganda que acabei ganhando de presente, rs !!
    Ainda não li, mas não vejo a hora e conhecer esse casal que pelo que percebi tá cheio de problemas, ainda não sei como vai ser o desenrolar do livro, mas a expectativa sobre a leitura é bem grande! Os comentários foram todos positivos !
    Bjs :*

    ResponderExcluir
  44. Louca para ver o filme, mas primeiro lerei o livro. Ansiosa para descobrir o que acontece com Amy.
    Fabianne
    afabianne@gmail.com

    ResponderExcluir
  45. Quero muito ler este livro, gostei do fato da narração alternar entre Nick e o diário, escritos por Amy. Ansiosa para descobrir o desfecho desta história.
    Marianna
    marianna.alms@gmail.com

    ResponderExcluir
  46. Estou louca pra ler este livro! Ainda mais depois dessa resenha.
    Beijinhos
    Camila.
    camila.demoraiscunha@gmail.com

    ResponderExcluir
  47. Desde que assisti o filme que estou morta de vontade de ler o livro! Já vi muitas pessoas dizendo que o filme ficou super fiel, o que significa que deve ser tão emocionante quanto assistir ao filme, e isso sem duvida nenhuma não faltou... Não consigo acreditar o quanto ela pode ser dissimulada e louca! Estou super curiosa pra conhecer a escrita da autora...
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  48. Esqueci do email no comentário anterior!
    lorenejmj@hotmail.com
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  49. Desde que vi o trailer do filme fiquei super curiosa pra ler o livro, eu curto suspenses com drama como enredo desse livro aborda, adorei a sua resenha, fiquei com mais vontade de ler! ;)

    alicizinhae@hotmail.com

    ResponderExcluir
  50. Olá!
    Garota Exemplar foi uma um livro que ainda não consegui terminar, primeiro porque não gostei da narração e segundo porque o suspense que a autora criou não me agradou, estava desagradável para mim. Nossas opiniões foram beeem diferentes, hehehe. Beijinhos.


    je.lu@hotmail.com

    ResponderExcluir
  51. Oi, tudo bom?
    Nossa eu estou louca para ler esse livro, desde que vi sua premissa, fiquei super feliz quando soube que iria virar filme, vi o trailer e fiquei ainda mais curiosa para ler o livro, e em seguida ver o filme, adorei a resenha, gosto desse suspense, ele me atrai igual doce atrai formiga hehehe.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  52. Ops esqueci o e-mal
    milarosadasilva@gmail.com

    ResponderExcluir
  53. Oi Rafaella tudo bom?? Eu fiquei impressionada com a história..a cada capítulo uma reviravolta acontecia.. Foi uma adrenalina que só..E aquele final foi surpreendente. adorei o livro.Agora, quero ter esse livro na minha estante pra poder ler quantas vezes desejar. :D Bj e parabéns pela resenha, ficou ótima.

    ResponderExcluir
  54. Esqueci do meu email..srrr

    Email: aline.menininhadedeus@gmail.com

    ResponderExcluir
  55. O livro parece ser muito bom, do tipo que quando a gente pega não consegue largar.
    Tem suspense e reviravoltas e to muito curiosa pra saber o final.
    Quanto ao marido, acho que ele não matou a esposa. Ninguém é 100% bom nem 100% ruim.
    jaqueborchardt@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!