Páginas

28 outubro 2013

Resenha: Crepúsculo de Outono - Antonio Demarchi

|
Editora: Petit editora
Ano: 2013
Páginas: 320

A noite de tempestade esconde um vulto que invade a chácara do doutor Augusto. Em pânico – com a intenção de defender a família –, o médico atira na direção do perigo. Um trovão abafa o disparo que atinge o alvo e arranca uma vida. Angustiado, Augusto esconde o cadáver, mas ainda lhe resta atender o último pedido do desencarnado. E agora? Como conviver com a consciência atormentada por um crime? O médico não se recorda, mas – entre o Céu e a Terra –, é um prisioneiro dos erros do passado. Depois de um crepúsculo de outono, Augusto entenderá, finalmente, que o mal foi semeado na época da Revolução Francesa e, no invisível, o sangue derramado ainda clama por vingança...

Classificação:    

"Aliás, é bom que se esclareça: não é Deus que pune as criaturas, mas as Leis Imutáveis que regem o Universo, pois toda ação provoca uma reação, e toda causa provoca um efeito, de forma que aqueles que, por atos impensados ou não,  provocam o desequilíbrio, aquele ato deixará marcas indeléveis em sua consciência perispiritual, que lhe cobrará o reajuste necessário no tempo devido. Não cai um fio de nosso cabelo, nem uma folha de uma árvore, sem que o Pai o saiba, nos asseverou o Divino Amigo." Página 232


Dois homens preocupados em salvar sua família, uma tempestade e um assassinato. Aprígio saiu durante a tempestade para pedir para o doutor Augusto que tratasse de seu filho que estava muito enfermo. Por sua vez, Augusto acreditou que estavam tentando invadir sua casa e atirou. Aprígio foi ferido mortalmente e Augusto, sem saber o que fazer, abandonou o corpo de seu amigo e foi cuidar de seu filho adoentado. Depois desse triste acontecimento, Augusto levou Milene e Carlinhos para morar com sua família, garantindo assim a sobrevivência da família de Aprígio. 

Simultaneamente somos apresentados para o Irmão Virgílio e Demétrius, que são seres desencarnados que cuidam daqueles que partiram antes do tempo, principalmente as mulheres que fizeram aborto, condenando assim suas próximas reencarnações. É assim que conhecemos Aline, uma jovem que praticou o aborto e depois se suicidou. 

Enquanto isso, os anos passam e Carlinhos decide tornar-se um médico como Augusto. Helena, mulher do médico, pede o divórcio e leva sua filha Lucimar consigo. Augusto começa a trabalhar no Centro Espírita de Francisco, atendendo as mulheres pobres e que precisam de cuidados médicos por causa de sua gravidez. É assim que Augusto conhece Joaninha, uma garota de treze anos com uma história triste por trás de sua gravidez precoce. 

Crepúsculo de Outono é um livro impactante e que o leitor deverá ter a mente aberta para aproveitá-lo de forma plena. Sei que a maioria das pessoas têm preconceitos sobre a leitura espírita e não os condeno, mas é sempre importante dar uma chance para livros desta temática porque assim como eu, vocês poderão se surpreender. Como católica eu tinha certo preconceito com os livros de outras religiões, porém quando li Gêmeas acabei amando a leitura e agora procuro obras espíritas para conferir. Esta obra mostra aos leitores como todas as suas ações, mesmo que a principio inofensivas, tendem a gerar uma reação tanto em sua vida quanto nas vidas de seus semelhantes. O autor busca apresentar as consequências do aborto e é visível a sua opinião acerca do assunto. A história não deixa pontas soltas e o final não é previsível, o que deixou a leitura um pouco cansativa foram as frases gigantes - principalmente as falas de personagens - e chega a um ponto que você não terminou o diálogo e não lembra como ele começou. Creio que não estou acostumada com narrações assim, mas o livro é bem interessante e você deve lê-lo com a mente aberta e livre de convicções religiosas que poderão fazê-lo não aproveitar a leitura. 

Um comentário:

  1. Eu venho de blog de Leticia, livrosvamosdevoralos, e eu amo o seu canto, então se você não se importa, eu gostaria de seguir o seu espaço mágico e fascinante.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!