Páginas

11 setembro 2013

Resenha: Em Chamas - Suzanne Collins

|
Editora: Rocco
Ano: 2011
Páginas: 413
Tradutor: Alexandre D’Elia

Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

Classificação:    

SPOILERS PARA QUEM NÃO LEU JOGOS VORAZES

" Peeta sempre nos fornece pão fresquinho. Eu caço. Ele faz pão. Haymitch bebe. Temos nossas próprias maneiras de nos manter ocupados, de manter as recordações de nossa experiência como competidores nos Jogos Vorazes devidamente controladas." Página 22


Hoje percebi o motivo pelo qual não havia começado a ler a trilogia antes: não tenho o terceiro livro. E agora, José? Comentei isso antes, mas não achei que iria ficar tão louca por continuar a leitura. Sorte que meu aniversário está próximo e irei fazer uma campanha para comprarem A esperança de presente. Agora vamos para a resenha do livro, sem mais desabafos e isso é uma promessa.

Depois de Katniss trollar geral o povo da Capital (com o falso suicídio na arena) a jovem e Peeta foram coroados vencedores e precisam manter as aparências já que o casal desafortunado do Distrito 12 agora pode ser feliz para todo o sempre. Ou não. O presidente Snow vendo que vários levantes estão acontecendo nos distritos acaba fazendo ameaças para Katniss, estas que ela sabe que ele irá cumprir caso ela não faça o que ele diz. Por outro lado, Peeta é apaixonado por Katniss e quer verdadeiramente ficar com ela, porém ela ainda está confusa com relação aos sentimentos que têm por Gale. 

Durante a Turnê dos Vitoriosos, lembrete aos moradores de Panem de que a Capital comanda os distritos e eles devem temê-la, Peeta pede Katniss em casamento e a jovem aceita porque Snow havia ameaçado Gale. Enquanto os dois aparecem para os eventos programados nos distritos, a data do septuagésimo quinto Jogos Vorazes se aproxima e este evento é conhecido como Massacre Quaternário que acontece a cada 25 edições dos Jogos e um evento todo especial é planejado para entreter a população de Panem. 

" Peeta, que passa grande parte da noite vagando pelo trem, ouve meus gritos enquanto luto para escapar da névoa proporcionada pelas drogas que apenas prolongam os horríveis sonhos. Ele consegue me acordar e me acalmar. Em seguida, deita na minha cama e me abraça até que eu adormeça novamente. Depois disso, recuso as pílulas. Mas todas as noites deixo que ele deite na minha cama. Administramos a escuridão da mesma maneira que fazíamos na arena, abraçados um ao outro, vigiando os perigos que podem surgir a qualquer momento. Nada mais acontece, mas nosso arranjo rapidamente se torna motivo de fofocas no trem." Página 83

No primeiro massacre as regras eram de que cada distrito deveria escolher seus tributos, já no segundo (o qual Haymitch ganhou) o número de tributos foi dobrado. Já no terceiro as regras foram convenientemente alteradas para que os tributos a participarem da edição fossem escolhidos entre os vencedores dos jogos, ou seja, os nomes que iriam para a urna no dia da colheita seriam os vitoriosos vivos. Por azar, ou sorte da Capital, Katniss é a única mulher vitoriosa do Distrito 12 e seus maiores medos se concretizam: ela precisa voltar para a arena e novamente tentar permanecer viva. Enquanto isso o clima de rebelião por toda Panem está a pleno vapor e um levante generalizado está prestes a acontecer, será que Katniss conseguirá sair com vida da arena? 

Assim como o primeiro volume da trilogia, o ritmo de leitura de Em chamas é insano. Confesso que os primeiros capítulos não foram tudo aquilo que eu esperava (por isso a classificação 4), mas quando começa a segunda parte do livro tudo começa a mudar e a leitura avança de uma forma acelerada. Ao mesmo tempo que eu queria continuar lendo Em chamas, lembrei que eu não tenho o terceiro livro e consequentemente diminuía o ritmo, mas não consegui demorar tanto devido a minha maldita curiosidade. Suzanne Collins tem um dom para a escrita e cativa o leitor, ao mesmo tempo que nos deixa com raiva por sempre matar os nossos personagens favoritos. Não aguento de curiosidade para conhecer a história de A esperança e assistir a adaptação de Em chamas para as telonas, novembro chegue logo. 

"Porque eu sou egoísta. Sou covarde. Sou o tipo de garota que, mesmo podendo ser claramente útil em alguma coisa, fugiria para continuar viva e deixaria para trás para sofrer e morrer aqueles que não tinham como segui-la. Essa é a garota com quem Gale se encontrou hoje na floresta. Não é surpresa nenhuma eu ter vencido os Jogos. Nenhuma pessoa decente jamais consegue essa proeza." Página 129


12 comentários:

  1. Amei a resenha! Acabei de terminar de lê-lo e já estou preparando a minha!
    Beijão

    http://thaismonte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu li Jogos Vorazes em quatro dias assim que descobri que o filme (cujo trailer me conquistara) era baseado nele.
    Não tenho o livro, li em e-book e disse que compraria a trilogia antes da estreia de Em chamas, mas até agora não consegui comprar, e a estreia tá chegando.
    Vou acabar lendo em e-book também. Ansiosa pela adaptação do segundo livro, e ainda mais curiosa pra ler a obra literária.

    ResponderExcluir
  3. Não tenho muito o que dizer sobre esse livro, já que ainda não li nenhum da saga e apesar de tão comentada e elogiada, não me interesso em começar a ler, porque não sou muito fã do gênero. Mas parece bem legal, inclusive os filmes, só vou deixar passar porque não dá pra eu me dispor a adquirir uma série na qual eu não tenho tanto interesse. Mas pra quem gosta é indispensável. ;D

    ResponderExcluir
  4. Não vejo a hora do meu aniversário chegar e ter toda a trilogia *-* É uma das sagas que mais quero ler, principalmente pelo fato de ser uma distopia ♥ e pelos elogios infinitos. Só por assistir a adaptação cinematográfica, já tive empatia pela Katniss e pelo Peeta. Tenho que ler antes do dia 15/11, pois quero assistir a adaptação na estreia e tenho que estar super afiada no enredo do livro rsrs

    ResponderExcluir
  5. Vi apenas o filme e gostei. Pretendo conhecer os livros da ´serie.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Tive o mesmo problema que você quando acabei Em Chamas: Cade o meu A Esperança?? rs
    Não comprei ele antes porque não tinha gostado de Jogos Vorazes, e nem tava com muita vontade de terminar a série, mas Em Chamas me conquistou completamente, e agora o livro está sempre caro :/.
    Realmente, o início do livro é meio parado, mas achei bem melhor que o primeiro. Ou talvez seja porque eu estava sem expectativas para ele, sei lá.
    Adorei a sua resenha, e os quotes escolhidos são ótimos rs

    beijos,
    Adri Brust

    ResponderExcluir
  7. Tive o mesmo problema que você quando acabei Em Chamas: Cade o meu A Esperança?? rs
    Não comprei ele antes porque não tinha gostado de Jogos Vorazes, e nem tava com muita vontade de terminar a série, mas Em Chamas me conquistou completamente, e agora o livro está sempre caro :/.
    Realmente, o início do livro é meio parado, mas achei bem melhor que o primeiro. Ou talvez seja porque eu estava sem expectativas para ele, sei lá.
    Adorei a sua resenha, e os quotes escolhidos são ótimos rs

    beijos,
    Adri Brust

    ResponderExcluir
  8. Curiosidade é fogo neh? Faz a gente querer ver mais e mais!
    Tenho o box aqui em casa mais ainda não li nenhum dos livros. Estou tão ansiosa para começar!

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não li Jogos Vorazes mas mesmo assim li a resenha, já que já assisti ao filme. Parece mesmo que a Suzanne está arrasando nesse livro, já li várias resenhas falando beem desse livro. Vai ter resenha do terceiro livro ?

    ResponderExcluir
  10. Não li Jogos Vorazes ainda... =(
    Uma pena, pois eu amei demais o filme e o livro sempre é melhor (ou quase sempre). Etão deve ser realmente fantástico.
    Irei procurar comprar o box o mais breve possível, pena ser carinho.

    ResponderExcluir
  11. Não li a resenha porque ainda não li nem jogos vorazes e não sou muito fã de spoiler.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Se tem uma pessoa chateada por não ter lido nenhum dos livros dessa série, sou eu! =(
    Até hoje não tive como comprar, e não vou assistir os filmes enquanto não ler os livros! hahaha

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!