Páginas

26 julho 2013

Resenha: Filosofia de banheiro - Gregory Bergman

|
Editora: Madras
Ano: 2004
Páginas: 144

Refletir, meditar, formar ou combinar pensamentos ou idéias, lembrar são todos sinônimos de pensar. O ser humano é movido pelo pensamento. Se analisarmos, dificilmente nos deparamos com a nossa mente vazia, estamos sempre pensando. Mas o fato de pensar envolve uma ciência que há séculos vem ensinando o homem não somente a pensar mas como pensar, desenvolver melhor o seu intelecto, as suas idéias. Esta ciência é a Filosofia. Como define o filósofo Gregory Bergman, nossas idéias influenciam nossa cognição, e o estudo do desenvolvimento histórico dessas idéias, ou seja, o estudo da Filosofia, é como adentrar a mente de um autor antigo, cujas descobertas criaram as idéias que possuímos, o método pelo qual as mantemos e até mesmo o som de nossa mais profunda voz interior. Neste livro, descobriremos a história das idéias observando alguns filósofos dos últimos dois mil anos. Cada capítulo consistirá em uma breve descrição de suas vidas e uma breve discussão de suas principais idéias. Para o iniciante no assunto, o autor incluiu, em cada capítulo, uma metáfora comum para ser usada como uma ferramenta de explicação. Conheça o fantástico mundo de Tales, Sócrates, Platão, Aristóteles, Nietzsche, Sartre e outros seres pensantes que fizeram a história da Filosofia.


Filosofia de banheiro - Sabedoria dos maiores pensadores mundiais para o dia a dia é uma obra bem interessante para todos os leitores, principalmente para aqueles que gostam de filosofia. Dentre os filósofos apresentados no livro alguns eu já conhecia, pois acabei estudando no ensino médio e agora na graduação. Então a leitura de Marx, Satre, Hegel e tantos outros foi bem mais fácil. 

A cada capítulo o autor se propôs a explicar quais são os "títulos" que cada pensador tem, assim como o ano em que nasceu e aquele em que faleceu. Logo depois desta pequena apresentação, Gregory Bergman apresenta como o filósofo cresceu e quais os motivos que o levaram a estudar sobre filosofia. 

Há, também, maiores explicações sobre as ideias dos filósofos e utilizando uma linguagem fácil de ser entendida o autor mostra como esta filosofia está presente na nossa rotina, em alguns casos diariamente. Os exemplos são dados tendo como personagem principal Mimosa, a vaca, estes exemplos em sua maioria poderão tirar boas gargalhadas do leitor. 

Já ao final de cada capítulo de Filosofia de banheiro o autor apresenta diversas frases e pequenos textos cujo os filósofos publicaram ao longo de sua vida, confesso que separei várias frases para utilizá-las durante a minha vida.

Se você gosta de livros que abordam sobre filosofia, esta obra é mais do que indicada porque você saberá mais sobre grandes filósofos de maneira fluida e rápida. A capa e a separação dos capítulos também foram bem trabalhadas e o resultado é satisfatório. 


" Na tradição filosófica anterior a Sócrates, pontos de vista filosóficos divergiam tremendamente. Entretanto, é a confiança no argumento lógico que faz da Filosofia o que ela é, não outra coisa. A Filosofia veio explicar os princípios do universo, negando que nada verdadeiro pode ser realmente conhecido. O que a Filosofia tinha a fazer?" Página 18

14 comentários:

  1. Oi Rafaella, tudo bem?
    Confesso que gosto de filosofia.
    O mais perto que cheia de ler um livro sobre, foi O mundo de Sofia, era filosofia pura também.

    Boa dica.


    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser bem interessante, porém não sei se gostaria, filosofia não é minha matéria preferida. Procurarei saber mais e quem sabe adicioná-lo a minha lista de leitura ;)

    ResponderExcluir
  3. Achei muito legal, parece engraçado e outra tomo mundo hoje quer dar um de filosofo. Irei colocar na minha lista!! Mil Bjs

    ResponderExcluir
  4. Nunca li um livro que tratava como tema filosofia gostei da sua resenha mas eu não conseguiria ler esse tipo de livro!

    ResponderExcluir
  5. De fato parece ser um desses livros cheios de ensinamentos q podem ser aplicados na vida, eu tbm sempre gosto de separar frases q vão me ajudar ou q são bacanas. Apesar disso filosofia realmente não é minha praia, então prefiro não ler esse tipo de livro.

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ser bem interessante, porém não gosto muito do assunto.
    O único que li e até me apaixonei foi O mundo de Sofia, mas esse não conseguiu chamar minha atenção.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu acho bem interessante essas temáticas. Leio alguns para ter mais repertório.... não é meu gênero favorito, mas acho bem bacana se aventurar e conhecer outras areas.

    ResponderExcluir
  8. Vou ser sincera, não é um livro que compraria mais caso tivesse a oportunidade de ler, leria numa boa.
    Sobre as frases do livro acho que você poderia fazer um post com elas, sei lá... juntar com frases de outros livros. :)

    ResponderExcluir
  9. Ei. Acabei não gostando do livro, não gosto tanto de filosofia, mas eu curtiria se fosse em outro contexto de historia, tipo algo bem diferente, algo novo. Gostei só da citaçao 'mimosa, a vaca' pq lembrei de algo cotidiano de alguem proximo a mim rs. O livro é uma boa dica pra quem gosta realmente, mas pra mim não da para ler agora esse tipo de livro.

    ResponderExcluir
  10. sei lá o título me fez rir! Até gosto de filosofia mas não leio muito sobre o tema, já basta as leituras da facul que tomam muito meu tempo rs. Portanto este não é um livro que eu compraria ou ao menos leria :)

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto de filosofia e me interessei pelo livro!!!
    Gostei muito do livro contar mais sobre os filósofos e suas teorias de forma simples!!! Eu leria!!!

    ResponderExcluir
  12. Livros de filosofia não são exatamente os meus preferidos... gostava bastante da matéria no ensino médio mas não sei se leria esse livro :/

    ResponderExcluir
  13. Não curto muito livros de filosofia, não sei se leria esse livro o mais perto que cheguei a ler foi mundo de sofia que sinceramente achei muito viajado :*

    ResponderExcluir
  14. Eu nunca li um livro do tipo ele parece ser bem interessante, mas eu nunca fui fã de filosofia, ela não é meu porte, mas bom mesmo para quem gosta né.

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!