Páginas

27 abril 2013

Resenha: O Trio - Alane S. A. Brito

|
Editora: Novo Século
Ano: 2012
Páginas: 511

Informações sobre a obra 


Davi achava que seus piores problemas seriam dividir o forte sentimento que ele e seus dois amigos, Nelson e Jordan, nutriam pela mesma menina e tentar tornar a conturbada vida de um deles menos sofrida. Até que ao completarem dezoito anos a pequena vila no meio do nada onde moravam é invadida por homens violentos. É quando começa o maior desafio de suas vidas... Davi e Nelson conseguem fugir com mais alguns e, após se deparar com o sofrimento do amigo, Davi sente-se obrigado a retornar ao palco do grande massacre para resgatar Jordan. Para levarem ajuda aos outros sobreviventes que estão aprisionados, os três terão que juntar forças com seus desafetos, a fazer difíceis escolhas, e acabam descobrindo que, no fundo de suas almas, guardam uma grande garra e coragem jamais experimentados por nenhum deles... Existem erros tão graves que jamais possam ser perdoados? Abriria mão de um verdadeiro amor por causa de uma grande amizade? Descubra nessa história que é uma grande lição de amor, amizade e perdão...


Classificação:     


Sabe aqueles livros que sutilmente dão um tapa na sua cara e fazem você parar de reclamar da vida? Pois bem, quando iniciei a leitura de O trio não imaginei que ele faria tamanha diferença em como encarava a vida. Estranho, não é? Saiba que não é uma leitura  fácil, mas a cada página a história de Jordan, Davi e Nelson vai lhe mostrar que só se você se deixar abater que a vida não será boa o suficiente para aproveitar os bons momentos junto daqueles que você ama. Confesso que a leitura foi bastante gratificante e não estou dizendo tudo isso para bajular a autora, que é parceira do blog, mas sim porquê o livro mostrou para mim uma forma de encarar a vida e levar tudo como um aprendizado - o que caiu bem na hora certa porque definitivamente os últimos meses não foram fáceis -.  Desde o início da obra a leitura já se mostra bastante atraente porque mostra o começo de tudo como, por exemplo, a Vila Valentino Duarte foi criada e como as famílias que a fundaram estavam bastante ligadas. 

É nesta vila que Jordan, Davi e Nelson vivem. Sempre que você pensa em um dos garotos logo os outros vêm à mente e o mesmo sentimento de união faz dos garotos um trio inseparável para os moradores da vila. Unidos por uma grande amizade os garotos começam desde pequenos a saber compreender os outros e viverem em paz, a não ser por Nícolas  que constantemente acaba perturbando a paz dos garotos. O que também os une é o amor que tem pela mesma garota: Yola, sendo que a menina dos sonhos dos garotos é prima de Nícolas. O amor dos três é tamanho que à medida que crescem percebem que Yola não podem ficar com todos e acabam fazendo um pacto, porém algum tempo depois uma família de andarilhos chega a vila e faz com que Jordan deixe o pacto de lado, pois desta família surgiu Leonor, uma ruivinha que acabou fazendo com que Jordan deixasse todo o seu amor por Yola adormecido. 

" Eu queria ter os olhos como os de Jordan, e não essas duas bolas nem marrons nem pretas. Os dele tinham um tom  de azul, tão azul, que, às vezes, pareciam estar acesos. Os cabelos também eram pretos, só que mais lisos que os de Nelson. Era muito bem afeiçoado, aliás, a fama da boa aparência da família Merkel vinha desde Vale Pardal. Mas é uma pena que beleza não serve como certificado de boa índole. Pelo menos para ele não serviu..." Página 25


A cada capítulo Davi narra as histórias que acontecem em Valentino Duarte desde que os três garotos eram pequenos. Destas histórias você poderá perceber como as coisas foram mudando e deram lugar ao medo na vila, pois sempre que acontecia uma tragédia de alguma forma Jordan estava envolvido. Este azar, ou culpa, deu-lhe o apelido de leproso, pois ninguém (além de Nelson e Davi) acabava se aproximando do garoto, incluindo seu próprio pai que com o passar dos anos acabou consentindo com a "culpa" do filho nos acidentes. Inicialmente foram coisas pequenas, mas quando um dos acidentes acaba matando alguns integrantes da vila os moradores começam a excluir Jordan de todas as atividades.  Um dia o garoto acaba escutando que havia um povo, conhecido como "Selvagens", iria invadir a vila Valentino Duarte e por um milagre ele consegue sair ileso deste primeiro contato com o povo que planejava invadir seu lar. Jordan chega na vila e acaba alertando todos só que com sua má fama ninguém o leva a sério e isto causa um grande massacre. Apenas  alguns moradores conseguem sair com vida e em precárias condições, um destes é Davi que com a ajuda de mais algumas pessoas têm uma ideia: buscar ajuda em Vale Pardal. 


" Meu destino não seria controlado por mim. Mas será que isso dependeria das escolhas que eu fizesse? Ou seja, as consequências viriam depois que eu decidisse que caminho seguir ou essa escolha já tinha sido escrito?  Quer dizer, dependeria de fato só de minhas decisões? Provavelmente não importava o que eu fizesse tudo me levaria a um único fim. Eu estava bem confuso." Página 95


O Trio mostra como as pessoas acabam banalizando tantas coisas em sua vida e , às vezes, deixam de lado os bons momentos se preocupando apenas com o ódio e o rancor que nutrem por certas pessoas. A lição preciosa da obra é o valor de tudo aquilo que acontece de bom em sua vida e o amor que Deus tem por todos que criou, sendo que nunca dá a ninguém um fardo maior do que Ele sabe que podemos carregar. A vida pode ser dura e para a maioria das pessoas é, mas não importa as adversidades se você tem força, pessoas a quem pode amar e a fé fará você superar tudo de ruim que acontece. Apesar de não ser um livro que tem a autoajuda como foco, O Trio, acaba fazendo um trabalho bem interessante de revisão de todos os sentimentos que o leitor nutre por seus semelhantes e não importa como você inicie a leitura, no final desta você será uma nova pessoa. 

Confesso que desde o início o personagem que mais me chamou atenção foi Jordan e sua capacidade de superar tudo de ruim que acontecia em sua vida, desde o incidente até a morte de seus pais. Ao decorrer da leitura fiquei encantada, também, pela força de Leonor e mais ainda quando no final acaba acontecendo algo que nem em meus pensamentos de leitora romântica iria acontecer. A leitura é super recomendada e deveria ser obrigatória para todos, pois só assim algumas pessoas iriam ver que o sofrimento alheio só é fácil de suportar quando, na realidade, não acontece com você. O livro tornou-se um dos meus favoritos e acredito que o momento da leitura fez com que eu apreciasse mais as palavras da autora durante a leitura, porque me identifiquei com a maior parte da obra e fiquei bem feliz de acabar a leitura e ver que haviam diversas citações para colocar na resenha, incluindo algumas que guardei para reler quando a vida acabar tornando-se complicada demais para suportar. A única área em que a obra pecou (não por parte da história nem da autora) foi na revisão, pois encontrei muitos erros de digitação. Nada que prejudique a obra em si, mas é chatinho ler palavras erradas durante a leitura. Como já falei o livro é super recomendado e por razões pessoais acabei tendo uma lição de vida com esta leitura e tenho certeza que quem der uma chance ao livro verá como a pessoa que iniciou a leitura nunca mais verá a vida da mesma forma e, ao final da obra, será uma nova pessoa. 



" Talvez você ache esta revelação evidente demais. Se eu estivesse ouvindo essa história, provavelmente eu acharia. Mas fazer o quê? Às vezes o que parece um labirinto a nossos olhos, na verdade, a saída está exposta em nossa frente e não enxergamos. Em alguns casos, digamos que o óbvio surpreenda, tanto que chega a ser inacreditável." Página 434


52 comentários:

  1. vendo só a capa e a sinopse, não parece ser esse tipo de livro que você diz..
    um choque, um tapa na cara..

    é bem verdade que eu estou acostumada com livros com leitura fácil, leve, descontraído..
    mas as vezes é preciso sair um pouco da mesmice..
    pois nem tudo é um mar de rosas..

    adorei a resenha, e pretendo conhecer o livro em breve..

    ResponderExcluir
  2. Esse é tipo que eu ia passar longe só por causa da capa.
    Não que ela seja feia, mas dá a impressão que o livro é chato (tá bom sou doida).
    Enfim, essa história é bem diferente do que estão se lançando por aí. É algum mais real, vivo. Ah fiquei curiosa pra saber mais!
    Esse errinhos vão me matar um dia! Eles me desanimam de ler.
    Beijos


    A Vida de uma Bookaholic

    ResponderExcluir
  3. Parece ser uma leitura repleta dos sentimentos mais diversos pelo que li, ainda não conhecia o livro, é a primeira vez que leio uma resenha sobre e adorei.

    ResponderExcluir
  4. Nossa. Surpresa com a resenha. O nome do livro, a capa não mostram ter uma história profunda por trás. Curiosa sobre a história.

    ResponderExcluir
  5. Interessante o enredo. Esses livros que lemos que nos ensinam e fazem ver as coisas de uma maneira diferente são hilários. As vezes reclamamos de algumas coisas tão fúteis. Ansiosa para a leitura.

    ResponderExcluir
  6. Nossa!! Que resenha linda, linda, linda... Amei suas palavras, Rafaella e fico lisonjeada por saber que meu livro tenha te tocado de uma maneira tão profunda. Isso é gratificante demais, porque eu tive receio de não conseguir passar uma lição com essa história e graças a Deus por Ele ter me mostrado as palavras certas. Espero que tenha oportunidade de ler os próximos, que, se Deus quiser, ainda serão lançados! E tomara que goste também! Muito obrigada pelos elogios!!
    Muito sucesso em todos os departamentos de sua vida!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Gosto de livros sobre superação, então esse me interessou. E a autora parece muito fofa pelo comentário acima, o que sempre me anima a ler.

    ResponderExcluir
  8. Se eu não lesse a resenha desse livro, ele passaria facilmente despercebido por mim, afinal sua capa não é lá grandes coisas.
    Mas lendo mais sobre ele, é possível perceber o quão interessante é a história dele. Acho muito bacana livros que irão nos servir de lição e nos "acalmar" em certas situações da vida.
    É uma pecado que haja erros de digitação. :/

    ResponderExcluir
  9. É a primeira vez que vejo esse livro e já curti muito ele a historia parece ser bem interessante, e as vezes é assim mesmo temos que escolher entre um amor e a amizade, só que essa é uma escolha muito difícil de se fazer.

    ResponderExcluir
  10. "Em alguns casos, digamos que o óbvio nos surpreenda" acho que este pedacinho do último quote que você postou define bem o que o livro foi pra você e para muitos leitores do blog. A julgar pela capa e sinopse não acreditaria que o livro possui uma mensagem tão linda. Realmente fora uma grata surpresa e com certeza é uma ótima opção de leitura nacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, o que é isso hein? Os comentários se repetiram kkkkkkkk

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Pelo que eu vi é mais um selo dos Novos Talentos não é? Adoro esses livros, primeiro porque eles dão uma grande oportunidade a escritores brasileiros, o que muitas editoras não faz, segundo porque a maioria são ótimos.

    Adorei a premissa da história, em maior parte pela maravilhosa amizade que os três personagens devem nutrir. E fiquei morrendo de dó do azarado.

    a única coisa meio sem graça é a capa né? É difícil a Novo seculo fazer uma capas legais =/

    Adorei sua resenha.

    nasproximaspaginas.blogspo.com
    raah_varella@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não li esse livro, mas todas as vezes que vejo uma resenha dele, todas são positivas. Acho que o enredo deve ser muito bom mesmo. Não vejo a hora de ler.
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Esse é um livro que não me chamaria a tenção nem pelo título nem pela capa, não fosse ler a resenha. Também acho que às vezes é bom ler algo assim porque com certeza desperdiçamos temo com coisas que não nos levarão a lugar algum e deixamos as coisas realmente importantes passarem despercebidas. Gostei muito da indicação.

    ResponderExcluir
  16. Nossa, não imaginai que o livro seria assim, me surpreendi!
    Pela capa e pelo titulo eu não leria o livro, mas depois desta resenha, fiquei bem curiosa!

    ResponderExcluir
  17. Achei interessantíssimo esse livro,não esperava que fosse tão bom.Assim que puder vou ler.

    ResponderExcluir
  18. muito bom esse livro, vou me informar mais sobre ele. bj

    ResponderExcluir
  19. Adorei a resenha, quero muito ler esse livro, fiquei super curiosa.

    ResponderExcluir
  20. quero muito ler!

    Beijos, Gabi.
    meiahoraemparis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Confesso que a capa não me chamou muito a atenção, mas a história me conquistou. Adorei a sua resenha, quero muito ler o livro!

    Um beijo.

    Beatriz - Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
  22. A capa não me chamou atenção em si, esse não seria um livro que eu compraria por achá-lo bonito, mas confesso que depois de ler a resenha, o livro que interessou.

    Estou curiosa quanto ao livro, vou procurar saber mais sobre ele ;)

    Beejo

    ResponderExcluir
  23. mais um livro para coleção dos que pretendo ler futuramente !

    ResponderExcluir
  24. Estou super curiosa, ele está na minha listinha IMENSA de leituras. Espero ler em breve!

    ResponderExcluir
  25. Eu ainda não li esse livro, mas todas as vezes que vejo uma resenha dele, todas são positivas.

    ResponderExcluir
  26. É maravilhoso quando um livro nos passa essa sensação de mudança. Nada como uma narrativa bem fluida, com uma trama bem estruturada e personagens interessantes. A única pena são esses errinhos de revisão que as editoras deixam passar. Acho que um trabalho mais minucioso não faria mal nenhum.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  27. Ainda há muita gente por ai que tem o tal "preconceito" com livros nacionais, porém não sabem o que estão perdendo afinal, a cada dia aumenta o número de leitores querendo se tornar escritores.
    A história parece interessante! Vi esse livro por ai,mas não tinha a ideia de que era tão bom! Mil Bjs

    ResponderExcluir
  28. Pela capa e pela sinopse, nunca diria que esse livro é tão bom como diz. Adoro histórias de superação, mostram como as pessoas podem agir em diversos momentos da vida. Além de ser uma leitura que flui bem e tem um enredo que realmente chama atenção. Me encantei com os quotes que escolhestes, realmente alguns são lições pra vida. Quero ler ainda mais esse livro.
    Beijinhos, Thamires R.
    http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Pelo que li na resenha, a leitura parece ser cativante, prendendo a atenção do leitor até a última página.

    ResponderExcluir
  30. Gostei muito da resenha! Já li o livro e resenhei sobre ele. Alane é espetacular!!
    hyyp://acimadasnuvensblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Pela sinopse eu ja gostei do livro. Depois da resenha então .... eu gosto de livros assim que te deixa uma mensagem, uma lição...

    ResponderExcluir
  32. Há tantos livros cujo o centro é o amor e tão poucos cujo o centro seja a amizade. É estranho isso quanto mais amigos melhor mas vai arrumar mais de um amor pra ver o que acontece. Gostei deste "Trio", além de ser de uma autora brasileira é também sobre a amizade e a competição entre homens. Vai pra minha lista.

    ResponderExcluir
  33. CARAMBAAAAAAA!!!! Conheci o livro agora, por esta resenha, e estou simplesmente boquiaberta!!!! Preciso ler O Trio! (rs) Parece ser o tipo de livro que nos faz valorizar o que realmente deve ser valorizado, que nos faz encarar todas as nossas falhas que afastam as pessoas que queremos próximas. Adoro temas como estes abordardos!!!! Com certeza, O Trio entrou para a minha lista de desejados!

    My Queen Side | www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Parece realmente muito bom. Está entrando agora mesmo para a lista dos livros que necessito comprar. Estou ansiosíssima para lê-lo.

    ResponderExcluir
  35. Eu particulamente achei a capa maravilhosa, pra terminar de me encantar a história do livro, perfeito!

    ResponderExcluir
  36. A tua resenha super interessante. Eu não conhecia esse livro e fiquei super curiosa pra saber a história desses três amigos. Gostei dos trechinhos que tu deixasse. Adorei mesmo! Bora torcedor pra ter ele na minha estante.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  37. Começarei dizendo que, lendo a sua resenha, concluí que o livro possui um tema excelente e uma história incrível e portanto, creio que deveriam ter dado uma ênfase melhor na capa pois ela não chama a atenção do leitor, eu mesma não me interessei pelo exemplar pela capa, ela não arremete que ele possua um tema bom. O título também não me chamou atenção, sei lá. Quanto a história bem, creio que mesmo que tenha um som de auto-ajuda, me interessei bastante, me pareceu ser uma história incrível, adorei a premissa do livro. Gostei dos trechos que você deixou. Estou em uma época também em que a vida não está nada fácil e acredito que esse livro seria uma boa para me fazer pensar sobre alguns assuntos. Enfim, adorei.

    ResponderExcluir
  38. Uau,que legal sua resenha,foi realmente inspiradora..Com certeza necessitamos muito de um livro desses para paramos um pouco e pensarmos sobre nossas atitudes para com os outros.Adore muito,fiquei com vontade de lê-lo.bjs

    ResponderExcluir
  39. Eu espero poder ler O trio algum dia.
    Conseguir entender mais sobre os sentimentos das perdas e não ser indiferente com o próximo.

    ResponderExcluir
  40. Quero muito ler!! Adoro livros que fazem com que nós vejamos a vida de uma forma diferente!!! E a proposito ameii a capa u_u
    Beijos

    ResponderExcluir
  41. SEGUIDOR: WILLIAN


    Resenha bem escrita, detalhando o que há de importante no livro, despertando o interesse de quem lê.

    ResponderExcluir
  42. Não curto muito triângulos amorosos... mas neste caso tem 4 envolvidos... os 3 amigos e a menina... diferente, curti a resenha!

    ResponderExcluir
  43. Ahhhh meninas começo dando parabéns, viu??

    Valorizar o que é nosso, nossos escritores, nossa cultura!!!
    Eu mesma tem muito tempo que não leio um autor nacional...
    Sua resenha incomoda. Incomoda no sentido de nos deixar inquieta, inquieta até conseguir ler!
    Os quotes estão MARA e atiça ainda mais a vontade de ler!!
    Entrou pra minha lista!!!!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  44. Galera, parabéns pela valorização ao escritor nacional.
    Confesso que faz muito tempo que não leio nada de autores brazucas...

    Sua resenha incomodou. Incomodou no sentido de ter deixar inquieto até conseguir ler.
    Premissa boa, quotes para atiçar a curiosidade, PERFEITO!!!

    Entrou fácil pra minha lista!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  45. adorei a resenha pois ultimamente estou procurando livros assim, do tipo que fazem pensar e repensar sobre algo e que acabam dando valor a frase ''quem tem o costume de ler aprende em silêncio'', agora quero muito ler ele .. parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  46. Livros assim são os melhores. Nada contra àqueles que são puro entretenimento, mas quando a gente consegue tirar coisas boas dele para nossa vida, quando encontramos passagens para refletirmos e melhorarmos como pessoas, a leitura passa a ser muito mais agradável. E essa obra parece ter isso, e com orgulho de ser ainda brasuca. Muito bom mesmo, espero ler um dia!

    ResponderExcluir
  47. Livros assim são os melhores. Nada contra àqueles que são puro entretenimento, mas quando a gente consegue tirar coisas boas dele para nossa vida, quando encontramos passagens para refletirmos e melhorarmos como pessoas, a leitura passa a ser muito mais agradável. E essa obra parece ter isso, e com orgulho de ser ainda brasuca. Muito bom mesmo, espero ler um dia!

    ass: Shadai Vieira

    ResponderExcluir
  48. Esse livro me chamou muita a atenção, porque eu nunca tinha ouvido falar dele antes. Amei a resenha me parece ser uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  49. Nossa pela resenha o livro parece ótimo, fiquei doida pra ler!

    ResponderExcluir
  50. Nossa, pela resenha o livro parece ótimo, fiquei doida pra ler!

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!