Páginas

04 abril 2013

Resenha: Alma? - Gail Carriger

|
Editora: Valentina
Ano: 2013
Páginas: 308




   Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.
   E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.
 Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?


Classificação:     


" A sra. Loontwill nunca conseguira entender a filha mais velha. Imaginou que, se a mantivesse longe do altar, a moça irritante não se meteria em confusões. Mas, ao agir assim inadvertidamente, dera mais liberdade a ela. Pensando melhor, considerou que deveria ter arranjado um casamento para a filha. Naquele momento, a família inteira seria obrigada a aturar seu comportamento ultrajante, que parecia piorar à medida que envelhecia." Página 32



Não sei nem como começar a resenha de Alma?. Acredito que a maioria dos leitores ficou curiosa pela leitura da obra, afinal, não é todo dia que nos deparamos com uma sinopse tão bem formulada. Confesso que se fosse pela capa acabaria não lendo este livro, mas a sinopse me deixou muito interessada e não me arrependi nem por um minuto. Logo no início da obra somos apresentados para Alexia Tarabotti, uma jovem com seus vinte e muitos anos e que ainda continua solteira. Provavelmente por causa de sua personalidade forte e temperamento peculiar, nesta parte tive uma identificação total com a nossa protagonista. Mas voltando ao livro, Alexia é uma preternatural , ou seja, não possui alma. Esta condição foi herdada de seu pai,  porém sua mãe casou novamente e agora Alexia conta com duas irmãs chatas que sempre a lembram de sua condição de solteira. 

"Nunca imaginara que encontraria um deles na forma de uma solteirona de personalidade forte demais, vivendo no coração da alta sociedade londrina, acompanhada de duas irmãs tolas e de uma mãe mais idiotizada ainda. Sendo assim, aproveitava todas as oportunidades para lembrar a  si mesmo quem ela era, agarrando a mão ou o braço da moça por puro capricho" Página 49

Alexia Tarabotti deixou esta característica bem escondida, sendo que sua família nem desconfia de que ela não possui uma alma. Já o DAS - Departamento de Arquivos Sobrenaturais - possui uma ficha com seus dados e  maiores informações de sua condição não humana.  Alexia conta com a ajuda de um vampiro  para ter conversas inteligentes, pois isto era raro de se ter em seu núcleo familiar e na alta sociedade londrina.  Lorde Akeldama foi o personagem mais cativante da obra, pelo menos a meu ver, um vampiro com centenas de anos e que possuía um gosto para moda bastante exclusivo. Além de Lorde Akeldama, no núcleo de amizades - não tão amigos assim - estava presente o  Lorde Maccon, que era o lobisomem alfa que comandava o Castelo de Woolsey.  A relação entre Conall Maccon e Alexia Tarabotti é um dos pontos que Gail Carriger conseguiu inovar, pois os dois não fazem o gênero romântico, mas sim sempre estão aos berros e pontapés.  


" - A senhorita - seu tom de voz era acusador - me cheira a problemas. Como todos os preternaturais. Trate de manter os olhos bem abertos quando estiver com aqueles seres que uivam para a lua com quem costuma andar. Os lobisomens também tem seus próprios interesses. Sabe disso, não sabe?
- Já, vocês, sugadores de sangue, são o retrato da pireza e da candura e, no fundo, só estão preocupados com meu bem-estar  - retrucou a srta. Tarabotti, tirando casualmente algumas migalhas de bolo do colo. " Página 88



Alma? por completo é inovadora, uma vez que trata de "vampiros, lobisomens e sombrinhas" e pelo que vocês já devem ter percebido ao longo da resenha a obra é cativante. Logo no início Alexia é atacada por um vampiro só que consegue se defender com a ajuda de sua sombrinha, então Lorde Maccon aparece e começa a investigar a origem do vampiro, uma vez que todos os vampiros e seres sobrenaturais e preternaturais deveriam estar cadastrados no DAS. Quando os protagonistas percebem que os vampiros errantes e os lobisomens solitários começaram a desaparecer, Alexia começa a investigar por conta, pois sua mente curiosa queria saber o motivo destes desaparecimentos. 


" - O que  foi que disse, xuxuzinho? - Lorde Akeldama se sacudiu e pestanejou, como se  tivesse acabado de acordar de um sono profundo. - Ordens? Não, o rompimento aconteceu por questões bem mais labirínticas. Tudo começou quando as fivelas douradas voltaram à moda, apenas para terem o grande desgosto de se verem de fora do páreo disputado por polainas e perneiras, e depois disso foram caindo no ostracismo. Acho que o momento crucial foi quando certas pessoas, que devem permanecer anônimas, desaprovaram meu colete de seda fúcsia, listrado. " Página 194



A  estória de Alma? é bem amarrada e Gail Carriger conseguiu fugir da mesmice em todos os gêneros que ela se propôs a trabalhar nesta primeira obra. Alexia, Lorde Akeldama e  Lorde Maccon são muito engraçados e por várias vezes me vi rindo das frases e ações dos personagens.  Sem dúvida a leitura me prendeu do início ao fim e não me arrependi de ter escolhido este livro para resenhar, acredito que a única parte do livro que não simpatizei foi com a capa porque a moça que está nela não me pareceu em nada com a Alexia, mas não foi o suficiente para me deixar com vontade de dar quatro livrinhos de classificação. Se você quer ler uma obra que trata de seres sobrenaturais, romance e que tenha pitadas de comédia, esta leitura é obrigatória. 


"Lorde Maccon nunca a vira chorar antes. Isso o deixou bastante abalado. Ele ficou furioso ao se dar conta de que algo entristecia sua corajosa Alexia.  Queria matar alguém, e, daquela vez, não por ser lobisomem. Até porque, como ela o segurava com firmeza, mostrava-se tão humano quanto possível." Página 242

43 comentários:

  1. Oi Rafa, essa é mais uma das resenhas que me deixam com agua na boca, estou morto de vontade de ler este livro porque sou apaixonado por steam punk. Creio que Alma? tem um diferencia muito bom e que você soube passar isso muito bem em sua resenha :D

    Robs - http://perdidoempalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sabe que não me interessei por esse livro. Já li outras resenhas, mas apesar de ser uma resenha atrativa, não me interessei pela história.

    ResponderExcluir
  3. Eu estou louca para ler esse livro logo, só tenho escutado coisas boas sobre ele, parece ser um daqueles livros super divertidos e bem escritos. Adorei a resenha!

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  4. Li que a Alexia é bem humorada e a trama é bem feita. Mas confesso que fico um pouco atrás com essas estórias meio sobrenaturais. Ela tem que ser muito bem trabalhada e de alguma forma tenho que me identificar com o algum personagem. Apesar de ter prometido a mim mesma que não iria ler livros com temas assim, vou da uma olhadinha em Alma? Depois digo qual a minha nota.

    ResponderExcluir
  5. Eu nem achava esse livro grandes coisas no início, parecia ser super ruim. Daí as resenhas me cativaram. haha Estou super curiosa para ler Alma? :)

    ResponderExcluir
  6. Desde que lançou ele quero ler, mas ainda não consegui.
    me surpreendi, pois não sabia que a serie já contava com tantos livros assim! Achei a capa meio estranha mas é bonita. Essa não é a primeira resenha que leio, mas adorei ela :)
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente parabéns a editora Valentina. Estou gostando muito dos detalhes que a editora está tendo com as obras.
    Quanto ao livro... Ual... simplesmente.
    Estou com vontade de lê-lo faz um bom tempo.

    ResponderExcluir
  8. Poxa, que resenha master! Te leva a pensar "como pode alguém não ter alma?" e "afinal, o que é alma?" Instigante heim... adorei, quero ler o livro!

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  9. A sinopse tinha me interessado também, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha do livro. Gostei da protagonista ter uma personalidade forte. Pretendo lê-lo.

    ResponderExcluir
  10. E eu gostei da capa! Também achei bem bacana a sinopse e um enredo diferente de sobrenatural, com a época virotiana envolvida e tal. Terei o meu exemplar em bre e não vejo a hora de ler. estou bem curiosa para conhecer esses personagens.

    ResponderExcluir
  11. Esse livro juntamente com o garota tempestade tirou meu sono, esse é mais um dos que estou esperando chegar, não resisti. Essa editora Valentina esta vindo com tudo né?

    Amei a sinopse e fiquei super curiosa, até agora não vi nenhuma resenha negativa sobre este livro, e diferente de você eu ameiiii a capa, mas talvez depois que eu leia concorde com você sobre parecer ou não com a alexia. =)

    òtima resenha, cada vez fico mais curiosa sobre o livro =)

    nasproximaspaginas.blogspot.com
    raah_varella@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não li nada no gênero steampunk. Mas confesso que estou louca para ler esse livro, adoro a capa e tudo que é relacionado a sobrenatural me agrada bastante. TODAS as resenhas que eu li era positivas, então não tem como não criar boas expectativas.
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Gosto bastante do genero sobrenatural..
    interessante não ter uma alma.. só que não
    rsrsrsrrs

    ResponderExcluir
  14. Amo Steampunk <3<3 É um dos meus gêneros favoritos para tudo.
    Se eu não ganhar em nenhum sorteio vou ter que comprar, pois sem eu não fico.

    A Vida de uma Bookaholic

    ResponderExcluir
  15. Pena que os livros fazem parte de uma serie, estou fugindo de series. Gostei bastante do livro, adoro o tema que ele aborda, já li resenhas como a sua, positivas e que me convenceram bastante! Com certeza lerei o livro!

    ResponderExcluir
  16. Esse livro parece ser bem interessante, mas eu ainda estou na duvida se quero ler ele, mas li resenhas que deram a entender que o livro era bom quem sabe eu leia ele.

    ResponderExcluir
  17. Gostei do livro de cara, achei a capa linda e o nome bem sobrenatural. Li uma resenha e vi que mistura humanos, vampiros, lobisomens e outros, e fiquei com um pé atrás, achei muita "misturama". Um tempo depois vi que muitos blogs estavam fazendo resenha e falando bem e fiquei curiosa, ainda não li nada do gênero e pretendo ler Alma?.

    ResponderExcluir
  18. Tenho muuuita vontade de ler esse livro, é bem o tipo de história que gosto e, se não me engano, nunca li nada Steampunk. Gosto do jeito como coloca trechos do livro no meio da resenha, completando o que diz, haha :3 Adorei, tô super curiosa.

    ResponderExcluir
  19. Tenho muuuita vontade de ler esse livro, é bem o estilo de história que gosto, apesar de nunca ter lido nada especificamente de Steampunk. Gosto de como coloca trechos do livro no meio da resenha, haha. Adorei, tô supe r curiosa pra ler!

    ResponderExcluir
  20. Muito bom esse livro não é? Adorei tudo nele, a parte da história ser antiga, o sobrenatural, juntou tudo que amo num livro e pelo visto ficou bem bom! Doida pra ler todos *-*

    ResponderExcluir
  21. adorei a cpa e a resenha está muito legal tô doida pra ler um livro tipo sobrenatural

    ResponderExcluir
  22. Adorei saber da promoção.Há um tempo que estou atras dele e quero muito.Já li várias resenhas sobre o livro e me chamaram a atenção pra ele.É diferente dos livros que costumo ler,mais estou apaixonada e ansiosa pra lê-lo.

    ResponderExcluir
  23. Ahh...
    Eu quero muito ler esse livro! Adoro histórias antigas e essa resenha ficou ótima!

    ResponderExcluir
  24. Alma?, já pelo nome me chamou bastante atenção, pela sinopse e a cada resenha que eu leio aumenta ainda mais a minha curiosidade e minha vontade d lê-lo..
    A.M.O livros sobrenaturais..

    ResponderExcluir
  25. Desde o lançamento desse livro que estou in love pela capa e pelas resenhas sobre ele, adro esse tipo de leitura, quero ler em breve!

    ResponderExcluir
  26. Eu só tenho lido boas resenhas sobre o livro...
    Quero muito ler.
    Ana.
    PROMOÇÂO no blog:http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Eu ainda não li muitos livros sobre vampiros, e esse me encantou, ainda mais por ser de época!!!

    ResponderExcluir
  28. Estou louca pra conhecer Alexia e sua resenha me deixou ainda mais ansiosa adoro este estilo de livro e sendo um sobre Vampiros me deixou de água na boca.Parabéns pela resenha ficou maravilhosa.

    Bjus

    Val

    www.brihodasestrelas.com.br

    ResponderExcluir
  29. Esse livro foi bastante comentado quando publicado, lembro de um dia acordar e todos estarem falando dele! Parece ter uma história bem interessante.. A capa é linda! Adorei a sua resenha amore ^^

    Um beijo.

    @escrevendomundo

    ResponderExcluir
  30. Eu fiquei muito curiosa em ler Alma?...principalmente por conta de toda força e determinação da Alexia (achei o sobrenome dela o máximo...rs.). Ela ser destemida...me ganhou de vez...gosto de personagens femininos que são independentes.

    Ah, e pelo visto vou adorar o Sr. Lorde Maccon. Já vislumbro muitas risadas da relação entre eles...^^

    Bem, agora é esperar uma boa oportunidade de adquiri-lo.
    Beijo e até a próxima... =)

    ResponderExcluir
  31. Confesso que os personagens não me agradaram tanto, mas o ambiente sobrenatural nos deixa com um gostinho pela leitura. A época também é excepcional. A Editora Valentina acertou em cheio!

    ResponderExcluir
  32. OMG, esse é o livro que mais desejo no momento! Adorei a resenha e por isso quero demais, gente do céu, adoro livros que tenham esses seres diferentes, esses novos ambientes, o livro parece ser incrivel, na minha opiniao! E quero! <3 tem até o vampiro gay nao é, hahaha, isso é otimo, dar uma pitada na historia <3

    ResponderExcluir
  33. Esse livro parece muito bom, e a capa é maravilhosa! É legal saber que a história é inovadora, apesar de tratar do sobrenatural a que estamos acostumados. Tenho esperado muito desse livro e mal posso esperar para ler! :)

    ResponderExcluir
  34. Adorei essa novidade - pelo menos pra mim - do estilo Steampunk. Gostei muito da sinopse e da proposta de uma mocinha nada convencional numa sociedade extremamente regrada e certinha... e o mix com lobisomens e vampiros dão uma curiosidade maior à história.

    ResponderExcluir
  35. Tenho muita vontade de ler esse livro, nunca li nada do genêro e o fato da mocinha ser diferente do esteriotipo que está em alta no momento já me desperta o interesse, geralmente não gosto dessa mistura de seres sobrenaturais, mas esse parece que foi no ponto.

    ResponderExcluir
  36. E essa capa está linda demais, hein?
    Estou super curiosa pra ler este livro!!

    Paola
    uma-leitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. eu ja percebi que alma? e quase uma leitura obrigatoria pra quem gosta de historias fantasticas, que fogem da realidade, que misturam as coisas, eu amo historias que se passam na epoca vitoriana, antiga londres ou que se passem nesses tempos antigos aonde as mulheres eram subjugadas pelo preceito de serem mulheres e terem todas o mesmo destino, e quando uma nada contra a mare e tras com isso boas risadas e uma otima leitura, aprendi a gostar mais ainda.. adorei a resenha, muito bem construida, cativante e nao e cansativa, assim como o livro pra vc, a resenha me prendeu bem!!

    ResponderExcluir
  38. o tipo de livro que sempre me atrai

    ResponderExcluir
  39. Eu adoro histórias fantásticas que me fazem viajar e ainda de outras épocas!
    Estou curiosa quanto ao livro. Irei adicioná-lo na lista de desejos =)

    ResponderExcluir
  40. Mais uma história sobrenatural, ainda não encontrei uma que eu amasse. Quero ler pra ver se é essa

    ResponderExcluir
  41. A história parece ser bem diferente! Depois dessa avaliação, me animei bastante. Não gosto de mesmisses, acho que todos estão bem cansados. Vou apostar!

    Beijos,
    Le Lançanova
    PS. Tem promoção lá no blog! Serão sorteados 20 kits. Participe! http://migre.me/evwHi
    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  42. Estou sedento por essa leitura
    :D

    Mauricio Brillinger
    meulivroeeu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  43. Eu já estava louca para ler esse livro e já li várias resenhas dele, enfim esta foi uma das melhores, bem colocada, no tempo certo e deixa o leitor com mais vontade ainda de ler o livro.
    Concordo com você, a capa não é atraente mas a sinopse é muito boa e espero que assim que eu possa lê-lo eu fique tão contente como você.

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!