Páginas

20 março 2013

Resenha: O Substituto - Brenna Yovanoff

|
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2012
Páginas: 333




Mackie não é um de nós. Ele vive na pequena cidade de Gentry, mas vem de um mundo de túneis e águas escuras e lamacentas, um mundo de garotas-cadáver governado por uma pequena princesa tatuada.

Ele é um Substituto — deixado no berço de um bebê humano há dezesseis anos. Agora, devido a uma alergia fatal a ferro, sangue e solo consagrado, Mackie está morrendo aos poucos no mundo dos homens.


Mackie daria qualquer coisa para viver entre nós. Tudo o que ele deseja é tocar baixo e descobrir mais sobre uma garota estranhamente fascinante chamada Tate. Mas quando a irmãzinha de Tate desaparece, Mackie é irreversivelmente arrastado para o submundo de Gentry, conhecido como Caos.


Classificação:    


" Você não tem o direito de me dizer o que fazer. Isso era o que eu deveria ter dito. Você não pode se achar dona da razão, porque não faz ideia de como é ser como eu. As pessoas são espancadas até a morte por serem como eu. As pessoas são linchadas por serem como eu. Sou um eterno excluído, sem chance de uma vida normal, de ser apenas comum ou de me enquadrar. Pesos livres numa aula de educação física significam uma emergência hospitalar, envenenamento alimentar significa qualquer coisa que venha numa lata. Ah, e a propósito, há uma boa chance de eu estar morrendo, portanto isso é realmente ótimo." Página 74



Conheci o livro por meio de uma amiga que estava doida pela leitura e quando li a sinopse percebi que a obra se tratava de algo que nunca havia visto antes. Então decidi pedir a obra para a Bertrand com o intuito de conferir o livro e resenhá-lo aqui no blog. Apesar do início da obra ser meio parado, a leitura segue em um ritmo alucinante quando Malcolm é confrontado com seu passado.

Mackie, como é conhecido por todos, foi deixado no berço da família Doyle quando era apenas um bebê. O verdadeiro Malcolm desapareceu e ninguém sabe o que aconteceu com ele, já o seu substituto está com 16 anos e tem um sério problema: por conta da condição de Malcolm e tudo o que sentia quando tinha "alergia" a ferro, sangue e solo consagrado ele está definhando e logo morrerá. 

Quando confrontado por Tate, Malcolm se acovarda e diz que não pode ajudar a descobrir o que aconteceu com Natalie - uma criança que também foi substituída por outro ser que logo adoeceu e morreu. Tate sabendo que o comportamento de Malcolm era duvidoso faz com que ele queira ajudá-la, mas o que Malcolm deseja é não chamar atenção dos moradores da pequena Gentry. 

Gentry é uma cidade que desde antes de Malcolm surgir já era um local em que estas trocas eram realizadas frequentemente, sendo que crianças sadias desapareciam e estranhamente um ser era deixado em seus berços para morrer lentamente. Este era um assunto considerado tabu na cidade e ninguém mencionava porque corriam perigo caso o fizessem. Por outro lado, Malcolm quer descobrir de onde veio e o motivo pelo qual ele ainda está vivo, uma vez que os substitutos acabam morrendo meses após a troca e são enterrados em solo não consagrado. 

Um dia um homem misterioso acaba dizendo para Mackie o inevitável: que se ele não pedir ajuda irá morrer. Malcolm acaba concordando e conhece a Casa do Caos, um local em que garotas mortas são controladas por Morrigan - um ser com aparência de criança que coordena a morada - e conhecendo Morrigan ele também descobre o que acontece com as crianças que misteriosamente somem. Sendo assim, ele agora sabe o que aconteceu com o verdadeiro Malcolm e com as outras crianças que desapareceram, incluindo Natalie, e que a vida da pequena está por um fio. 

Decidido, Malcolm decide ajudar Tate em sua busca pela irmã desaparecida e conta com a ajuda de seu fiel amigo Roswell (uma das únicas pessoas que desconfia da condição de Malcolm). Quando sua irmã Emma é ameaçada e machucada pelas garotas cadáver Malcolm decide que não irá deixar ninguém mais sofrer por causa destes seres e parte em sua busca por Natalie.

A obra é narrada em primeira pessoa, por Malcolm, e a cada página você descobre um pouco mais sobre a história dele. Os capítulos são bem amarrados e a cada detalhe que é apresentado na narrativa o leitor percebe que o que acontece em Gentry é apenas uma parte da história toda. Mackie é um personagem que busca ficar invisível e sofre com a sua condição de substituto, mas o que ele não sabia era que o amor era capaz de salvar. Percebendo isso ele parte em uma jornada considerada impossível para salvar sua família, amigos e a pequena Natalie. Como já mencionei o começo da obra é um pouco parado só que com o decorrer a narrativa começa a mostrar sinais de que o que a cidade sabe o que acontece só que prefere não se preocupar com isto, afinal, já existe uma parte no cemitério destinada para enterrar as crianças substitutas. Tate acaba se aproximando de Malcolm com o intuito de que ele ajude a salvar Natalie, pois ela sabe que o ser que foi enterrado não é a sua irmã, e isto leva Malcolm a se aproximar dela e aos poucos se apaixonar. 

A leitura é impressionante e acredito que é um livro singular, particularmente nunca havia lido nada parecido e a forma como Brenna Yovanoff narra a história faz com que o leitor fique extremamente interessado em saber os segredos de Gentry. Leitura mais que recomendada, a capa é linda e a abertura dos capítulos conta com uma arte perfeita, acredito que eu leria a obra só por ver a capa, mas como o conteúdo é muito bom a leitura foi maravilhosa.



" Esqueça Tate. Esqueça as crianças mortas e os armários ensanguentados e a dor profunda e pulsante que eu sentia sempre que pensava em minha família ou no meu futuro. Minha vida era aqui e agora. E eu a desejava." Página 87

28 comentários:

  1. Eu já tinha visto a capa desse livro, mas nunca tinha lido sobre o que era, muito legal diferente de tudo que eu já tenha lido gostaria muito de ler ele parece que eu vou gostar do livro.

    ResponderExcluir
  2. É uma história super interessante mesmo, foge de todas que eu já conheci. Fiquei com vontade de ler.
    Só essa capa que da um super medo, daí eu jurava que era outra coisa o livro haha

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse livro, adoro segredos, ainda mais esse.

    ResponderExcluir
  4. Parece muito diferente a temática desse livro o que me deixou curiosa. A capa é linda mesmo, vou tentar encaixa-lo na minha meta de leitura.

    ResponderExcluir
  5. Que história interessante, fiquei super curiosa. Não conhecia o livro e nem a autora, mas pretendo ler o livro. Ótima resenha, parabéns!
    Grande Beijo!

    Camila - Meu Livro Cor-de-Rosa
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que interessante. Geralmente as histórias tendem pro sobrenatural, mas quando existe um segredo, um mistério é tão emocionante. São poucos assim.

    ResponderExcluir
  7. Bem legal a história , já tinha visto a resenha desse livro no blog leituras e fofuras mas não me recordava desse livro ^^ Vou me lembrar de anotar ele na minha listinha desse vez.

    ResponderExcluir
  8. Fiquei interessada em lê-lo. Gosto de mistério, segredos e a temática desse livro chamou bastante minha atenção. Aliás, sempre gostei de conteúdos sobrenaturais, com mistérios a serem desvendados. Já está na minha lista de desejo.

    ResponderExcluir
  9. A sinopse já me deixou em clima de suspense.. gostei, parece ser bom..
    quero entender mais sobre o que é ser um substituto..

    ResponderExcluir
  10. Amei a capa desse livro e a sua resenha me deixou bem intrigada...nada como nos surpreender com uma leitura diferente do que estamos acostumadas, né? Espero gostar do livro tanto quanto vc.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. O livro parece ser bem diferente, a capa já é um espetáculo. Amo estorias narradas na primeira pessoa e um suspense é sempre bem vindo quando já estamos farta dos romances- apesar de que estes são meus preferidos.

    Pelo pouco que li em sua resenha e na resenha feita por outra bloguera é um bom livro.
    recomendo!!!! :)

    ResponderExcluir
  12. Eu amei a capa... e estou lendo poucos suspenses ultimamente =( Acho que optarei por algo assim em próximas leituras.

    ResponderExcluir
  13. Esse livro já está nos meus desejados. Adoro livros de suspense.

    ResponderExcluir
  14. Adoro a capa desse livro acho que ele deve ser bem legal!
    Ansiosa para poder ler!

    ResponderExcluir
  15. Achei essa capa muito sinistra e a sinopse do livro também.
    Realmente não havia visto nada parecido com esse livro. Gostei da resenha. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  16. UAU! O livro parece ser bem intrigante, a capa me chamou MUITO a atenção e a sinopse também. Assim como você, nunca tinha lido algo similar a este livro, parece ser bom.

    ResponderExcluir
  17. É um pouco confuso não entendi bem todas essas garotas mortas,é bem singular sim,a capa promete uma história aterrorizante.

    ResponderExcluir
  18. Primeiramente eu adorei essa capa e assim como vc queria ler quando vi a sinopse, já que nunca tinha visto algo igual. Agora depois de ler a resenha quero mais ainda pois fiquei curiosa com o que está por trás dessa história toda. Quem sabe eu compre ele antes do que imagine :)

    ResponderExcluir
  19. Olhei a capa e até pensei em ler, mas sempre me esquecia dele. Vou passar para frente na lista de leitura. Muito interessante!
    Beijos


    http://avidadeumabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Me interessei de verdade por esse livro. Já tinha ouvido falar da história, por auto, mas essa resenha tirou todas as minhas dúvidas sobre esse livro. O clima de mistério e de segredos, acho que vai ser bem envolvente, já tá na minha lista. Valeu!

    ResponderExcluir
  21. me interessei é uma historia bem intrigante ... parece ser muit bom

    ResponderExcluir
  22. A capa é assustadora.
    Mas, parece ser intrigante!

    ResponderExcluir
  23. A história parece ser interessante...

    ResponderExcluir
  24. Acho a capa desse livro assustadora e a história tbm hahahahahahaha Fiquei impressionadíssima com a história e isso fez com que a autora entrasse pra minha lista de autoras queridinhas!

    ResponderExcluir
  25. É uma história que chama a atenção, não se pode negar. Esse tom e mistério e sobrenatural parece estra bem dosado no enredo e é como você disse, tem tudo para deixar o leitor vidrado na história até o fim, querendo saber mais e mais.

    ResponderExcluir
  26. A capa ja me deixou mega curiosa..a resenha mais ainda! Parabéns, ficou otima!

    ResponderExcluir
  27. Quero muito ler esse livro, gosto do estilo mistério e a historia parece ser muito boa, fiquei bem curiosa com sua resenha e quero descobrir tudo que tem de legal nessa leitura.

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!