Páginas

07 dezembro 2012

Resenha: Anjos Caídos - Åsa Schwarz

|
Editora: PLANETA DO BRASIL
Ano: 2010
Páginas: 304


Um grande segredo guardado por milênios está prestes a ser descoberto. Uma geração de anjos caídos, também conhecidos como Nefilim, povoam a terra e lutam, impiedosamente, para evitar que outro dilúvio aconteça e extermine a sua própria espécie. Indiferente a tudo isso, Nova Barakel, uma garota de 19 anos, é uma ativista do meio ambiente empenhada em defender seus princípios. Sua vida toma um rumo inesperado, pois ao mesmo tempo em que tem de lidar com a morte recente de sua mãe, Nova se vê forçada a se esconder da polícia. E, na busca por provar sua inocência, ela se aproxima de mistérios e revelações a respeito da linhagem de sua família que mudarão sua vida para sempre e que a farão questionar tudo em que sempre acreditou.

Classificação:  


  Estou com a meta de ler todas as obras que estão  esquecidas na estante. Acabei comprando e deixei para ler e nunca as leio. Comprei Anjos Caídos logo que lançou e ficou guardado desde então. Quando fui verificar os livros antigos em minha lista de leituras me deparei com a obra e resolvi ler. Que decepção. A premissa da obra é interessante, pois é uma mescla de anjos com o aquecimento global e preservação do meio ambiente. A autora poderia ter desenvolvido os temas de forma mais precisa e quem sabe ser feliz na estória. Porém a obra não me agradou. A leitura é rápida e bem fácil, mas o conteúdo em si é muito fraco. Os fatos não são bem amarrados e em várias partes eu acabei ficando com raiva dos personagens. 

  Nova é uma garota de 19 anos, trabalha como voluntária no GreenPeace e é bastante ligada a assuntos sobre o meio ambiente. O que chega a ser bastante irritante, porque ela só sabe falar disso e em uma das passagens ela critica as mães por colocarem filhos no mundo, pois as crianças irão expelir toneladas de gás carbônico.

  Um dia a nossa protagonista estava no lugar errado e na hora errada. Com a ajuda de seus amigos ativistas ela criou uma lista chamada Dirty Thirty que continha as 30 pessoas ou organizações que mais poluíam o mundo e planejaram invadir os lares dos diretores das companhias e fazer vandalismo. Chegando na primeira casa Nova começa a escrever nas paredes, porém nota uma mancha de sangue. Mesmo sabendo que a atitude mais coerente seria dar o fora da casa, ela segue e encontra uma cena bizarra (que a autora faz questão de descrever com todas as palavras possíveis). Nova acaba vomitando na cena do crime e foge. 

  Eis que entra Amanda, a policial responsável pelo caso. Ela vai dar a Nova a notícia de que a mãe dela havia morrido e reconhece o macacão laranja da garota e liga a roupa ao crime. Amanda está doente, ou ela acredita nisso, e passa grande parte do livro vomitando. 

  Nova percebe que será incriminada por algo que não fez e começa um jogo de rato e gato na obra. Confesso que essa parte me agradou. A Nova é bem criativa em enganar a polícia. Mas algo muda quando outras pessoas que estavam na lista começam a morrer. Tentando impedir outro assassinato a garota vai até a casa de uma das vítimas, porém chega tarde. A polícia chega e a encontra com o corpo na cena do crime e levam a garota presa. 

  E os anjos caídos entram em que parte da história? Nova é confrontada com sua linhagem familiar e acaba descobrindo o que motiva as mortes e quem é o assassino... Enfim, o livro é mediano. 

  A autora é bastante repetitiva e detalhista - para vocês terem noção, em uma das cenas ela descreve o que Nova encontrou no lixo do banheiro de uma rede de restaurantes - o livro não é difícil de ler, porém é bem maçante em algumas partes. 


" Nova se sentiu pequena diante de todas as questões importantes. Suas raízes foram cortadas e a única coisa que lhe restou foi uma casa na Gamla Stan. Uma lágrima que se transformou em duas foi encoberta pelos jatos d chuveiro. Ela se abaixou perto da parede e deixou a água correr sobre o seu corpo encolhido. Sozinha." Página 96



7 comentários:

  1. Oi!

    Estou passando para convidar você para uma super promoção que tá rolando lá no blog

    http://livroterapias.blogspot.com.br/2012/12/promocao-de-natal-morte-subita-brinde.html

    Beijinhos

    Rízia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Estou passando para convidar você para uma super promoção que tá rolando lá no blog

    http://livroterapias.blogspot.com.br/2012/12/promocao-de-natal-morte-subita-brinde.html

    Beijinhos

    Rízia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Gosto de livros com anjos, talvez um dia venha a ler este.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. INfelizmente esse é um livro que eu não faço questão de ler.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, até então.
    Gostei da resenha
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Hum, ok não vou ler rs. Quando lançou eu trabalhava na livraria e apesar de não ser muito fã de livros políciais me interessei por esse por parecer tratar os anjos caídos de uma forma diferente do que estava acontecendo. mas depois de ler sua resenha fiquei, tipo, aw??? E eu também não sou boa com enrolações e intermináveis descriçõse, vc me salvou Rafa srrsrsrs bjoosss.

    ResponderExcluir
  7. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!