Páginas

13 outubro 2019

Resenha: Na boca do leão - Anne Holt (Hanne Wilhelmsen #4)

|
Editora: Fundamento
Ano: 2019
Páginas: 400

Compre: Submarino, Americanas, Shoptime

Um crime misterioso abala um país. E, até que se descubra o culpado, todos são suspeitos.


Birgitte Volter era conhecida por governar com mãos de aço, ocupando com sua personalidade forte o cargo de primeira-ministra da Noruega.

Quando, em uma tarde qualquer, ela é encontrada assassinada em seu gabinete, atrás de portas fechadas, o choque toma conta da nação.

Determinada a elucidar esse mistério, a detetive Hanne Wilhelmsen interrompe suas férias para acompanhar o caso. No entanto, parece não haver pistas suficientes que levem ao assassino. Seria um crime político? Ou um assassinato por razões pessoais?

O jogo político bate de frente com a investigação criminal. A imprensa, em busca de respostas, acaba se tornando um empecilho para que a justiça seja feita. A disputa pelo poder e os segredos do passado são ingredientes que se somam à trama e tornam a missão de Hanne ainda mais complexa. Ela precisa descobrir quem é o assassino e sua motivação, antes que mais sangue seja derramado e o país convulsione.

E o tempo está correndo. Será possível deter o criminoso antes que ele faça mais vítimas?

Um thriller policial em que ninguém é o que parece.
Uma caçada de tirar o fôlego, com um final surpreendente.
Prepare-se para se ver Na boca do leão!



Classificação:    



"A reportagem impressionava, mas trazia apenas informações que ela já conhecia. Assim, Hanne nem se deu ao trabalho de ler mais nada. Mas pelo menos teve que admitir que dessa vez os jornais marcaram um ponto. Era intrigante o fato de Benjamin Grinde ter morrido oito dias depois de Birgitte Volter." Página 233



Na boca do leão é o quarto livro da série Hanne Wilhelmsen, que acompanha os casos investigados pela policial de Oslo e seus companheiros de farda. Neste quarto livro Hanne investiga a morte de Birgitte Volter, a primeira-ministra da Noruega, que morreu em seu escritório, sozinha, com um ferimento por arma de fogo em sua cabeça. 

Billy T. é o policial designado para investigar a morte de Birgitte Volter, porém conta com a ajuda de Hanne Wilhelmsen, que acaba interrompendo suas férias para dar apoio ao colega. Uma semana depois da morte da primeira-ministra, a polícia é informada da morte de Benjamin Grinde, o juiz do Supremo Tribunal, e uma das últimas pessoas a ver Birgitte Volter com vida, então a investigação de ambos os casos precisa ser analisada de outra perspectiva. 

Enquanto o Departamento de Polícia de Oslo investiga as duas mortes, um novo escândalo surge e pode ter ligação com a morte dos dois políticos. Em 1965 uma vacina foi distribuída para as crianças e houveram algumas mortes, então a polícia precisa analisar se a morte de duas figuras políticas têm relação com a morte dos bebês na década de 60. 

Na boca do leão é uma leitura indicada para os amantes de livros investigativos e policiais. Anne Holt é uma das autoras que tenho lido bastante nos últimos tempos, fiz a leitura de cinco livros da série Hanne Whilhelmsen e espero que a Editora Fundamento lance os outros em breve. A forma com que a autora conduz a história, soltando as informações aos poucos e fazendo o leitor criar diversas teorias antes de descobrir o que realmente aconteceu é um dos motivos que me fazem continuar gostando da série, além dos personagens e as histórias interessantes. Hanne é uma protagonista que me cativou por causa da sua personalidade e a forma com que ela investiga os casos, buscando sempre descobrir o que aconteceu com suas vítimas. 

A capa do livro é bastante chamativa e mantém o padrão da série, assim como a diagramação. Os capítulos bem divididos e na página inicial retomam um elemento da capa, além de considerar o dia e a hora dos acontecimentos o que facilita a leitura e a identificação dos fatos, letras em bom tamanho e páginas amareladas tornam a leitura fluida.  Na boca do leão foi um dos livros que mais gostei da série e sem dúvida indico para todos os leitores que gostam do gênero e querem acompanhar uma boa investigação criminal.



"- Eu tenho um forte pressentimento de que a morte do bebê de Birgitte Volter é mais relevante para o caso do assassinato do que o atual escândalo da Saúde. Acho que nos perdemos nos detalhes de todos os outros bebês que morreram. E acho que você está certo sobre o guarda. Algo o liga a isso também. Por acaso nasceu em 1965?
- Não. Ele é muito mais novo." Página 305


5 comentários:

  1. Oi Rafa,
    Só li um livro ambientado na Noruega e gostei da mudança de ares, por isso Na boca do Leão me chamou atenção e, também, porque já li ótimas recomendações das obras de Anne Holt. Uma investigação que pode estar relacionada a um acontecimento do passado é algo que gosto quando é explorado em um livro policial, pois faz com que a história fique muito mais interessante. Claro que há política envolvida no caso, o que imagino possa vir a ser um fator bem complicado para Hanne ter que lidar. Por se tratar de uma série de investigação policial eu sempre me preocupe com a capacidade do autor inovar a cada livro e não permitir que as histórias se tornem repetitivas e, neste caso, devo dizer que Anne Holt tem uma ótima imaginação. Espero ter a oportunidade de conferir esse e os demais livros da série.

    ResponderExcluir
  2. Rafa!
    Como gosto de livros investigativo e aqui tem mais duas coisas que me agradaram, primeiro o fato de ser em um país que não é comumente a ambientação de livros e também o fato das possibilidades de ser ou não uma trama política e/ou algo haver com o passado... enfim, quero muito ter a oportunidade de ler, não apenas ese livro, mas também a série.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Não conhecia a série, mas me senti atraída pela temática. O que me preocupa é o fato de: é necessário tantos livros para contar um desfecho de um caso policial? Medo de ficar muito enrolativo kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giovanna. Cada volume tem um caso diferente, é uma série por causa dos protagonistas serem os mesmos. Dá para fazer a leitura dos livros sem a sequência, mas alguns detalhes você não irá entender por causa disso.

      Excluir
  4. Li poucos livros com temática policial/investigativo, mas os poucos livros que li eu gostei.
    O livro me interessou, pois liga fatos que aconteceu décadas atrás com a história atual, mas por se tratar de uma série com vários volumes meio que me não agradou.

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!