Páginas

27 fevereiro 2019

Resenha: As viúvas - Lynda La Plante (Dolly Rawlins #1)

|
Editora: Intrínseca
Ano: 2018
Páginas: 400

Livro que inspirou o filme estrelado por Viola Davis com roteiro de Gillian Flynn.

Dolly, Linda e Shirley não eram grandes amigas nem tinham nada em comum até que os maridos morrem juntos operando uma tentativa de assalto. Cada uma a seu modo está enfrentando o luto quando Dolly é surpreendida por descrições detalhadas de todos os roubos realizados e planejados pelo marido. Ela se vê diante de uma encruzilhada: pode se livrar daquilo tudo e voltar à sua vida pacata ou entregar a descoberta aos criminosos que querem tomar o lugar do falecido. Mas ninguém cogitaria sua aposta em uma terceira alternativa: recrutar as outras viúvas e concluir aquela última missão.

Sozinhas e sem experiência no mundo do crime, as três começam os preparativos para a operação, porém o caminho até o roubo perfeito não se mostra exatamente simples. Mesmo com o cenário ideal para o crime ideal, será que mulheres de luto conseguirão concretizá-lo?

Com protagonistas femininas fortes e uma narrativa intensa, As Viúvas inspirou a adaptação com direção de Steve McQueen McQueen (12 Anos de Escravidão) e roteiro de Gillian Flynn. Protagonizado por Viola Davis e com grandes nomes no elenco, como Liam Neeson, Colin Farrell e Michele Rodriguez, o filme — já cotado para o Oscar — estreia no Brasil dia 29 de novembro.

Classificação:     



"O cofre de Harry a aguardava. Dolly se ressentia da intromissão constante e da suposição arrogante daqueles policiais de que, em seu "estado delicado", ela vacilaria e os levaria a algo capaz de arruinar o nome e a reputação de Harry. Na verdade, a presença deles garantia exatamente o contrário: embora Dolly estivesse morrendo por dentro, as instruções de Harry lhe deram ânimo. Ao segui-las, ela o manteria vivo." Página 37


As viúvas é uma leitura que fiz por causa da ampla divulgação do filme, quando vi que seria lançado pela Intrínseca não hesitei em fazer o pedido e adorei a história criada por Lynda La Plante. Apesar de se tratar de um livro sobre crimes, a leitura é divertida e nada monótona. As protagonistas têm suas histórias bem desenvolvidas e fiquei presa na leitura do início ao final. 

A história começa quando os maridos de Dolly, Shirley e Linda morrem em um assalto que foi frustrado. Harry, marido de Dolly, deixa para ela pistas de onde encontraria seus livros caixa e lá havia os nomes de todos os criminosos da área, além de todo o plano que foi bolado para fazer o grande assalto que findou sua vida. Dolly encontra os materiais do marido, mas precisa escondê-los do homem que está tentando ocupar o lugar de Harry no mundo do crime. Ao mesmo tempo que precisa manter sua segurança, Dolly é seguida pela polícia que procura desmascarar Harry como o ladrão que foi durante sua vida. 

Ao perceber o quê deu errado durante o assalto, Dolly decide procurar as outras viúvas para bolarem um plano e concluírem o assalto dos finados maridos. Porém Dolly precisa encontrar uma quarta mulher que esteja disposta a arriscar tudo e embarcar nessa jornada criminosa. 

As viúvas é uma leitura envolvente e as reviravoltas deixaram o livro ainda melhor, fiquei ansiosa para conferir a adaptação e a continuação da história de Dolly e suas companheiras. A narração é feita em terceira pessoa e os capítulos são bem divididos, além de contar com cenas dos diversos personagens para dar ao leitor uma melhor visão da história. A capa é chamativa e combinou perfeitamente com a história, a diagramação e revisão estão boas, o que deixa a leitura ainda melhor. Este é um livro indicado para os leitores que gostam de uma boa história e descobrir com os protagonistas que nada é exatamente o que parece à primeira vista. 


"Agora, também teriam que decorar a rota exata do dia do grande assalto - mas já estavam muito longe de serem aquelas viúvas fracas, chorosas e aflitas que se encontraram na sauna tantos meses atrás. Agora,  elas eram uma equipe, Dolly sorriu. Independentemente de suas falhas, seu humor e sua inexperiência, elas eram uma equipe. A sua equipe. E nada nem ninguém as deteria." Página 236

Um comentário:

  1. Oi Rafaella,
    Só fiquei sabendo deste livro por causa da adaptação e sem dúvidas é um história diferente que chama bastante atenção. Essa história tem um propósito bem claro e tudo que foi feito, todas as escolhas, foram pensadas visando um resultado final de impacto e grande relevância. O interessante é que quando vemos uma história assim nunca temos mulheres como as cabeças das operações e mesmo que estas protagonistas não tivessem a ideia inicial suas coragens e raiva as fizerem encarar algo que ninguém imaginava. Tem muita coisa real sendo retratada e a principal é a descoberta de segredos entre casais. Espero conferir essa trama e assistir a adaptação que está com um elenco maravilhoso.

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!