Páginas

29 dezembro 2021

Resenha: Os dois morrem no final - Adam Silvera

|

Editora: Intrínseca
Ano: 2021
Páginas: 416
Tradutor: Vitor Martins

                                                           

No dia 5 de setembro, pouco depois da meia-noite, Mateo Torrez e Rufus Emeterio recebem uma ligação da Central da Morte. A notícia é devastadora: eles vão morrer naquele mesmo dia.

Os dois não se conhecem, mas, por motivos diferentes, estão à procura de um amigo com quem compartilhar os últimos momentos, uma conexão verdadeira que ajude a diminuir um pouco a angústia e a solidão que sentem. Por sorte, existe um aplicativo para isso, e é graças a ele que Rufus e Mateo vão se encontrar para uma última grande aventura: viver uma vida inteira em um único dia.

Uma história sensível e emocionante, Os dois morrem no final nos lembra o que significa estar vivo. Com seu olhar único, Adam Silvera mostra que cada segundo importa, e mesmo que não haja vida sem morte, nem amor sem perda, tudo pode mudar em 24 horas. [+]


"Agora estou tomando banho porque me sinto culpado por esperar que o mundo, ou alguma parte dele além de Lídia e meu pai, fique triste com minha partida. Como me recusei a viver invencivelmente todos aqueles dias em que não recebi o alerta, desperdicei todos os meus ontens, e agora já não me resta nenhum amanhã." Página 18


Os dois morrem no final é o novo livro do Adam Silvera, lançado no Brasil pela Editora Intrínseca em 2021. A editora fez um trabalho maravilhoso na divulgação dessa obra que contou com semana especial e leitura coletiva com os parceiros, infelizmente por conta da mudança não consegui participar, mas assim que consegui fiz a solicitação para conhecer esse livro e não me arrependi. 

Tudo começa com uma ligação da Central da Morte avisando que Mateo Torrez e Rufus Emeterio morreriam ainda neste dia. Cada um lidando com a notícia de sua partida iminente de sua forma, mas ambos têm a ideia de acessar o aplicativo Último Amigo criado para ajudar a Terminantes terem uma chance de aproveitar o seu Dia Final na companhia de alguém bacana. As primeiras tentativas de contato foram sem sucesso, mas em algum ponto Rufus e Mateo começam a conversar e se encontram. Então os dois decidem aproveitar o dia que tem juntos e fazer valer a pena o seu Dia Final.

Mateo Torrez é um adolescente ansioso e que não se arrisca muito na vida, Rufus perdeu os pais e a irmã a pouco tempo e mora em um lar temporário junto de seus amigos que se chamam de Plutões. Uma ligação estranha, porém os dois partem em uma missão de viver tudo o que não viveram até agora. Além de deixar um tempo para se despedir das pessoas que amam, no caso de Mateo seu pai que está hospitalizado e a melhor amiga, já Rufus pretende se despedir de seus melhores amigos e sua ex-namorada. 


"Não importa quantas vezes olharmos para os dois lados antes de atravessar. Não importa se não formos pular de paraquedas só por medo, embora isso signifique que nunca vou voar com meus super-heróis preferidos. Não importa se vamos abaixar a cabeça ao passarmos por uma gangue em um bairro perigoso.
Não importa como escolhemos viver, nós dois morremos no final." Página 90


A história criada por Adam Silvera é sensível e emocionante, foi uma experiência maravilhosa acompanhar Rufus e Mateo em seu Dia Final. Confesso que me apeguei aos personagens e acabei segurando a leitura para aproveitar mais um tempo com os protagonistas e seus amigos. A cada cena me apaixonava mais pela força e a vontade de viver dos dois, mesmo que soubessem que era o seu último dia junto de seus entes queridos. 

A edição está linda, a capa é um amor e mostra ao leitor um pouco do laço que se criou entre estes dois protagonistas tão diferentes. O livro é divido em quatro partes e a narração é de acordo com o personagem e a hora em que os fatos estão acontecendo. Além dos protagonistas e seus amigos, o autor inseriu outros personagens ao longo da leitura e fez com que todos se conectassem tornando a experiência de conhecer essa história ainda mais emocionante. No final do livro há um mapa de personagens e os primeiros rascunhos dessa história que me encantou  desde as primeiras páginas. Então aqui fica a minha dica: se tiverem a oportunidade de ler essa história não deixem para depois, corram ler e conhecer essa obra maravilhosa. 


"Continuo com os golpes, batendo no corrimão porque minha família morreu, batendo porque meus melhores amigos estão presos, batendo porque minha ex-namorada traiu nossa confiança, batendo porque acabei de fazer um novo amigo incrível e nós não temos nem um dia inteiro para passarmos juntos. Paro, sem fôlego, como se tivesse acabado de derrotar uns dez caras numa luta. Nem quero uma foto do rio Hudson, então dou meia-volta e o deixo para trás, caminhando em direção ao Mateo, que empurra a bicicleta em círculos." Página 246


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!