Páginas

27 junho 2020

Resenha: O mar infinito - Rick Yancey

|
Editora: Fundamento
Ano: 2015
Páginas: 248





COMO LIVRAR A TERRA DE 7 BILHÕES DE HUMANOS? TIRE A HUMANIDADE DELES.

Cassie Sullivan e seus amigos sobreviveram às quatro ondas de destruição provocadas pelos Outros. Agora, com a raça humana quase exterminada e a 5ª Onda encobrindo a Terra, os sobreviventes devem escolher: encarar o inverno e esperar o retorno de Evan Walker ou partir à procura de abrigo antes que o inimigo os alcance. Porque o próximo ataque é mais do que possível – ele é inevitável.

Os homens ainda não viram as profundezas até onde os Outros podem descer nem os Outros viram a que alturas a humanidade pode se erguer. Esta é a derradeira batalha entre vida e morte, esperança e desespero, amor e ódio.


Pode conter spoilers de A 5ª ONDA




"Foi como se Vosch quisesse que Ben descobrisse a verdade. Quisesse ensinar-lhe a desesperança da esperança. E qual seria o sentido disso? Se eles queriam nos aniquilar, por que simplesmente não foram em frente e nos aniquilaram? Deve haver dúzias de meios para acabar conosco rapidamente, mas eles o fizeram em cinco ondas em uma escalada progressiva de terror. Por quê?" Página 58


O mar infinito é o segundo volume da série A 5ª onda, lançada no Brasil pela Editora Fundamento e de autoria de Rick Yancey. No livro anterior acompanhamos a luta de Cassie para enfrentar os invasores e partir em busca do paradeiro de seu irmão caçula. A protagonista teve sucesso no resgate de Sam e agora está junto das outras crianças do acampamento, incluindo Ben - seu antigo colega de escola - em um hotel abandonado.

Por outro lado, Evan Walker - um jovem que ajudou Cassie na jornada de reencontrar Sam - está agora acompanhado de Graça, uma jovem que não o permite se aproximar de Cassie e seus amigos, isto é, para protegê-los de Graça. A relação entre os dois é algo bastante explorado durante a narração, pois assim como Walker, Graça é uma personagem complexa e que esconde alguns segredos que serão apresentados ao longo da história. 

A personagem do esquadrão que ganha destaque neste volume é Especialista, ou Esp - para seus companheiros -, junto de Teacup ela deixa o hotel decidida a encontrar um lugar seguro para ficarem, porém precisa tomar uma rápida decisão para salvar a vida de sua pequena companheira, então um novo mundo se abre a seus pés. A narrativa envolvendo a jovem destemida torna o livro ainda melhor do que o primeiro, já que podemos conhecer mais sobre essa garota forte que está lutando por sua vida.



"Um fato que ele carregava em seu íntimo, trancado em um diferente tipo de quarto oculto. Às vezes, era difícil se livrar dele: o conhecimento de que todos os rostos que ele via eram os rostos de um futuro cadáver. O seu mundo era povoado de fantasmas vivos." Página 81



O mar infinito é um livro mais denso do que o primeiro, neste volume os sentimentos dos personagens são colocados em evidência, o medo, desespero, raiva, tristeza e desesperança dão mais profundidade à leitura e fazem com que o leitor acompanhe as batalhas dos sobreviventes. Além disso, Cassie deixa de ser a protagonista e o autor foca a história em Especialista, sua nova vida acaba sendo pior do que a anterior, o que a faz se apegar aos pequenos detalhes para manter sua sanidade mental. Outros personagens e suas histórias são exploradas ao longo da narração, o que me fez ficar com ainda mais de vontade de continuar a leitura desta série e conhecer mais sobre estes jovens sobreviventes. 

A edição, assim como a primeira, mantém uma identidade visual e a capa é bem interessante e faz o leitor refletir sobre a história a ser apresentada. O livro é dividido em partes, sendo que em cada uma tem um personagem como foco, alguns são narrados em primeira pessoa, outras partes são narradas em terceira pessoa e focam em mais de um personagem. Os capítulos são bem divididos, letras em bom tamanho, a diagramação é simples e funcional, porém a revisão deixou passar alguns errinhos, mas nada que estrague a leitura. Sem dúvidas O mar infinito foi uma ótima leitura e não vejo a hora de poder ler a continuação da história criada por Rick Yancey.




"A comida é real? O garoto que me trouxe a comida é real? A incerteza de minha experiência está desabando. Estou me afogando em um mar infinito. Afundando devagar, o peso das profundidades sem luz me empurrando para baixo, espremendo o ar de meus pulmões, tirando o sangue de meu coração." Página 174


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!