Páginas

19 outubro 2017

Resenha: As coisas que fazemos por amor - Kristin Hannah

|
Editora: Arqueiro
Ano: 2017
Páginas: 352

Caçula de três irmãs, Angela DeSaria já tinha traçado sua vida desde pequena: escola, faculdade, casamento, maternidade. Porém, depois de anos tentando engravidar, o relacionamento com o marido não resistiu, soterrado pelo peso dos sonhos não realizados.

Após o divórcio, Angie volta a morar na sua cidade natal e retorna ao seio da família carinhosa e meio doida. Em West End, onde a vida vai e vem ao sabor das marés, ela conhece a garota que mudará a sua vida para sempre.

Lauren Ribido é uma adolescente estudiosa, bem-educada e trabalhadora. Apesar de morar em uma das áreas mais decadentes da cidade com a mãe alcoólatra e negligente, a menina sonha cursar uma boa faculdade e ter um futuro melhor.

Desde o primeiro momento, Angie enxerga em Lauren algo especial e, rapidamente, uma forte conexão se forma: uma mulher que deseja um filho, uma menina que anseia pelo amor materno. Porém, nada poderia preparar as duas para a repercussão do relacionamento delas. Numa reviravolta dramática, Angie e Lauren serão testadas de forma extrema e, juntas, embarcarão em uma jornada tocante em busca do verdadeiro significado de família.


Classificação:       



"David não sabia como era perder algo tão importante. Mas ele estava certo. Ela deveria ter ligado.  Mesmo tendo só 17 anos e às vezes sendo imaturo, David era a pessoa mais estável na vida dela. Quando estava com ele, seu futuro - o futuro dos dois - parecia puro e cintilante como uma pérola." Página 53


Os livros da autora Kristin Hannah sempre chamaram a minha atenção, mais pelo fato de que eram os primeiros que minha mãe batia os olhos em uma livraria, porém apesar de tê-los em casa ainda não havia lido nenhum deles. Quando solicitei a obra para a Arqueiro percebi que seria um dos únicos lançamentos que teria interesse de resenhar, já que os outros eram integrantes de séries, então assim que ele chegou comecei a leitura e não me arrependo nem por um segundo de tê-lo adiantado na lista de leituras, já que é um livro excepcional.

Em As coisas que fazemos por amor conhecemos Angie De Saria, uma mulher fragilizada pela morte de seu pai e de sua recém-nascida, planejada com tanto amor e uma vitória para o casal, que já tentavam conceber há algum tempo. Quando a dor se instala na vida de Angela, ela se afasta do trabalho e aos poucos do marido, Conlan, e decidem cada um seguir sua vida. Ao voltar para a sua cidade Natal, Angie se compromete com sua mãe e irmãs a criar uma estratégia para o restaurante da família que aos poucos caminha para a falência. Em West End, todos se conhecem e em uma situação Angie vê uma garota pedindo emprego em um dia chuvoso, pouco depois quando está fazendo trabalho voluntário avista a mesma garota pedindo a doação de um blusão de frio para sua mãe. Para ajudá-la, Angie compra os casacos e depois lhe oferece um emprego no De Sarias, já que a única garçonete do restaurante é uma senhora e não aguentaria o aumento do movimento previsto pela família.

A garota é Lauren Ribido, uma adolescente criada pela mãe e que busca um apoio para a vida conturbada. Lauren é extremamente estudiosa, faz o ensino médio em uma escola católica com bolsa integral conquistada por seu esforço. A jovem namora David há quase quatro anos e o rapaz é o único que é estável nesta realidade conturbada entre trabalhar para pagar o aluguel e cuidar da mãe alcoólatra que sempre se envolve com os homens errados, porém o mundo de Lauren começa a ruir quando um descuido ameaça mudar sua vida para sempre. E é nesta situação em que a amizade entre Lauren e Angie floresce, já que a jovem buscava o amor de uma mãe e Angie buscava o afeto de uma filha. 



"Palavras de gente grande, notou Angie: uma explicação dada a uma criança que ansiava por ver as luzes de Natal. Ela queria pôr a mão no ombro da garota, mostrar que Lauren não estava sozinha, mas o momento não permitia tal intimidade." Página 155


As relações familiares são abordadas por Kristin Hannah sem deixar a leitura pesada, é claro que a autora mescla temas fortes como luto e alcoolismo, porém para o leitor a trama é permeada com situações verossímeis e que podem ser encontradas em todas as famílias. Pelo que pude perceber na entrevista feita com a autora e publicada nas últimas páginas do livro, a família e relações entre mães e filhas são presentes em todos os seus livros e, se todos forem como As coisas que fazemos por amor, tenho certeza que Kristin Hannah se tornará uma das minhas autoras favoritas em breve.

Com relação aos aspectos editoriais, tenho que dar os parabéns para a editora pois o livro está impecável. A capa é maravilhosa e chamativa, dando uma visão do que iremos encontrar ao mergulhar na história de Angie e Lauren, a diagramação é simples e os capítulos bem divididos, letras de bom tamanho e páginas amareladas. A revisão está ótima e torna a leitura ainda mais agradável para o leitor, sem dúvidas este é um dos melhores romances que li em 2017. Recomendadíssimo para os leitores que gostam do gênero e para aqueles que querem ler uma história bem elaborada com temas difíceis de se abordar, mas tratados com tanto cuidado e respeito pela autora. 



"Lauren estava sozinha no mundo. Era uma garota boa e responsável, que faria a coisa certa ou morreria tentando, mas como era possível uma menina de 17 anos encontrar o caminho certo numa estrada tão traiçoeira? Ela precisava de ajuda." Página  223

3 comentários:

  1. Rafa!
    Os livros da Kristin tem esse poder sobre o leitor, causa impacto e nos faz repensar em muitas coisas, sem contar que temos de comprar uma caixa de lenços, né?kkkk
    Já me identifiquei com a Angie, porque sempre quis ser mãe biológica e nunca pude, embora tenha sido mãe de outras formas, dos sobrinhos, das enteadas... e sei bem a frustação qu ela passou.
    Quero poder conferir a leitura.
    Desejo um ótimo final de semana!
    “É melhor saber coisas inúteis do que não saber nada.” (Sêneca)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  2. quando recebi o livro simplesmente o devorei, Kristin é uma das minhas autoras favoritas e tem uma grande sensibilidade ao escrever e nos colocar nessa sinuca de situações, sentimentos e ações
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. eu amei esse livro, Kristin tem muita sensibilidade para trazer a tona enredos tão dramáticos e emotivos

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!