Páginas

27 fevereiro 2016

Resenha premiada: Vida e Morte/Crepúsculo - Stephenie Meyer

|
  • Páginas: 736
  • Gênero: Ficção
  • Lançamento: 2015
  • Editora: Intrínseca

O clássico de Stephenie Meyer revisitado 10 anos depois.

Novamente, os leitores vão se apaixonar pela arrebatadora história de amor de Bella e Edward... ou, quem sabe, será uma primeira vez. A edição especial de aniversário inclui um conteúdo extra e exclusivo: Vida e morte, nova versão em que autora inverte o gênero dos principais personagens.
Em Vida e morte os leitores vão se maravilhar com a experiência de ler a icônica saga de amor agora pelos olhos de um adolescente que se apaixona por uma sedutora vampira. Numa publicação ao estilo “vira-vira”, a edição comemorativa traz mais de 400 páginas de conteúdo extra, além da nova capa, com Crepúsculo de um lado e Vida e morte de outro. Os milhares de fãs de Bella e Edward não vão querer perder a oportunidade de ver seus tão queridos personagens em novos papéis.

Classificação:     


"Talvez algumas garotas estivessem curiosas com o fato de eu ser o cara novo, mas Edythe não era uma McKayla nem uma Erica. Eu estava ciente de que meu mundo e o dela eram esferas que não se tocavam. Eu já estava com medo de que olhar para o rosto dela estivesse me dando expectativas irreais que me perseguiriam pelo resto da vida." Página 51

Vida e Morte foi produzido para a comemoração dos 10 anos de Crepúsculo e lançado no Brasil pela Editora Intrínseca, que detêm os direitos da saga no país. Logo no prefácio a autora, Stephenie Meyer, apresenta ao leitor as razões para o lançamento da obra e, como não havia tempo para finalizar Midnight Sun, ela decidiu por fazer a história de Crepúsculo invertendo os gêneros. 
Bella tornou-se Beau e Edward virou Edythe, confesso que no começo tive um sério problema ao comparar com o original, mas com o passar dos capítulos acabei entrando no ritmo da leitura e desapeguei de Crepúsculo. Apenas em dois casos foram mantidos os personagens originais da saga e a autora explica o motivo dessa decisão, assim como todas as mudanças feitas em Vida e Morte, no prefácio. 
A história permanece a mesma, Beau decide morar com Charlie em Forks e lá conhece a misteriosa Edythe Cullen e sua família. Filhos adotivos da Dra Carine Cullen e Earnest - Edythe, Archie e Eleanor - e os irmãos Hale, Jessamine e Royal. Em uma viagem para a praia de La Push, Beau conhece por meio de Julie Black a história dos quileutes e dos frios, esta que se relaciona com a família Cullen. É neste ponto em que Beau inicia a investigação para descobrir o que a misteriosa Edythe esconde de todos. 

"Eu tinha certeza de algumas coisas. Primeiro, Edythe era uma vampira de verdade. Segundo, havia uma parte dela que me via como alimento. Mas, no final, nada disso importava. A única coisa que importava era que eu a amava, mais do que imaginei que fosse possível amar alguma coisa. Ela era tudo que eu queria, a única coisa que eu queria na vida." Página 156

O padrão de Crepúsculo se manteve na capa e diagramação na edição de Vida e Morte. A edição conta com um prefácio e prólogo, em ambos a autora conversa com o leitor, apresentando seus motivos para a publicação da obra e o que ela pensou enquanto escrevia Vida e Morte.  O exemplar conta também com a edição de Crepúsculo, como é feita nos livros vira/vira, em que dois livros são adequados na mesma edição. O que tornou fácil para conferir como eram as cenas no original e os personagens que eram inseridos na história, como li há muitos anos, acabei tendo que conferir quais eram os personagens que foram invertidos à medida que apareciam na narração. 
O livro me agradou bastante, principalmente o final que foi modificado para essa nova história. Com a inversão de gênero a obra pecou na revisão, pois notei que em muitas frases a adequação das palavras não foi feita para tornar a leitura fluida. Em muitos pontos faltou concordância e em algumas palavras foram suprimidas letras, acredito que o tempo curto foi algo que gerou essa falha na revisão da obra. Este é um livro de colecionador e sem dúvidas cumpriu o seu papel na comemoração dos dez anos de Crepúsculo. Como leitora, adorei ver o amor que a editora tem com essa série e a publicação para os fãs me deixou encantada. Sem dúvida é um livro para ter em sua coleção e reviver a história que conquistou milhares de pessoas, mas - agora - na pele de Edythe e Beau. 

"-Pare, Beau, pare. - interrompeu ela, as palavras jorrando tão rapidamente que era difícil entendê-las, - Você está se preocupando com as coisas erradas, Beau. Confie em mim, nenhum de nós está em risco. Você está sob uma tensão muito grande; não a aumente com preocupações imaginárias. Ouça o que eu digo! - ordenou ela, porque eu desviei os olhos. - Nossa família é forte. Nosso único medo é perder você." Página 321


Para concorrer ao exemplar de Vida e Morte, deixe um comentário na resenha sobre o que espera da leitura. Neste comentário coloque também seu e-mail para contato e depois preencha o formulário corretamente: 



a Rafflecopter giveaway



Regras Gerais: 
• Será apenas 1 ganhador; • Para concluir a opção do Facebook é necessário Curtir a página do blog;• O sorteio vai de 27/01/2016 até 14/02/2016;• Não serão aceitos perfis utilizados unicamente com fins promocionais;• É obrigatório ter endereço de entrega no Brasil;• A responsabilidade do envio do livro é da Editora Intrínseca e nos reservamos ao direito de enviar o prêmio em até 45 dias;• O vencedor terá o prazo de 72 horas para responder ao e-mail com os dados necessários para o envio dos prêmios;• O blog não se responsabiliza por extravio, danos nos pacotes ou endereço de entrega inválido;• Em caso de dúvidas, deixe um comentário.

13 comentários:

  1. Inicialmente achei uma loucura da Step. publicar um livro desse (gente pura fanfic), mas quero um exemplar para mim ♥

    ResponderExcluir
  2. Amei, bem amadinho, ler a série Crepúsculo.
    A história me prendeu do início ao fim, todos os livros estão na minha lista de favoritos.
    Em relação a essa edição comemorativa, confesso que estou bastante curiosa, principalmente com essas alterações!
    Parece ser uma leitura bastante agradável, como foram as outras.
    Espero poder ler em breve.
    Beijos
    Caroline Garcia
    caarol.garcia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Tenho bastante curiosidade em ler essa nova edição do livro. Eu era uma viciada na saga crepúsculo, li 4 vezes a saga inteira em minha adolescência, mas faz uns anos que não leio. Acho que seria legal "reler" mas agora com um ponto de vista diferente, até porque a autora disse ter corrigido alguns errinhos que haviam na saga.

    Giovanna Jocronis

    giovannajocronis@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Achei a ideia muito louca, não aprovava, mas como fã, obviamente acabarei comprando e lendo

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esse livrinho! Sou apaixonada pela saga então quando vi que na comemoração de 10 anos ia lança um novo livro fiquei louca kkk

    Mais não tinha certeza ainda sobre o que pensar sobre inverte os gênero sei lá achei que ia fica bem entranho pelo menos no começo, mais ainda assim espero pode ler ele o mais rápido possível e sabe como fico o final que foi modificado *-*

    ResponderExcluir
  6. Final diferente é? To curiosa rsrsrs.
    Porque nomes tão feios?
    Se decidir ler espero gostar.

    Ainda não tive vontade de ler Vida e Morte, mas li a Saga Crepúsculo.
    Nome completo: Antonia Andreza Felix da Silva
    Nome de comentarista: Andreza Layla
    andrezzalaylasilva@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Concordo que todo fã da série tem que ler e ter esse livro para sua coleção. Não espero muita novidade, mas com final diferente com certeza desperta mais meu interesse.

    Nome completo e de comentarista: Alice Mandara
    email: alicemand@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Amei a ideia de um novo livro, espero muita emoção

    Maria Fernanda
    fefernanda132@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Uau, espero encontrar nessa leitura muita emoção assim como em crepúsculo e um pouco de novidade. Fiquei curiosa com essa inversão
    Karen Loise
    email: karen_loise@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Eu começei a ler e desisti, fiquei muito apegado a história original e foi difícil me desligar da Bella e Edward... Gostei das explicações dela no início sobre as mudanças e o que a levou a escrever dessa nova maneira.

    Allan Ribeiro

    allan.dioni@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Acho que a Steph revolucionou o mundo da literatura com essa versão de twilight com os gêneros modificados, é preciso muita criatividade e coragem pra fazer o que ela fez, e o proposito pelo qual vida e morte foi escrito serviu pra que a imagem fragil de bella no livro original mudasse de vez. Espero mesmo que ela volte de vez a produzir mais obras, pertencendo ou não ao mundo da saga.

    ResponderExcluir
  12. Esqueci os dados no comentário anterior *aloka*
    Mayara Pinto
    mayarapinto2010@hotmail.com

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!