Páginas

07 janeiro 2016

Resenha: A febre - Megan Abbott

|
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Páginas: 272


Na Escola Secundária de Dryden, Deenie, Lise e Gabby formam um trio inseparável. Filha do professor de química e irmã de um popular jogador de hóquei da escola, Deenie irradia a vulnerabilidade de uma típica adolescente de 16 anos. Quando Lise sofre uma inexplicável e violenta convulsão no meio de uma aula, ninguém sabe como reagir.
Os boatos começam a se espalhar na mesma velocidade que outras meninas passam a ter desmaios, convulsões e tiques nervosos, deixando os médicos intrigados e os pais apavorados. Os ataques seriam efeito colateral de uma vacina contra HPV?
Envoltos em teorias e especulações, o pânico rapidamente se alastra pela escola e pela cidade, ameaçando a frágil sensação de segurança daquelas pessoas, que não conseguem compreender a causa da doença terrível e misteriosa.


  Classificação:     



"Tom se obrigou a pensar que não devia ser muito grave. Meninas desmaiavam, adolescentes desmaiavam. Algumas doenças podiam provocar essas coisas, e o estresse também. Algumas daquelas meninas pareciam nunca comer, iam flutuando pelos corredores como espectros e ficavam escondidas embaixo das arquibancadas durante as aulas de educação física. Ele já tinha visto muitas coisas nesses vinte anos como professor de ensino médio." Página 35


Lise, Gabby e Deenie são amigas há anos. Lise sempre fora uma criança gordinha e na adolescência transformou-se em uma garota muito bonita, Gabby é um pouco insegura devido a separação de seus pais e Deenie nunca teve uma figura materna já que sua mãe abandonou a família anos atrás. As meninas eram comuns até o dia em que Lise teve uma convulsão durante a aula, seus colegas de turma filmaram tudo e o vídeo correu solto pela internet. As causas?? Nada informado nos primeiros dias, porém quando Gabby sofre do mesmo mal em uma apresentação, os boatos começam a se espalhar e tudo indica que fora uma vacina contra HPV que está tendo efeitos colaterais no organismo das meninas da cidade. Logo, muitas meninas estão tendo sintomas diversos e a comunidade está em estado de alerta.

Lise está no hospital sendo observada, já que seu estado é crítico. Por outro lado, Gabby vai para casa e continua com suas atividades. Quando Deenie vai visitar a amiga no hospital, encontra-o lotado de garotas, muitas delas ela conhece e estuda. O pânico está instalado e os pais buscam respostas para o que as filhas podem ter adquirido com a vacinação. Este é um livro alucinante e, pasmem, baseado em uma história real acontecida nos Estados Unidos. A autora precisou manter-se fiel ao desenrolar da trama e esta será adaptada em uma série de TV que será exibida na MTV

A Febre mostra ao leitor o quanto uma comunidade pode ficar abalada com um acontecimento e várias teorias e especulações podem rondar o fato. Deenie é a protagonista que busca respostas para o que aconteceu com suas melhores amigas, por outro lado Tom - pai da garota - também busca uma explicação já que acredita que Deenie poderá ser a próxima a ser afetada por isso. Eli, irmão de Deenie, é outro personagem relevante para a história, apesar de não parecer logo de início. Uma trama bem ambientada, com personagens construídos com maestria a autora prende seu leitor do início ao fim da obra. Confesso que achei que o final seria bem elaborado e haveria algo a mais do que realmente foi, mas isso não tira os créditos de me prender durante toda a leitura. Acredito que solicitei a obra para a editora por conta da aura de mistério que envolve a trama, porém ao terminar de ler e procurar informações no Skoob fiquei muito feliz de ver que a trama seria explorada em uma série de TV e irei conferir logo que estrear. A capa é perfeita e nos mostra um pouco do mistério que está contido no livro, a diagramação está boa, os capítulos são curtos e nos mostram o que está acontecendo com os envolvidos e, principalmente, com Deenie. Sem dúvidas este livro é indicado para aqueles que curtem um bom mistério que os prenda do início ao fim. 



"A sensação foi como estar em um daqueles sonhos em que sabemos que a porta está lá apenas para nós. Talvez nem estivesse lá até precisarmos dela." Página 204



Saiba mais sobre a história real no site da Intrínseca

26 comentários:

  1. Rafa, quando li a sinopse deste livro, minha curiosidade foi aguçada no mesmo instante. O que mais me intriga, não é só o fato da narrativa ser rodeada de mistérios, mas principalmente por ser baseado em uma história real, o que dá muito mais destaque á obra.
    Um livro que não pode faltar em minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  2. Atualmente, a leitura não me interessa muito, já que a premissa não me cativou. A A ideia de mostrar o medo e as teorias dos habitantes da cidade parece ser excelente, e os personagens muito bons, porém sinto que o livro falta algo a mais para me convencer. Interessante ser baseado em uma história real! Resenha muito boa, abraços.
    bookdan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Tenho uma baita curiosidade de ler este livro, parece mesmo ótimo é trata de casos curiosos. Não sabia que vai virar série?! Fiquei empolgada, com toda certeza vou assistir também!
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de livros de mistérios, que nos fazem ter curiosidade em continuar a leitura e descobrir o desfecho da história.

    http://lenabattisti.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu conheci esse livro porque ganhei um marcador do mesmo, eu achei bastante interessante a premissa e até adicionei no Skoob. Sua resenha ficou positiva, mas me fez repensar um pouco. Gostei!


    ResponderExcluir
  6. Oi Rafa, já ouvi falar muito sobre esse livro e já tem a te o filme mas primeiro vou ler o livro e depois vejo o filme e você fez uma resenha incrível bjs.

    ResponderExcluir
  7. Não sei, já tentei ler esse livro, mas ele não me interessou. Digo, a sinopse é interessante e a ideia parece ser genial, mas não é o tipo de leitura que não me instiga realmente. Talvez seja toda essa carga de mistério envolvido que não me atrai ou algo do tipo... O fato de ser baseado numa história real até deixa um pouco mais convencida a dar mais uma chance ao livro, contudo, vou deixá-lo para depois.

    ResponderExcluir
  8. Como gosto muito de livros com muito suspense, me interessei por esse. Achei a sinopse muito intessante e saber que vai ser adaptado para uma série da MTV só me deixou mais curiosa para ler esse livro.

    ResponderExcluir
  9. Quando eu vi a capa desse livro fiquei muito curiosa e não é pra menos né rsrs. Até gostei da sinopse, parece uma historia diferente e ainda mais sendo baseada em uma historia real. Gosto muito dos livros da intrínseca e acredito que esse não fica para trás.

    ResponderExcluir
  10. Parece um livro bem intrigante e que nos desafia a compor nossas próprias teorias (eu mesmo, mesmo sem ter lido, comecei já a especular).
    Legal que vai virar uma série de TV, contanto que eles não mudem muito a história: às vezes é bom ver a mesma história por ângulos diferentes para entender melhor.

    ResponderExcluir
  11. Para aqueles que procuram suspense, A Febre, certamente irá proporcionar muitos momentos de roer as unhas, mas devo avisar, leia a história de mente aberta e sem criar grandes expectativas.

    ResponderExcluir
  12. Gente, que loucura! Interessante ter sido baseado em uma história real. Com certeza vou querer ver a série e ler o livro pra saber o desenrolar da história.

    ResponderExcluir
  13. Pelo que li em sua resenha, parece-me ser um livro com trama bem legal e que deixa a gente bastante curiosa sobre o que vem pela frente. Gostaria muito de ler o livro.

    ResponderExcluir
  14. Estou ansiosa para ler porque vi muita coisa boa dele. E de novo.
    Espero que quando ler não fique meio decepcionada por esperar demais. Isso é bem chato, mas que bom que não influenciou no que você achou da obra. Se for bom como parece vai ser uma leitura pra virar favorito pra mim. A trama parece ser muito legal e estou louca para conferir.

    ResponderExcluir
  15. Estou louca para ler esse livro, a única coisa que me deixa meio com o pé atrás foram alguns boatos de que não é livro único... Será que procede? A resenha aponta que o final não foi como esperado... Enfim, odeio iniciar a leitura achando ser um stand alone e ter continuação. Se é pra embarcar em séries, que eu já saiba de antemão que é uma série. De qualquer forma, estou muito curiosa com esta leitura, é um assunto que me interessa bastante. Ótima resenha

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu não conhecia o livro, mas não consegui me interessar, no começo da resenha até que estava me interessando por tratar de uma história passada no ambiente escola, mas na continuidade percebi que não é o tipo de livro que eu gosto!

    ResponderExcluir
  17. Nao sabia que esse livro foi inspirado em uma historia real, agora fiquei mais curiosa. Gosto de ler suspense mas acho que a maioria perde o folego no final mesmo.

    ResponderExcluir
  18. Oi Rafa!
    Logo que vi esse livro sendo lançando eu fiquei louca pra ler, mesmo sem ter lido a sinopse, acredita? kkk Agora que li sua resenha e sei do que se trata eu fiquei mais interessada ainda, a premissa é muito legal e saber que é real ainda, nossa, é muito louco!

    beijos
    http://pobreleitora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Confesso que essa capa me chamou atenção por me deixar curiosa sobre a história, adoro misterios e estou mais que pronta para ler o livro e descobri que surto é esse.

    ResponderExcluir
  20. Eu fiquei bem interessada nesse livro, principalmente depois de saber que foi inspirada em um caso real lá do EUA, me lembrei que houve fatos parecidos aqui no Brasil tb por conta da vacina contra HPV...agora quero saber o final dessa historia bem depressinha! Bjão!

    ResponderExcluir
  21. Assisti um filme que era baseado nisso. Foi muito bacana. Acho q deve ser uma leitura bacana

    ResponderExcluir
  22. A Febre é um livro que me chamou a atenção logo no seu lançamento, principalmente por todo esse clima cheio de mistério e segredos que envolve a trama. Não sabia que seria adaptado para uma série de TV, e nem ao menos que era baseada em uma história real, mas essas informações só me deixaram mais ansiosa para conhecer o livro.

    ResponderExcluir
  23. Esse livro me despertou interesse desde quando eu o vi entre os lançamentos da editora e li sua sinopse. A aura misteriosa que o envolve, e os acontecimentos inusitados que são seu ponto central me deixaram extremamente curiosa por resolver esse mistério. A construção das personagens me pareceu bastante complexa, e as explicações lógicas ao extremo. A narrativa descritiva pode até atrapalhar em algum ponto, como tu mesma disse, mas acredito que a densidade do livro e do enredo a supere.

    ResponderExcluir
  24. Confesso que me interessei por esta capa de A Febre, logo imaginei uma história de horror e suspense. Então, conclui que acertei em partes, pois a premissa do livro encantou-me bastante, toda esta história envolta da garota que sofre uma convulsão, e todas as outras a seguir, me fascinou de uma forma incrível. Estou louco pela leitura!

    ResponderExcluir
  25. Olha eu ainda não conhecia esse livro, mas gostei da trama. Me parece ser um livro muito bom. Mas tipo, eu não sou muito de ler livros que sào parados e que tem muita descrição. Isso normalmente me dá muito sono isso sim. Eu tento correr desses livros, mas se eu não ler ele não vou saber também.

    ResponderExcluir
  26. Estou curiosa para ler esse livro, mais pelo fato de ter sido baseado em fato real (estou com cara de: WTF?), espero ler logo!
    Não sabia que seria adaptado para série, somente o filme que to sabendo.

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!