Páginas

10 março 2015

Resenha: Caixa de Pássaros - Josh Malerman

|
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Páginas: 272

   Caixa de Pássaros - Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler.
  Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão. 
  
Classificação:  


"Malorie rema. Parece que seu braço está pendendo do corpo. No entanto, ela rema. O lugar para onde está levando as crianças pode não existir mais. A viagem excruciante e às cegas pelo rio pode não dar em nada. Será que quando chegarem ao seu destino, ao fim do rio, estarão seguros? E se o que ela está procurando não estiver lá?" Página 96


A premissa de Caixa de Pássaros acabou me conquistando e não hesitei em solicitá-lo para a Editora Intrínseca. Confesso que estava em dúvida entre ele e Objetos Cortantes (que será o próximo a ser resenhado), mas não me arrependi de ler este por primeiro. A obra é de fácil leitura e completamente viciante, não conseguia parar a leitura mesmo que precisasse. 

Logo no início do livro somos apresentados a Malorie e seus dois filhos, Garoto e Menina. A vida da jovem mulher é uma incógnita, só o que sabemos é que no mundo em que ela vive as pessoas que enxergam algo acabam enlouquecendo e se suicidando, ou assassinando seus parentes e cometendo suicídio posteriormente. A irmã de Malorie, Shannon, foi uma das pessoas afetadas por isso e acabou deixando-a sozinha no mundo, se isso não fosse completamente trágico, para agravar a situação Malorie havia acabado de descobrir sua gravidez. 

Cinco anos depois, Malorie  decide deixar o lugar em que vivia com as crianças desde a gravidez em busca de um local mais seguro para criá-las. Este lugar em que Malorie estava foi seu refúgio, mas quando as crianças nasceram tudo mudou. Seus colegas de casa deixaram-na sozinha com dois recém-nascidos e sem qualquer provisão para o futuro, agora, tudo o que ela deseja é um local seguro para seus filhos que nunca viram nada além das paredes de sua antiga casa.


"As crianças perguntaram se ela estava bem. Ela disse que sim. Mas os filhos percebem quando lhe dizem uma mentira. Malorie  os treinou para ouvir além das palavras." Página 132


Caixa de Pássaros é uma obra que leva o leitor a imaginar o que está por trás desse mistério, por que as pessoas enlouquecem e tiram suas próprias vidas. Malorie é uma personagem forte e que supera todas as adversidades em busca de um local mais seguro para criar seus filhos e isso acaba fazendo com que o leitor crie um vínculo com ela e, apesar de tudo, torça para que sua vida melhore. As pessoas que viviam com ela são um ponto forte da história, principalmente Tom - meu personagem favorito. 

As crianças de Malorie foram criadas para serem fortes e isso aparece em grande parte da obra, como na citação a seguir, uma tragédia marca o seu nascimento e devido a isso Malorie tornou a sua criação uma forma de prepará-las para o mundo. Os pequenos nunca viram a luz do dia e sabem identificar quase todos os sons, o que lhes ajuda durante a ida até o local que Malorie busca.

A narração é feita em terceira pessoa e os capítulos são intercalados entre o início do surto e cinco anos depois, com Malorie e as crianças cruzando o rio em busca de sua salvação. A capa é linda e o nome, a princípio, pode não ter qualquer ligação com a história, mas ao ler a obra você perceberá que é totalmente adequado. A diagramação é ótima e a divisão dos capítulos conta com uma imagem de árvores que remetem ao rio em que a protagonista está. As letras estão em bom tamanho e não encontrei erros de revisão, o que facilitou a leitura. Caixa de Pássaros é indicado para todos que gostam de mistério, terror e um pouco de romance entrelaçados com uma história envolvente e sem igual.

"Então começa a chorar. Chora porque desmaiou. Chora porque um lobo a atacou. Chora por razões demais para explicar. Mas sabe que parte disso é porque descobriu que as crianças são capazes de sobreviver, mesmo que apenas por um instante, sozinhas." Página 163


 

5 comentários:

  1. Achei a sinopse muito interessante, parece ser misterioso e envolvente, típico livro que a gente começa a ler e não quer mais parar. Acho que gostaria muito de ler esse livro, e a Malorie parece ser uma personagem muito bacana, que busca proteger os próprios filhos do mistério que envolve a trama. Achei engraçado o nome dos filhos dela serem Garoto e Menina hahahaha

    ResponderExcluir
  2. Ai que legal! *-* Essa é a primeira resenha desse livro que vejo, sou doido pra ler porque amo o gênero e porque me apaixonei por essa capa desde que a vi!

    Espero ter a oportunidade de ler em breve! Chega a ser cômico os filhos da Malorie se chamarem Garoto e Menina, :v

    Adorei a resenha! Bjs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Garoto e menina? kkkk. A historia parece ser muito boa, Malorie deve ser uma maezona, oq as maes nao fazem para proteger seus filhos né... Esse é um dos meus generos favoritos *-* adorei a resenha, fiquei mega curiosa para saber o que faz as pessoas endoidarem rs, será uma caixa de passaros?! kk, realmente, não vejo ligação entre o titulo e a sinopse, preciso desse livro.

    ResponderExcluir
  4. Rafa!
    Ando bem curiosa em poder ler esse livro e saber primeiro o porque do nome e depois se Malorie vai conseguir atingir o local que busca para ficar em tranquilidade com os filhos, que por sinal, devem ser mesmo preparados porque conseguem identificar todos os sons, uauuuuuu!
    E mais um final de semana chegando que seja de amor e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Particularmente ameei a capa.. Apesar de não ser muito amante desse gênero, confesso que fiquei bastante curiosa pra ler esse livro.. Então assim que eu tiver um tempinho o farei.. Espero me surpreender com a leitura rsrs A frase "... os treinou para ouvir além das palavras." me deixou ainda mais curiosa pelo desenvolvimento da história ..

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!