Páginas

03 maio 2019

Resenha: Sempre teremos o verão - Jenny Han

|
Editora: Intrínseca
Ano: 2019
Páginas: 256


A vida de Isabel Conklin é marcada pelas férias de verão. As outras estações do ano são como um intervalo, dias que passam lentamente enquanto ela espera que o sol lhe traga de volta o que mais ama: o mar, descanso, diversão e, principalmente, Conrad e Jeremiah Fisher.

Os garotos da família Fisher sempre estiveram ao lado de Belly em suas aventuras. Conrad é ousado, sombrio, inteligente. Já Jeremiah, é confiável, engraçado, espontâneo. Mesmo sendo tão diferentes, os três constroem uma amizade que parece inabalável. Apenas parece...
Tudo muda quando, em uma dessas férias, Conrad demonstra sentir algo por ela. O problema é que Jeremiah faz o mesmo. À medida que os anos passam, Belly sabe que precisará escolher entre os dois e encarar o inevitável: ela vai partir o coração de um deles. 

Na trilogia Verão, acompanhamos Belly dos 15 aos 24 anos. Em meio a descobertas e mudanças, ela se apaixona, se envolve em um triângulo amoroso, entra na universidade e descobre que amadurecer também significa tomar decisões difíceis. Primeiros romances jovens de Jenny Han, os três livros são agora relançados pela Intrínseca, com novas capas e traduções inéditas.


Classificação:      


Pode conter spoilers dos volumes anteriores
 

"A condescendência na voz da minha mãe me irritou profundamente. Eu tinha dezoito anos, não oito, e Jeremiah, dezenove. Tínhamos idade o bastante para saber que casamento era uma coisa séria. Vimos nossos pais estragarem os próprios casamentos, e não cometeríamos os mesmos erros. Mas eu não disse nada. Sabia que se eu ficasse brava ou se tentasse discutir, só provaria o argumento dela. Por isso, permaneci sentada, em silêncio, enquanto ela continuava." Página 120


Sempre teremos o verão é o terceiro livro da Trilogia Verão, de autoria de Jenny Han, e publicada no Brasil pela Editora Intrínseca. Nos volumes anteriores, conhecemos uma Belly adolescente que lutava para definir seus sentimentos sobre os irmãos Fisher, já neste volume temos uma Belly adulta que já está estabilizou sua vida emocional e decidiu qual dos irmãos ela gosta mais. Tudo ia bem, Belly com dezoito anos já está na faculdade e é plenamente feliz com suas escolhas, porém a protagonista descobre uma traição e agora precisa reorganizar seus sentimentos.

O escolhido, depois de algum tempo consegue reconquistá-la e a pede em casamento, porém todas as pessoas que os conhecem acabam achando a decisão precipitada. Apesar de tudo, Belly decide seguir com os planos de casamento, mas nada está definido em sua vida e terá muito o que enfrentar antes de tomar sua decisão final. Não vou prolongar muito a resenha e trazer mais detalhes sobre a trama para não correr o risco de falar mais do que deveria e estragar a leitura de vocês, mas saibam que é uma leitura cativante.

A autora conseguiu concluir a trilogia de forma interessante e nada previsível. Belly evoluiu bastante ao longo da trilogia, assim como Conrad e Jeremiah. As perdas ao longo da vida foram marcantes, assim como a amizade presente entre suas mães e que foi passada para os filhos. A edição ficou linda, assim como as anteriores, as capas combinando deram um charme a mais para os livros. A diagramação é simples e funcional, a revisão está ótima, o que ajuda durante a leitura. Esta trilogia é indicada para os leitores que amam um bom romance com algumas reviravoltas interessantes ao longo da leitura.


"É fato que não se pode ter tudo na vida. No meu coração eu sabia que amava os dois, tanto quanto era possível amar duas pessoas ao mesmo tempo. Conrad e eu tínhamos uma ligação, sempre teríamos. Isso não era algo que eu pudesse desfazer. Sabia disso agora - o amor não é algo que se apaga, não importa quanto se tente." Página 208

4 comentários:

  1. Awn, eu adoro essas capas!
    Quero mutio poder conferir essa trilogia e conhecer de perto esses personagens. E aí, qual é a desse casamento? Fiquei muito curiosa com o desfecho da trilogia.
    Jenny Han escreve YAs muito gostosos.

    ResponderExcluir
  2. Rafa!
    Não tive oportunidade de ler nenhum dos livros da série.
    Na verdade, tenho evitado um pouco ese tipo de leitura, ando numa vibe um pouco mais diferente, o que não me impedirá de lê-los futuramente, é claro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafa,
    Será interessante acompanhar esse cenário mais adulto no último livro da trilogia. Agora as escolhas e responsabilidades são mais determinantes, pois é de no seu futuro que Belly tem que pensar. Talvez as escolhas precipitadas sejam bem isso, algo decidido muito rapidamente e no impulso e, com certeza, a protagonista irá tirar algumas lições enquanto as faz. Que bom que o final não foi previsível e ouve um notável crescimento dos personagens.

    ResponderExcluir
  4. Oiii ❤ Já li a trilogia Para Todos os garotos que já amei e adorei! Achei a escrita da Jenny Han muito leve. Fazia tempo que eu não lia um romance adolescente que eu gostasse tanto.
    Já ouvi falar muito sobre a trilogia O verão que mudou minha vida e ouvi várias críticas positivas. Mas, ainda sim tenho um pouco de receio de ler esses livros, pois minha irmã leu e achou a leitura muito cansativa e monótona. E se tem uma coisa que me faz abandonar um livro é a falta de acontecimentos/monotonia.
    A editora Intrínseca caprichou na capa, adorei a preocupação com os detalhes.
    Talvez um dia eu leia pra tirar as minhas próprias conclusões ❤

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!