Páginas

09 maio 2019

Resenha: Diário de uma ansiosa ou como parei de me sabotar - Beth Evans

|
Editora: Galera Record
Ano: 2018
Páginas: 192
Tradutor: Giu Alonso

Com ilustrações bem-humoradas, Beth Evans escreve sobre depressão, ansiedade, formulário, boletos e outros desafios para se tornar um adulto.
A vida adulta não é fácil. E quem nunca fuxicou as redes sociais de amigos bem-sucedidos, só para se comparar, e acabou se sentindo pior ainda, que atire a primeira pedra.
Contando suas próprias histórias vergonhosas, e outras mais sérias como depressão e TOC, a autora consegue extrair lições valiosas, sem perder a leveza diante da seriedade de diversos assuntos. 
Este livro é repleto de conselhos amigáveis sobre como cuidar de si mesmo, como procurar ajuda (não importa quais sejam seus problemas) e agarrar-se aquilo que te faz feliz – seja uma banda, seja uma maratona da Netflix. Beth Evans é uma contadora de histórias supercriativa, e seus desenhos complementam suas palavras com um humor único. 
Diário de uma ansiosa ou como parei de me sabotar é como um abraço do seu melhor amigo naqueles dias sofríveis. E, como melhor amigo, está aqui para dizer: 'Você consegue!'.

Classificação:    



"Eu fiquei obcecada em ser perfeita e engolir qualquer sentimento que não fosse felicidade. Estava sobrevivendo, mas não era eu mesma. Estava apresentando para o mundo uma versão melhorada de mim mesma, em que era impossível ver todos os machucados e cortes que me marcavam por dentro. Era uma forma doentia de viver. Bons ou ruins, legais ou vergonhosos, sentimentos são reais, e eles existem - quer você queira, quer não." Página 68




Diário de uma ansiosa ou como parei de me sabotar é um livro de autoria de Beth Evans e publicado no Brasil pela Galera Record em 2018. A obra foi uma das minhas solicitações durante a parceria e como estava passando por alguns momentos de ansiedade nos últimos meses resolvi tirá-lo da estante e fazer a leitura.

Com várias ilustrações feitas por Beth Evans, o livro busca apoiar as pessoas ansiosas e mostrar que suas crises não são e não serão o fim do mundo. Com uma linguagem fácil e descontraída, a autora apresenta algumas situações em sua vida em que precisou controlar a ansiedade para conseguir superar  o momento. Algumas cenas são engraçadas, outras nem tanto, mas em todas pude me conectar com as situações e perceber que algumas delas já tinha vivenciado.

O interessante da leitura é que até mesmo as pessoas que não são diagnosticadas com Transtorno de Ansiedade Generalizada poderão se identificar com a autora e entender como funciona a mente de uma pessoa que lida com esse problema, mesmo que superficialmente o leitor poderá ver como a mente ansiosa trabalha e o quanto é diferente da mente de uma pessoa considerada normal.



"Então se orgulhe de quem você é, de quem e do que você ama e das coisas intangíveis que os outros não veem, mas, ainda assim, são importantes para você. Tudo isso é incrível." Página 162


A edição está maravilhosa, o livro conta com diversas ilustrações que tornam a leitura ainda mais proveitosa. A revisão e a diagramação estão ótimas e contribuem para a rápida leitura, tornando a experiência melhor. Apesar de ser uma leitura divertida, achei a narração bem simples e poderia ter sido explorado de forma mais profunda as vivências de um ansioso e meios de sair de seus conflitos. As frases de efeito são ótimas para se motivar a superar a ansiedade, mas ainda assim achei o livro um pouquinho fraco para o que ele se propôs.

Esta é uma leitura indicada para todos que sofrem com a ansiedade, assim como para aqueles que convivem com pessoas ansiosas e buscam material para saber como lidar com elas em crise. Porém não use apenas esta leitura como base para definir a doença, pois ela vai bem além do que é exposto nas páginas.


 

"Você nunca está sozinho na vida, e seus sentimentos ecoam pelas gerações. Sua existência tem um impacto, e sua voz merece ser ouvida. Momentos difíceis podem vir e embotar sua vida, mas você sempre vai conseguir atravessá-los, mesmo que pareça a coisa mais impossível do mundo. As pessoas veem a bondade em você, ainda que você mesmo nem sempre consiga.
E o mais importante: você é legal.
Prometo." Página 168

3 comentários:

  1. Ah, ansiedade deveria ser o meu sobrenome. kkkkkkkk
    Acho que preciso ler esse livro com uma certa urgência.
    Gostei porque parece até ser um livro divertido apesar do tema ser muito importante. Ainda possui ilustrações, deve ter deixado mais leve ainda.
    Bem interessante.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafa,
    A vida adulta vem regada de responsabilidades e preocupações, sendo que isso desencadeia muitas outras coisas como depressão, ansiedade, etc. Eu não sou diagnosticada com nenhum transtorno, mas assim como a maioria das pessoas, me pego mais ansiosa em algumas situações, principalmente nas que fogem de minha zona de conforto. Por isso livros como este tem se tornado tão importantes, principalmente quando ao autor propõe algo mais leve que irá, realmente, ajudar o leitor com relatos reais e de fácil compreensão. O fato do livro não ter se aprofundado mais nos temas, acredito que seja por causa da proposta da autora, que optou por algo mais descontraído e que não virasse um manual médico ou algo semelhante.

    ResponderExcluir
  3. Oiii ❤ Meu Deus, eu preciso ler esse livro pra ontem! Acho que ele poderia me ajudar muito já que tenho uma mente ansiosa e acabo sempre me auto sabotando.
    Acabei de entrar na fase adulta e realmente não tem sido fácil lidar com tantas mudanças ao mesmo tempo e com a ansiedade à espreita fica mais complicado.
    Saber que o livro tem ilustrações engraçadas e que é bem humorado me faz querer ler mais ainda.
    Vou ver se consigo comprar esse livro pra iniciar a leitura. Obrigada pela indicação, certeza que esse livro pode me ajudar ❤

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!