
Editora: Rocco
Ano: 2018
Páginas: 320
Um reality show de sobrevivência numa floresta, doze competidores testando seus limites, uma catástrofe capaz de pôr em dúvida nossa percepção do real. Romance de estreia de Alexandra Olivos, O que restou é um inquietante suspense de toques pós-apocalípticos. Na trama, Zoo e mais 11 concorrentes enfrentam as provas de um reality show ambientado numa floresta hostil, quando seu país é destruído por uma catástrofe em larga escala. Isolados de tudo e de todos e alheios aos acontecimentos, será que eles serão capazes de distinguir a realidade do simulacro em que se enredaram? Em meio ao esgotamento físico e psicológico e a um cenário assustadoramente devastado, Zoo reflete sobre a vida que deixou para trás, questionando as regras do jogo para o qual se candidatou. E enquanto luta para não ser eliminada, percebe que o mundo por trás das câmeras pode ter mudado drasticamente, sem que ela tenha se dado conta.
Classificação:

"Ela está apreensiva, mas a experiência lhe ensinou como agir nessas situações: respirar fundo e canalizar o medo para transformá-lo em motivação. Por qualquer critério ela é uma mulher excepcional, mas com exceção deste momento e de abundantes tomadas objetificadoras de seu físico, ela não vai ter muito tempo na tela. Quietinha demais, dirá o editor. Em suas entrevistas de qualificação ela foi mais desenvolta, pois não precisava se acalmar através da respiração nem controlar o medo. Mas até mesmo ela sabe que não entrou no elenco por sua personalidade." Página 163
O que restou é um livro que mostra o que as pessoas fazer para sobreviver, nesta obra 12 competidores de um reality show são deixados à mercê do tempo e dos animais em uma floresta, sendo constantemente monitorados e avaliados por meio de provas de sobrevivência e de estratégia. O livro é de autoria de Alexandra Oliva e lançado no Brasil pela Rocco, e acabei interessada na leitura justamente pela história lembrar Jogos Vorazes, além de gostar de leituras que mostram a capacidade humana de se adaptar às situações mais variadas.
O livro foca na personagem Zoo, uma das participantes do reality show que acabou se separando do grupo e segue sozinha até encontrar um garoto que começa a ajudar na busca por informações sobre a civilização. À medida que os dois chegam na cidade, Zoo percebe que não está mais no programa há algum tempo e é preciso focar em sobreviver ao que quer que esteja acontecendo.
Com o pensamento voltado para a sua sobrevivência e o retorno à sua antiga vida, Zoo parte com a companhia de Brennan e aos poucos começa a ter noção de que durante o tempo que passou na floresta, todo o país sofreu com uma catástrofe de grandes proporções e além de precisar sobreviver às adversidades do programa agora Zoo precisa sobreviver ao que está acontecendo e que já dizimou grande parte da população.
Com o pensamento voltado para a sua sobrevivência e o retorno à sua antiga vida, Zoo parte com a companhia de Brennan e aos poucos começa a ter noção de que durante o tempo que passou na floresta, todo o país sofreu com uma catástrofe de grandes proporções e além de precisar sobreviver às adversidades do programa agora Zoo precisa sobreviver ao que está acontecendo e que já dizimou grande parte da população.
"Não importa o quê, vou seguir em frente. Vou romper sua linha de chegada, esteja onde estiver, e vou trazer comigo esse ser vivo cenográfico deles para que a minha vitória fique bem clara." Página 183
O que restou é uma leitura que mexe com qualquer um, pois o leitor pode se colocar no lugar dos personagens e pensar o que faria caso precisasse lutar por sua vida durante esse tempo exposto no reality show ou, como Zoo, após o programa e durante essa crise pela qual o país passava mesmo sem que ela tivesse noção na época. Esta não é uma leitura fácil e apesar do livro ser pequeno, demorei bem mais do que o normal porque quis apreciar cada capítulo e realmente me via como uma das personagens lutando por suas vidas. É bacana o contraponto que a autora fez entre a batalha pela vida no reality show, que apesar de tudo os competidores eram amparados e como isso se refletiu no instinto de sobrevivência de Zoo ao ser afastada de seus concorrentes. Brennan é uma boa adição à história e confesso que gostei mais dos capítulos em que o garoto aparecia porque apesar de tudo o que estava acontecendo, ele foi um porto seguro para Zoo.
Com relação à edição, gostei bastante da capa que mostra aos leitores um pouquinho do que irão encontrar na história. Os capítulos são bem divididos e como já apresentei, alternam entre o reality show e a vida de Zoo após de distanciar de seus concorrentes, a diagramação é simples, mas bem feita, assim como a revisão que está ótima. Esta não é uma leitura fácil, mas tenho certeza de que todos os leitores que gostam de suspense irão se apaixonar por O que restou.
"Algo dentro de mim se liberta, um desafogo quase prazeroso; não preciso mais explicar nada. Eu batalhei. Batalhei, lutei, me esforcei - e fracassei. Encontro paz nessa ideia, em fazer tudo o que poderia ter feito; em fracassar se, ter culpa nisso. Pelo menos eu não desisti." Página 256