Páginas

11 outubro 2021

Resenha: O Coronel que raptava infâncias - Matheus de Moura

|

Editora: Intrínseca
Ano: 2021
Páginas: 256

                                                              

Dez de setembro de 2016. A atendente do drive-thru de uma lanchonete em Ramos, no subúrbio do Rio de Janeiro, sai da cabine para entregar o lanche ao cliente de um Jetta branco. Quando o vidro escuro é baixado, a jovem vê um homem de cabelo branco ao volante e, no carona, uma menina que aparenta não ter mais que dois anos. A cena seria corriqueira se não fosse insólita: o motorista é Pedro Chavarry Duarte, coronel reformado da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que no dia seguinte estaria em todos os telejornais, acusado de estupro de vulnerável.

Mas o caso que chocou o estado e o país é, na verdade, apenas o começo do fim da carreira de Chavarry, marcada pela obscuridade de ações que em tese eram pautadas por bandeiras de assistência social. O foco dessa plataforma eram crianças na primeira infância, em geral oriundas de famílias em condições de extrema pobreza. Munido de credenciais que tornavam sua reputação inquestionável, Chavarry encontrava suas vítimas em comunidades carentes: mulheres com filhos muito pequenos. [+]


" O mato, afinal, foi decepado pela raiva do capitão, que sabia não valer a pena chamar a atenção para a existência da casa, muito menos para si, mesmo que isso custasse seu orgulho, deveras expansivo e autodestrutivo àquela altura da carreira.
Tinha muito a perder." Página 72


O Coronel que raptava infâncias foi lançado pela Editora Intrínseca em 2021, escrito por Matheus de Moura a obra nos apresenta o lado obscuro de Pedro Chavarry Duarte, um homem respeitado por ser coronel da Polícia Militar e bastante engajado em ações sociais. Porém todo esse interesse em ajudar famílias da extrema pobreza tinha como objetivo ficar próximo de crianças pequenas sem que suas mães pudessem questionar. Preso em 2016 após ser flagrado com uma criança de dois anos nua em seu carro em um estacionamento, Pedro Chavarry Duarte foi condenado e nesta obra conhecemos um pouco mais sobre essa história terrível que vitimou várias famílias do Rio de Janeiro.

Um livro perturbador, que apresenta a história de um homem que se aproveitava da fragilidade das famílias mais pobres para poder tirar proveito da situação. Ajudava os pais comprando comida, gás e demais itens básicos com a condição que de vez em quando pudesse levar as crianças pequenas para passear e apresentar sua ONG, porém sempre que as crianças retornavam dos passeios estavam sem reação e aparentemente dopadas. Apenas quando uma atendente de drive-thru viu uma cena que acabou a perturbando e fez a denúncia as mentiras de Chavarry caíram por terra e todas as crianças foram salvas de serem as próximas vítimas deste homem. 

O autor fez um ótimo trabalho em O Coronel que raptava infâncias, mostrando aos leitores o lado que Pedro Chavarry Duarte guardou por tantos anos. A cada capítulo nos apresenta o quanto a maldade deste homem pode escalar e não tem limites. A história é desesperadora, mas só de saber que ele não fará mais mal a nenhuma criança já podemos ficar mais tranquilos. A editora fez um ótimo trabalho na edição, a capa ficou interessante e nos mostra o que iremos encontrar nas páginas, a revisão e diagramação estão boas, o que torna a leitura fluida. Este é um livro interessante e o autor fez um ótimo trabalho no que se propôs, demonstra pesquisa e conhecimento do assunto, porém não é um livro fácil. 



"-Sofia, me diz uma coisa, qual que é a desse Pedro? - quis saber Eliana.
- Ele é um homem bom. Ele dá emprego, dá tudo. Ele ajuda muitas famílias, principalmente quem tem criança pequena.
- Pô, me encaixa nessa - pediu a amiga." Página 155



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!