Páginas

12 outubro 2021

Resenha: Coraline - Neil Gaiman

|

Editora: Intrínseca
Ano: 2020
Páginas: 224
Tradutor: Bruna Beber

                                                                 

Certas portas não devem ser abertas. E Coraline descobre isso pouco tempo depois de chegar com os pais à sua nova casa, um apartamento em um casarão antigo ocupado por vizinhos excêntricos e envolto por uma névoa insistente, um mundo de estranhezas e magia, o tipo de universo que apenas Neil Gaiman pode criar.

Ao abrir uma porta misteriosa na sala de casa, a menina se depara com um lugar macabro e fascinante. Ali, naquele outro mundo, seus outros pais são criaturas muito pálidas, com botões negros no lugar dos olhos, sempre dispostos a lhe dar atenção, fazer suas comidas preferidas e mostrar os brinquedos mais divertidos. Coraline enfim se sente... em casa. Mas essa sensação logo desaparece, quando ela descobre que o lugar guarda mistérios e perigos, e a menina se dá conta de que voltar para sua verdadeira casa vai ser muito mais difícil — e assustador — do que imaginava. [+]



"- E por que ele fez isso? - perguntou o gato, embora não parecesse muito interessado. 
- Porque coragem é quando você sente medo de fazer algo, mas faz mesmo assim, é quando você enfrenta o medo - respondeu ela." Páginas 89 e 90


Coraline foi lançado pela Editora Intrínseca em 2020, em uma edição maravilhosa - ilustrada e em capa dura. De autoria de Neil Gaiman, Coraline é um livro fluido e interessante. Esse foi o meu primeiro contato com os livros desse tão aclamado autor e confesso que gostei bastante da experiência.

Coraline Jones é uma garotinha que adora explorar e sua imaginação cria asas ao mudar de casa, agora ela mora em um apartamento, possui vizinhos diferentes e que têm suas excentricidades mas que acabam conversando com a pequena exploradora. Ao encontrar uma passagem para outro mundo, Coraline descobre uma nova realidade e nela seus pais fazem todas as suas vontades, dão os brinquedos que ela quer, fazem as comidas que ela mais gosta, mas apesar disso eles não são seus pais verdadeiros. 

Outro pai e Outra mãe têm botões no lugar dos olhos e apesar de fazerem o que Coraline quer, a garota deseja voltar para seus lar junto de seus pais, porém isso pode ser mais complicado do que ela imagina. Um mundo sombrio e cheio de magia, criado por Neil Gaiman convida o leitor a embarcar na aventura junto de Coraline e torcer para que a garotinha encontre seu caminho de volta ao lar. 


" - Ela vai roubar sua vida e tudo de que é feita. Vai roubar tudo que é importante para você, para que só reste névoa e vapor. Ela vai levar sua alegria. Um dia, você vai acordar sem alma e sem coração. Você será apenas casca, trapo, um sonho, a memória de algo que se perdeu." Página 125


Neil Gaiman criou um universo interessante em Coraline, a garotinha é muito esperta e adora explorar, seus novos pais são estranhos e muito sombrios, o novo mundo é cheio de magia e descobertas. A leitura foi fluida e muito proveitosa, acredito que o público ao qual ela se destina consiga gostar ainda mais da leitura e se identificar com as aventuras de Coraline. Confesso que nunca tive interesse em ver a animação, porém após essa leitura vou correr procurar para ver o filme.

A editora fez um trabalho maravilhoso nessa edição, capa dura com fitilho da cor roxa, capítulos bem divididos e com ilustrações dando ao leitor a oportunidade de criar as cenas em sua mente, a diagramação e revisão estão ótimas, tornando a leitura ainda mais especial. Amei essa edição, principalmente por ser predominante nas cores roxa e preta que são as minhas favoritas. Sem dúvida é livro recomendado, principalmente para o público infantojuvenil. 



"E, apesar de tudo, Coraline assentiu. Era verdade: a outra mãe a amava. Mas a amava como um avarento ama o dinheiro, ou um dragão ama seu ouro. Aos olhos da outra mãe, Coraline era uma posse, nada mais. Um bicho de estimação suportável, cujo comportamento já não era tão divertido." Página 154

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!