Páginas

10 março 2020

Resenha: As Bruxas da Noite - Ritanna Armeni

|
Editora: Seoman
Ano: 2019
Páginas: 248
Tradutor: Karina Jannini

Shoptime, Americanas, Submarino 

 


Neste livro, a jornalista italiana e escritora premiada, Ritanna Armeni, reconstrói a história de um grupo de mulheres soviéticas fiéis à sua pátria: as aviadoras do 588º Regimento de Bombardeio Aéreo Noturno Soviético. Com um importante papel de liderança durante as batalhas contra o Terceiro Reich, elas prejudicavam e muito a vida dos alemães durante a Segunda Guerra Mundial, aparecendo nos céus carregadas de bombas. Os nazistas as chamavam de “bruxas da noite”. A autora revela informações sobre a criação, a luta e as vitórias dessas mulheres que foram apagadas da história após o declínio de suas carreiras como aviadoras devido ao conservadorismo e preconceito do Estado Soviético.






 "Quantas coisas calou, reprimiu ou considerou não essenciais? Cabe a mim - com respeito e equilíbrio - reconstruir partes de sua história, analisar, para além do fascinante recinto da memória individual, um episódio que é não apenas individual, mas também de um grupo inteiro. Com a ajuda de Irina, tenho de reconstruir uma aventura coletiva, a aventura das bruxas da noite." Página 34


As Bruxas da Noite foi o livro escolhido pelo pessoal do Grupo Editorial Pensamento como indicação para iniciarmos a parceria em 2020. Todos os selecionados receberam um kit de boas-vindas contendo uma ecobag, um planner e uma indicação de leitura de acordo com o perfil do blog, além de uma cartinha super fofa. Confesso que logo de início me interessei pela leitura, já que também trabalho em uma área dominada pelos homens e que constantemente demonstram estranheza por ser uma mulher a trabalhar com perícia criminal. 

Rittana Armeni narrou as aventuras das jovens mulheres conhecidas por todos como As Bruxas da Noite, um grupo de pilotas soviéticas que foram bastante temidas pelos alemães na Segunda Guerra Mundial. Dentre elas, a autora dá destaque a Irina, a única sobrevivente das mulheres e que foi aquela que deu seu depoimento para a construção das histórias. O livro contrapõe o passado e presente, mostrando como o grupo de mulheres iniciaram seu trabalho na aviação, o quanto eram discriminadas por seus companheiros de farda e o quanto evoluíram ao longo dos anos. Algumas faleceram exercendo suas funções, mas estas guerreiras jamais deixaram de lutar por igualdade e por seus ideais. 

O relato de Irina é inspirador para as jovens mulheres, assim como a narração da autora que fez jus ao trabalho desempenhado pelas bruxas da noite durante a guerra. Sem dúvidas, essa foi uma ótima leitura e tenho certeza de que todas as mulheres deveriam ler um livro inspirador como esse ao menos uma vez na vida para descobrir o potencial que têm e jamais deixarem seus sonhos de lado por causa do que os outros podem pensar ou falar. 

A capa é interessante e nos mostra a essência do livro, dando destaque para as jovens mulheres que deixaram suas casas e famílias em busca de servir o seu país. A diagramação é simples, capítulos curtos e bem divididos, a autora fez questão de destacar em itálico alguns pontos da narração, além de conseguir balancear as cenas entre passado e presente. O livro é inspirador e com certeza fiquei impressionada com a história das bruxas da noite, então sem dúvida alguma é uma leitura indicada.



"No inferno da linha de frente sul, prontas a morrer, havia mulheres que eram pouco mais que meninas, que se sentiam perdidas e, no entanto, seguiam adiante. Não devemos nos esquecer disso, pois é esse fato que torna a sua aventura extraordinária." Página 105





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!