Páginas

20 outubro 2019

Resenha: Shift - Em Bailey

|
Editora: Onyria
Ano: 2017
Páginas: 292
Compre: Fundamento 

Olive Corbett não é louca.

Ela já foi bonita, divertida e a melhor amiga de Katie, a garota mais popular da escola. Agora, Olive não se reconhece mais… Depois do “incidente”, o que ela mais quer é ficar sozinha e evitar problemas.
E tudo vai bem até a chegada da estranha e misteriosa Miranda Vaile. Olive sabe que o mais sensato a fazer é se afastar de Miranda e de seu passado assustador. Mas ela não consegue… Miranda está manipulando Katie, o que inclui roubar as roupas, o namorado e a identidade dela. Além de drenar toda sua vitalidade, como um parasita… E ninguém, nem mesmo Katie, percebe isso. Será que, mais uma vez, Olive está perdendo o controle sobre a realidade? Ou Miranda está realmente "sugando" a vida de Katie, transformando-a em uma sombra? Quem ou o que Miranda realmente é?
Há algo muito perigoso no ar e, para descobrir o que é, Olive tem que ir realmente fundo nessa história. Mas como fazer isso se ela mesma é uma vítima? Como proteger quem ela ama?

Classificação:      


"Sinceramente? Eu suspeitava que não houvesse ninguém no mundo que combinasse comigo, uma ex-doente mental que havia inflado como um balão e que destruíra a família. Além disso, como Ami já havia observado, quase todas as pessoas das quais eu gostava eram inacessíveis: ou estavam mortas ou só existiam na ficção. Mas eu queria dar a Lachlan uma resposta que não me fizesse parecer tão dramática." Página 110



Shift é uma obra de autoria de Em Bailey e lançado em 2017 no Brasil pela Editora Fundamento, em seu selo Onyria. Desde o lançamento fiquei interessada na leitura, porém como tinham outros livros que gostaria de ler antes, só fui solicitar Shift este ano para a editora e tive uma ótima impressão da obra. 

Olive Corbett é uma garota atormentada por seus pensamentos, acredita que sua família se desfez por causa de uma situação que chama de "incidente" e desde então sua vida nunca mais foi a mesma. Antes a jovem era popular e melhor amiga de Katie, agora ela faz questão de se afastar da ex-amiga e passa seus dias conversando com Ami. Sua vida muda quando Miranda Vaile começa a frequentar a escola e se aproxima de Katie, que aos poucos começa a perder sua personalidade, roupas e vontade de viver. Miranda é uma garota misteriosa e os boatos são de que quando criança ela matou seus pais e desde então é jogada de parente para parente e, agora, está sob os cuidados de Oona - sua tia-avó.   

Além de Katie, outras pessoas que têm contato com Miranda começam a ter atitudes estranhas e logo Olive começa a investigar como a garota faz para manipular todos ao seu redor, porém ninguém acredita em suas teorias. Aos poucos Miranda consegue se aproximar de Olive e agora, com a ajuda de Lachlan, a garota luta para se manter racional e enfrentar Miranda. 

Shift é uma obra que consegue prender a atenção do leitor e trata de assuntos bastante delicados como distúrbios alimentares, transtornos psicológicos e tentativas de suicídio, porém apesar dos temas pesados ao concentrar a história em Olive a leitura acaba ficando mais leve e nos mostra o quanto uma pessoa consegue superar ao longo de sua vida desde que tenha pessoas em quem confiar. Todos os personagens são complexos e escondem segredos, com o passar dos capítulos o leitor se perde tentando desvendar o que irá acontecer a seguir e o final não é o que esperei, mas gostei bastante da leitura.

A capa é interessante e nos mostra um pouco das transformações que acontecem com as personagens durante a leitura. A diagramação está ótima, texto com bom espaçamento, letras em bom tamanho e capítulos bem divididos tornam a leitura ainda melhor. A revisão deixou passar alguns erros, mas nada que prejudique a leitura. Com certeza é um livro indicado para os leitores que gostam de descobrir o segredo dos personagens e histórias que fazem com que o leitor reflita sobre os temas abordados durante a leitura.



"Eu havia ocultado a raiva e a depressão com maestria. Esforçava-me muito para fazer parecer que continuava levando a mesma vida feliz e resplandecente que todos sempre admiraram. Linda, popular, inteligente Olive. Mas por dentro eu não me sentia assim. E, quanto  mais o tempo passava, mais eu sentia que era uma fraude, que desempenhava o papel de alguém que eu não era. Foi assustador! Se eu não era a pessoa que todos acreditavam que eu fosse, quem eu era, então?" Página 213

4 comentários:

  1. Rafa!
    A protagonista parece ter uma relação conturbada mesmo com a família e ainda tem sua vida 'sugada' pela outra, como assim?
    Nossa! Abuso emocional? Deve ser bom, adoro livros que abordam esse aspecto mais psicológico.
    Tem mesmo gente que é 'vampiro' e só quer sugar de nós, horrível!
    Amigos tem mesmo que nos fazer bem e nós a eles, caso contrário é melhor nos afastarmos.
    Gostei!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafa,
    O primeiro ponto que me chamou atenção neste livro foi a capa e o segundo a trama. Olive e Miranda são personagens que me intrigaram e fiquei curiosa para conhece-las. Apesar de toda trama trazer este ar de suspense e dar a sensação de que irá direcionar a história para um determinado caminho, são os elementos inseridos e explorados, neste caso a amizade e como ela pode afetar psicologicamente uma pessoa quando sua intenção não é a mais verdadeira, que trazem este choque de realidade e, acredito, fará com que muitos leitores se identifiquem com as personagens.

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Minha mãe assistiu um filme esses dias na Netflix, não vou lembrar o nome, mas a história que ela me contou é MUITO parecida com essa. Sabe se Shift virou adaptação para cinema?

    ResponderExcluir
  4. Estou pegando gosto por ler suspense. O livro me interessou na parte das personagens Olive e Miranda. Fiquei curiosa por saber mais sobre elas e saber o que aconteceu para Olive se tornar a pessoa que é hoje, e para saber quais as reais intenções de Miranda.
    Só não sei como vou reagir com a leitura se chegar a fazer, já que o livro trata de uns temas realmente pesados.

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!