Páginas

17 abril 2019

Resenha: O Segredo de Helena - Lucinda Riley

|
Editora: Arqueiro
Ano: 2018
Páginas: 464
Tradutor: Vera Ribeiro

Quanta verdade o amor é capaz de suportar?

Helena nunca esqueceu o verão que passou na mágica Pandora, a casa de seu padrinho no Chipre, onde, cercada por oliveiras e pelo verde-esmeralda do Mediterrâneo, ela se apaixonou pela primeira vez, aos 15 anos.

Mais de duas décadas depois, tendo herdado a antiga propriedade, ela retorna a Pandora para mais um verão, dessa vez em companhia do marido e dos filhos. No entanto, Helena sabe que voltar àquele lugar pode trazer à tona segredos que ela preferia esconder.

Um desses segredos envolve Alex, seu filho mais velho, fruto de uma relação anterior a seu casamento. Com uma inteligência acima da média, ele vive a difícil transição para a vida adulta e está determinado a descobrir a identidade de seu verdadeiro pai.

Enquanto o verão avança e pessoas do passado de Helena reaparecem, Pandora parece pronta a revelar os mistérios que ocultou por tantos anos e que, uma vez descobertos, farão com que a vida de Helena, e de sua família, nunca mais seja a mesma.


Classificação:     

"- Bem, aquele verão que passei aqui certamente moldou meu futuro. Não é incrível ver como cada decisão que tomamos afeta a decisão seguinte? - refletiu ela. - A vida é um conjunto de dominós em queda; está tudo conectado. Dizem que podemos descartar o passado, mas não podemos, porque ele faz parte de quem somos e de quem vamos ser." Página 182


O Segredo de Helena é uma obra de autoria de Lucinda Riley e lançada em 2018 no Brasil pela Editora Arqueiro. Esta foi uma das minhas solicitações de lançamentos durante a parceria, mas apesar de estar bastante empolgada para iniciar a leitura acabei só conseguindo fazê-la recentemente. Os livros da Lucinda Riley quase sempre entram na minha lista de favoritos, ou são avaliados com cinco estrelas, pois a autora é fenomenal. A cada leitura tenho mais certeza de que ela é uma das minhas autoras favoritas, todas as histórias são bem escritas e envolventes, deixando o leitor acompanhar a vida dos protagonistas como se estivesse presente na cena, é completamente surreal.

Em O Segredo de Helena, conhecemos uma mulher casada, com três filhos e que está chegando em uma propriedade que lhe traz diversas recordações. Helena sempre passou as férias em Pandora, junto de seu padrinho Angus, e quando o homem falece, deixa a propriedade para a afilhada. Sendo assim, Helena planeja uma viagem para o Chipre junto de sua melhor amiga, Sadie, e Jules e seus filhos, mulher do melhor amigo de seu marido. No início das férias, Helena, Jules e as crianças se divertem e tentam trazer vida para a casa, já há tempos está com aspecto de abandonada. Logo se juntam à turma, Fred e William, filho mais novo e marido de Helena, respectivamente, Chloë - filha do primeiro casamento de William -, e Sacha - melhor amigo de William e marido de Jules. 

Apesar do clima descontraído de férias, Alex está empenhado em competir pelo amor de Chloe, com o filho mais velho de Jules e Sacha, Rupes, ao mesmo tempo que inicia uma busca por informações de quem seria seu pai biológico. Aos poucos pessoas do passado e os segredos de Helena vão sendo descobertos e isso faz com que sua vida seja completamente abalada. Este é um livro emocionante e que o leitor acompanha o desenrolar da vida da protagonista, seus segredos mais profundos e a forma com que ela consegue superar tudo e ter a normalidade restaurada em sua vida. 


"Já não havia segredos, nada a esconder e nenhuma sombra a persegui-la. Fosse lá o que viesse a acontecer - e ela reconhecia quando tenderia a ser pavoroso um mundo sem William -, ao menos seria verdadeiro. Dali em diante, ela se ergueria ou ruiria sustentando a verdade." Página 390


Lucinda Riley é uma escritora maravilhosa, sempre apresenta protagonistas fortes, independentes e resilientes. Mesmo que suas vidas estejam mergulhadas no caos, elas dão um jeito de dar a volta por cima e aprender com seus erros. Esta é uma leitura que demorei para fazer e me arrependo, já que cada vez mais me apaixono pela narração da autora, seus personagens e histórias cativantes. Em O Segredo de Helena, assim como em todas as obras da autora, os personagens são complexos, mas bem desenvolvidos, a história tem uma reviravolta impressionante e deixa o leitor abismado com a narração. 

A capa é linda e traz ao leitor a sensação de estar em Pandora, junto da família de Helena, e acompanhando em primeira mão a descoberta dos segredos que a protagonista tentou guardar a sete chaves. A diagramação é simples e os capítulos são divididos entre o "Diário de Alex", 2016 - com um Alex de 23 anos voltando para Pandora, e em 2006, Alex com 13 anos - quando sua vida mudou e os segredos de sua mãe foram descobertos, além de capítulos narrando o passado de Helena, em 1992. Todos estes anos foram indispensáveis para os personagens e são interessantes para o leitor perceber o quanto as decisões do passado de Helena afetaram tantas pessoas ligadas à ela. A revisão deixou passar alguns errinhos, mas nada que prejudique muito a leitura. Este é, sem dúvidas, um livro indicado para os amantes de romances que envolvem segredos familiares e destinos sendo traçados ainda na infância. 


"Creio que esses são os momentos que a maioria dos seres humanos descreveria como "felicidade". Só que aí, é claro, a gente tem que voltar para o trem e continuar a viagem. Mas nunca esquece esses momentos de pura felicidade, Alex. São eles que nos dão forças para enfrentar o futuro: a convicção de que vão surgir outra vez. E eles vão, é claro." Página 457





Um comentário:

  1. Oi Rafaella,
    Cada vez mais eu tenho procurado por livros com personagens mais velhos e com mais bagagem de vida. Apesar de nunca ter lido nenhum livro da Lucinda Riley, sempre fico curiosa com suas premissas e com O Segredo de Helena não foi diferente. O fato da história trazer um segredo deve criar uma tensão durante a leitura, pois sempre existe o risco dele vir à tona e o quais consequências surgirão. Achei a capa lindíssima e condiz bem a proposta do livro.

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!