Páginas

03 julho 2018

Resenha: Ikigai - Héctor García, Francesc Miralles

|
Editora: Intrínseca
Ano: 2018
Páginas: 208

Descubra seu ikigai e encontre o propósito que vai guiar sua vida

Por que existem pessoas que sabem o que querem, enquanto outras definham na confusão? Segundo os japoneses, o segredo é encontrar seu ikigai, conceito que pode ser traduzido como razão para viver. Ter um ikigai claro e definido proporciona a satisfação e o propósito que justificam nossa existência, sendo, para muitos, também a chave da longevidade.

Em Ikigai: Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz, os autores Francesc Miralles e Héctor García vão até Okinawa, a ilha japonesa de população centenária, e reúnem pela primeira vez em livro os hábitos e rotinas que mantém em dia a saúde da mente, do corpo e do espírito daquele povo. Um guia com informações claras e sucintas, além de listas, tabelas e ilustrações que colocam em suas mãos as ferramentas certas para entender e encontrar seu ikigai.


Classificação:      



"Para estar sempre ativo. inclusive quando não é necessário trabalhar, é preciso ter um ikigai no horizonte, um propósito que guie a pessoa ao longo de sua vida e a impulsione a criar beleza e utilidade para a comunidade e para si própria." Página 64


Ikigai - Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz, foi lançado pela Editora Intrínseca e é de autoria de Héctor García e Franscesc Miralles. Confesso que quando recebi as informações do livro para divulgação do lançamento, achei interessante, porém optei por outras obras para a avaliação. Quando fui convidada para um evento das editoras Arqueiro, Sextante e Intrínseca, o livro foi apresentado e comecei a me interessar pela leitura e fiquei extremamente feliz quando a Helô avisou que este seria um dos brindes para os presentes, então não hesitei em começar a leitura, porém fui lendo um pouquinho por dia para absorver as informações e tentar utilizá-las em minha rotina.


Na obra os autores apresentaram várias formas de descobrir o seu Ikigai, exercícios para relaxamento, dicas dos centenários de cidades pequenas no Japão, além de muitas informações interessantes para aqueles que não conseguem lidar bem com a ansiedade e inseguranças da vida. Os capítulos são divididos de acordo com temas distintos como, por exemplo, a filosofia Ikigai, Os mestres da Longevidade, trabalho e dieta adotadas pelas pessoas que envelhecem com muita saúde - como é o caso de um senhor que dirigia até seus 100 anos -. Apesar de os autores fazerem um trabalho extremamente motivacional em Ikigai, o livro não é ruim de ler - como é o caso de alguns livros de autoajuda - as informações e dicas são simples e que podem vir fazer um bem imenso para a nossa rotina, além de serem mudanças que todos sabemos que são importantes, mas mesmo assim não adequamos às nossas necessidades. 


"Eles não apenas parecem alegremente ocupados, mas também percebemos que seguem os princípios para felicidade que Washington Burnap definiu há duzentos anos: grandes elementos essenciais para a felicidade nesta vida são algo para fazer, algo para amar e algo pelo que ter esperança". Página 124



Ikigai é um livro fácil e de leitura fluida, foi, sem dúvidas, uma surpresa. A edição está ótima, a diagramação está muito boa e o livro conta com tabelas e imagens para apresentar informações e exercícios para os leitores, dando uma melhor noção de como executá-los. A divisão de capítulos está ótima, assim como a revisão e todos os aspectos editoriais. 

Esta foi uma leitura muito importante para a fase da vida em que me encontro e pretendo, o mais rápido possível, começar a fazer o que foi apresentado no livro para melhorar a minha qualidade de vida. Leitura indicada para aqueles que, assim como eu, encontram-se em um momento de muita agitação e afazeres na vida, além de não ter um rumo definido e buscam novos horizontes. 



"Cedo ou tarde, todos teremos que enfrentar momentos difíceis, e a forma como lidamos com eles pode significar uma grande diferença em nossa qualidade de vida. Treinar a mente, o corpo e nosso estado emocional resiliente é fundamental para enfrentarmos os contratempos da vida." Página 175


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!