Páginas

23 abril 2016

Resenha: Tocada pelas Sombras - Richelle Mead (Academia de Vampiros #3)

|
Editora: Agir
Ano: 2010
Páginas: 384


Rose Hathaway sabe que é um erro se apaixonar por um de seus instrutores. Lissa, sua melhor amiga e última princesa do clã dos Dragomir, deve vir sempre em primeiro lugar. Rose precisa protegê-la. Mas, infelizmente, quando se trata de Dimitri Belikov, algumas regras parecem existir apenas para serem quebradas. Justamente quando Lissa e Rose veem seu pior inimigo, Victor Dashkov, a um passo de sair da prisão, imagens sombrias começam a invadir a mente de Rose, prenunciando algo terrível à espreita da Escola São Vladimir. A tensão ronda o mundo dos Moroi mais do que nunca. Os Strigoi desejam vingança pelas mortes causadas por Rose em Spokane. Numa batalha de tirar o fôlego, ela viverá seus piores pesadelos ao ter de escolher entre o amor de sua vida e sua melhor amiga. Será que essa escolha significa que apenas um deles sobreviverá?


Classificação:       

Pode conter spoilers dos livros anteriores.


"- Você diz isso... mas, me diga a verdade: você sai correndo para os outros quando está com problemas?
- Não é a mesma coisa...
- Responda à pergunta, camarada.
- Não me chame assim.
- E não fuja do assunto." Página 67


Tocada pelas Sombras é o terceiro volume da série Academia de Vampiros, publicada no Brasil pela Editora Agir. Depois de Aura Negra a história de Lissa e Rose começa a evoluir e os acontecimentos do livro anterior e desse deixam o leitor embasbacado, tamanhas reviravoltas na história e se engana ao pensar que os protagonistas estão a salvo, qualquer um é um alvo para os Strigoi. 

Em Tocada pelas Sombras, Rose está cada vez mais abalada por causa do uso do elemento espírito de Lissa e a sua ligação com o mundo das sombras cresce, deixando-a um pouco confusa já que começou a ver fantasmas. Depois dos acontecimentos, Lissa usa o poder para ajudar os feridos em todos os ataques por Strigoi e ao absorver o efeito negativo que ele causa em Lissa, Rose acaba ficando desestabilizada emocionalmente. Dimitri ainda não se permite amá-la, até por quê ele é seu professor e ela menor de idade, porém o casal ainda tem muito chão pela frente e muito poderá acontecer. Em uma de suas andanças depois do horário definido pela São Vladimir, Rose escuta uma conversa em que Alberta - líder dos guardiões - conta a Dimitri que Victor Dashkov está sendo julgado e a rainha Tatiana está temerosa ao colocar na prisão um membro da realeza e é aí que a vida de Rose começa a mudar, já que as amigas foram alvo das maldades de Victor anteriormente e acreditavam que ele seria preso. 

Depois de combater os Strigois que sequestraram e assassinaram um de seus melhores amigos, Rose é posta em prova para a sua formatura. Os guardiões estabeleceram duplas para que os aprendizes pudessem aprender a proteger seu Moroi e alguns embates aconteceram com o passar dos dias, apesar de desde o início Rose ter certeza de que seria designada para a proteção de Lissa, isso acabou não acontecendo e a escolha dos guardiões foi contra a vontade de Rose, deixando-a extremamente irritada. Por outro lado, deu-lhe a oportunidade de avaliar seus conhecimentos e perceber que poderia muito bem cuidar de qualquer Moroi. A experiência de campo, para Rose, foi algo bem abaixo do que esperava, já que mesmo antes de se formar ela já matara mais Strigois que muitos dos guardiões em toda sua carreira. 



"- Christian, pelo amor de Deus. Se Adrian fez isso por alguém, foi por mim e não por sua ridícula obsessão. Ele se gabou de que podia fazer isso, e eu não acreditei. - Me voltei para Lissa. Eu precisava que ela se acalmasse e controlasse aqueles sentimentos sombrios e que tantos problemas poderiam lhe causar, em caso contrário. - Liss, você pode não estar exatamente cansada, mas é melhor esfriar um pouco a cabeça antes de ter essa conversa. Você vai dizer algo tão estúpido quanto Christian, e eu é que vou ter que arrumar a bagunça, como sempre." Página 152


Um personagem que ganhou muito espaço na trama, ainda bem, é Adrian Ivashkov, membro de uma das famílias reais e sobrinho neto da rainha Tatiana. O rapaz decide morar na São Vladimir, ao descobrir dos poderes de Lissa, e começa a ensiná-la a usar o espírito já que ele também é o usuário desse elemento. Essa aproximação não faz muito bem para o relacionamento de Lissa, já que Christian está temeroso com isso, pois a namorada passa mais tempo com Adrian do que com ele. Porém, Rose é o alvo de todo o charme de Adrian e isso não é bem visto pela rainha Tatiana - que faz de tudo para afastá-la de Adrian e Lissa. Assim como no livro anterior, a história de Tocada pelas Sombras se desenrola de forma rápida e sem muitas voltas. O mundo Moroi está abalado, já que os Strigoi estão atacando em bandos e o alvo deles são as famílias reais. Este é um dos melhores livros da série, sem dúvidas, a história evoluiu, personagens queridos se foram e o final é indescritível. Demorei algum tempo para assimilar tudo o que aconteceu e sofri com algumas perdas, mas esperem que no final tudo melhora.

Com relação ao projeto editorial não tenho muito a acrescentar, já que as obras seguem um padrão de capa e diagramação. Todas as capas são lindas e ficam perfeitas na estante, já que são bem parecidas. A diagramação e a revisão estão boas, o que torna a leitura mais fluida e sem interrupções para reclamar de revisões mal feitas - como é o caso de alguns livros. A história é envolvente, os personagens são bem construídos e a trama nunca cai na mesmice, deixando os leitores com um misto de sentimentos e confesso que ao terminar Tocada pelas Sombras precisei pegar logo e devorar Promessa de Sangue, para saber o que aconteceria com meu personagem favorito - não, não vou dar spoilers e vou tentar ao máximo não revelar quem é na próxima resenha. Para aqueles que ainda estão em dúvidas pela série ser longa: leiam, não irão se arrepender. 


"- Rose - disse Dimitri. Era apenas o meu nome, mas era tão forte, tão cheio de sentido. Dimitri tinha uma fé absoluta em mim, fé na minha força e bondade. E ele tinha força também, uma força que eu sentia que ele não hesitaria em me emprestar se eu precisasse. Deirdre podia estar certa sobre eu ficar guardando ressentimentos de Lissa, mas ela estava completamente errada sobre Dimitri. O que nós tínhamos era amor. Nós éramos como duas metades de um inteiro, sempre prontos a apoiar o outro. Nenhum de nós era perfeito, mas isso não importava. Com ele, eu podia vencer essa raiva que me preenchia. Ele acreditava que eu era mais forte do que aquilo. E eu era." Página 300

7 comentários:

  1. Ainda não li esse série, mesmo sendo apaixonada por vampiros, o livro parece ser bom, li com medo de pegar spoiler rsrs, as capas seguem mesmo um padrão, mas não gosto muito, porque rostos nas capas me incomodam

    ResponderExcluir
  2. Oi...

    Eu amo essa série, Dimitri negando seus sentimentos em relação a Rose, Rose, uma personagem forte, decidida, mas apaixonada.
    A coisa fica feia no terceiro livro, mas esse até agora foi o melhor da série para mim.
    Ainda tenho os dois últimos Ler, talvez isso mude, mas eu duvido que aconteça.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  3. Bem legal o jeito que as capas combinam entre si, mas tenho uma pergunta: essa é uma daquelas séries infinitas? Quantos livros tem? Queria saber porque estava pensando em dar uma chance

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda. Academia de Vampiros tem seis volumes, mas são de rápida leitura. Vale a pena iniciar a série!

      Excluir
  4. Mais um livro da sériee! Poxa, to ficando cada vez com mais vontade, maldade hahah As pessoas pensam que so por ser vampiro, vai ser aquela coisa cliche e nao imaginam que pode ser bom, eu quero ler logo, sei que vai valer a pena!

    ResponderExcluir
  5. Ooi!
    Sempre quis ler essa série de livros daí fui assistir a adaptação e fiquei com receio dos livros também, porém como váriass pessoas disseram que a adaptação é super infiel vou tentar ler, ia fazer a mesma pergunta do comentário acima. Seis? Seis volumes? Vish, aguento o maximo uma trilogia kkkk mas farei um esforcinho

    Blog: Lendo Com Ela

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Adoro essa serie, realmente quando li Tocada Pelas Sombras não consegui larga do livro até termina, e bem interessante os acontecimentos que temos no livro que acaba nos deixado sem reação e os personagens conquistam o leitor principalmente o Dimitri !!

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!