Páginas

26 abril 2016

Resenha: Como eu era antes de você - Jojo Moyes

|
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 320


Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.

Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.

Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.


Classificação:      




"Eu dispunha de cento e dezessete dias para convencer Will Traynor de que ele tinha motivos para viver." Página 125


Como eu era antes de você é o tipo de livro que sempre me encantou e não sei como não o conhecia antes de ver as divulgações por causa do lançamento do filme. Iniciei a leitura logo que recebi a obra e posso dizer que foi um dos melhores livros que li nesse ano. A obra nos apresenta a história de Louisa Clark, uma mulher de 26 anos que foi recentemente dispensada de seu trabalho em um café. Seus pais enfrentam dificuldades financeiras, sua irmã mais nova é mãe solteira e está pensando em voltar a estudar, então sobrou para Lou encontrar um emprego e ajudar nas despesas de casa. Depois de algumas tentativas frustradas, surge o emprego ideal: ajudar nos cuidados de um deficiente físico. A duração de seu contrato é de seis meses, o salário é ótimo, porém há um problema - Will Traynor é um homem mal humorado e faz questão de tornar os dias de Lou um inferno.

Aos poucos os protagonistas começam a conviver pacificamente, mas isso é abalado quando Louisa descobre o porquê seu contrato foi feito com uma duração específica: Will planejava ir até uma clínica na Suíça para morrer. Ao descobrir, em um primeiro momento a garota pede demissão, porém a mãe de Will percebeu o quanto seu filho melhorou com a ajuda de Louisa. Então a mulher oferece tudo o que tem para que a jovem mulher possa lhe ajudar a salvar a vida de seu filho. Com a ajuda de Treena, sua irmã mais nova, e muita pesquisa, Lou inicia o plano de mostrar a Will o quanto ele ainda tem para viver. Este é um livro comovente e que leva o leitor a olhar a história sobre duas perspectivas: de Will e de Lou. Confesso que ainda não digeri os acontecimentos e o desfecho da história e, mesmo tendo iniciado a leitura de Depois de você, ainda estou tentando chegar a uma conclusão do que faria nessa situação. Provavelmente ainda ficarei pensando nisso por um bom tempo.


"Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível." Página 172


De maneira singular, Jojo Moyes nos contou a história de Will Traynor e Louisa Clark e sua amizade improvável. Ele, um homem de trinta e cinco anos, ranzinza e ela, uma mulher de vinte e seis anos, que traz alegria por onde passa. A família de Lou é uma diversão a parte, morria de rir a cada interação dos Clark - principalmente quando Thomas, sobrinho de Lou, estava envolvido. Will, à princípio, é um personagem bastante difícil de se gostar, mas ao final da leitura acabei encantada por ele. Já Lou me cativou desde o início da leitura, sua entrevista com Camilla Traynor foi interessante e seus primeiros dias de trabalho foram complicados, mas o melhor de tudo foi ver o quanto a protagonista conseguiu se impor a Will e como ele passou a respeitá-la desde então. A cada interação entre os dois fiquei mais encantada porque não pareceu algo forçado, mas sim que os dois aprenderam a conviver e extraíram o melhor de cada situação.

Este é um livro indicado para todos os românticos de plantão, porém não criem muitas expectativas com relação a isso porque no final poderá se surpreender. O trabalho editorial está perfeito, a diagramação está ótima e encontrei poucos erros de revisão. A capa é linda e, segundo a editora durante a Turnê Intrínseca, será lançada também uma capa filme. Estou doida para conferir a adaptação, não vejo a hora de conferir essa história maravilhosa nas telonas. 


"- Então... como vamos nos comportar hoje?
Will acompanhou meu olhar.
- Sinceramente?
- Sim. Preciso saber. Mas, por favor, não diga que provocaremos Choque e Pavor. Está planejando algo terrível?
O olhar de Will encontrou o meu. Olhos azuis, insondáveis. Um pequeno enxame de borboletas pareceu voar no meu estômago.
- Clark, vamos nos comportar de maneira inacreditavelmente exemplar." Página 226

10 comentários:

  1. Rafa, o livro em si é lindo! uma graça realmente! a trama é cativante, vibrante e diferente.
    ela ensina que liberdade e amor caminham juntos, mas que felicidade é relevante

    ResponderExcluir
  2. Me emocionei muito com a história, Jojo tem o poder de nos conquistar até a ultima linha, chorei bastante, preparando os lenços para o filme

    ResponderExcluir
  3. Quando eu descobri que ia ter filme eu quase infartei. Já li umas 4 vezes e lendo os quotes quis ler de novo. Lembro que li no celular e depois ganhei ele ano retrasado, nossa, fiquei muito feliz. É um dos meus favoritos!! É uma história bonita e um tantinho agoniante porque o cara quase nunca da o braço a torcer, além do mais a Lou é mega engraçada! Fiquei super feliz que a Emilia (minha Khaleesi <3) foi escolhida pro papel! Só não recomendo esse livro para os outros porque tenho ciúmes ahah

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é lindo demais! Uma das leituras mais bonitas que tive esse ano.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  5. Oi...

    Eu sou apaixonada por esse livro, a escrita da autora é maravilhosa.
    Eu chorei horrores lendo esse livro, me destruiu.
    Mas ainda assim é uma das minha melhores leituras do ano passado.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu quero muuito ler esse livro! Poxa, parece realmente um romance, nao tao clichê, mas bonito e tocante. Será que vou chorar? haha Enfim, tenho 2 meses antes de lançar o filme, preciso correr!

    ResponderExcluir
  7. Já conhecia o livro antes de virar esse sucesso todo por causa do filme, porém nunca li, falta de vontade acho. Já vi histórias semelhantes mas já que disse que posso me surpreender com o final acho que vou arriscar e ler.
    bjs

    Lendocomela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Esse livro esta na minha lista de leitura, faz um tempo que minha amiga me falou sobre ele e com a divulgação do filme e o trailer lindo fiquei ainda mais interessada, gostei muito da historia que nos conquista e estou curiosa para descobrir o que vai acontece com esse casal, com certeza irei ler !! !!

    ResponderExcluir
  9. Oi Rafa.

    Amei a resenha, sou apaixonada por esse livro, é simplesmente perfeito.
    Chorei horrores lendo ele, foi emocionante desfrutar dessa leitura.
    A premissa desse livro é ótima, os personagens são bem desenvolvidos, enfim perfeito.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  10. Rafa, li o livro há pouco tempo também e ontem acabei "Depois de Você" (vou comentar na resenha dele também). O que dizer, infelizmente eu já sabia o fim da história, só ignorava como iria acontecer, mas não foi menos chocante, chorei tanto que acho que os vizinhos acharam que alguém tinha morrido kkkkkk (ridículo eu sei, mas não me controlei). Enfim, no início não gostei de Will também e me perguntava como Louisa conseguia aguentar mesmo precisando muito, mas aos poucos vamos vendo um pouco do Will que ele era antes do acidente, ou ao menos um pouco de alguém muito mais interessante do que rabugento. Amei esse livro também ♥

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!