Páginas

31 agosto 2021

Resenha: O talentoso Ripley - Patricia Highsmith

|

Editora: Intrínseca
Ano: 2021
Páginas: 336

                                                            

Desde a publicação de O talentoso Ripley, em 1955, e as posteriores adaptações para o cinema, como a estrelada por Matt Damon, Jude Law e Gwyneth Paltrow, de 1999, Tom Ripley conquista fãs ao redor do mundo, sendo reconhecido como um dos maiores sociopatas da literatura. Neste primeiro volume da série de cinco livros que narra sua trajetória, ele tenta se estabelecer em Manhattan após fugir de seu lar mais do que disfuncional. Bom de lábia, exímio imitador e piadista, praticante de furtos e pequenos golpes, Tom vê sua sorte mudar ao receber uma proposta inusitada. Ele deve ir a uma aldeia na Itália e convencer Dickie Greenleaf, o filho de um rico industrial, a voltar para casa e assumir os negócios da família. O problema é que o vigarista é seduzido pelo estilo de vida refinado do playboy.

A relação de amizade entre os dois se complica com a interferência de Marge, a típica boa menina americana, rica e apaixonada por Dickie. Não demora para o fascínio de Tom pela vida de Dickie assumir contornos de obsessão. Quando este percebe o perigo e tenta se afastar, já é tarde demais: Tom vê na rejeição a motivação que faltava para dar vazão aos seus desejos mais sombrios e rouba não só o dinheiro do amigo, mas também sua vida e personalidade.

Com O talentoso Ripley, Patricia Highsmith faz a introdução sangrenta e repleta de adrenalina dos percalços desse jovem capaz de tudo para manter seu estilo de vida. Matar ou se reinventar em diversas personalidades não serão empecilhos. [+]



"Era como se Dickie tivesse sido subitamente arrancado dele. Não eram amigos. Não conheciam um ao outro. Aquela revelação atingiu Tom como uma terrível verdade, uma verdade que valia por toda a eternidade e que abrangia todas as pessoas que havia conhecido no passado e as que iria conhecer no futuro: cada uma daquelas pessoas estivera diante dele, ou estaria um dia, e de tempos em tempos ele teria certeza de que jamais poderia conhecê-las, e o pior era que sempre haveria também aquela ilusão temporária de que de fato as conhecia e que formava com elas um conjunto de seres semelhantes e harmoniosos." Página 102


O Talentoso Ripley é o primeiro volume da série de Patricia Highsmith, lançado pela primeira vez em 1955. Em 2021 a Editora Intrínseca lançou os dois primeiros livros e como ainda não conhecia a história, acabei solicitando os dois volumes e devorei em poucos dias.

Neste primeiro volume conhecemos Tom Ripley, um homem acostumado a dar golpes e praticar pequenos furtos para garantir sua sobrevivência. Bom de lábia, Ripley consegue o que quer e com pouco esforço. Sua vida muda quando um homem lhe faz uma proposta: ir atrás de seu filho na Itália e convencê-lo a voltar para casa e assumir os negócios da família. Para isso, Tom teria a viagem paga por Herbert Greenleaf e deveria convencer Richard a voltar para perto da família e conduzir os negócios da família. 

Richard Greenleaf é um rapaz de 25 anos que quer seguir em um caminho diferente do que o pai planejou para ele. Junto de Marge, os dois se mantêm na Itália, porém com a chegada de Tom essa amizade se estremece. Marge é apaixonada por Dickie e o rapaz não corresponde como ela gostaria, então ao ficar mais próximo de Tom, Marge fica em dúvida quanto as preferências de ambos. Este era para ser um trabalho fácil, conseguir dinheiro ao convencer o herdeiro a voltar para casa, porém quanto mais Tom passava seus dias com Richard, mais ele cobiçava a vida do rapaz até que em um dia fatídico tudo mudou e agora ele precisa se desdobrar para manter a farsa e não ser descoberto.

O Talentoso Ripley é um livro sensacional, Tom Ripley é um personagem extremamente versátil e se adapta às situações em que se encontra. Um psicopata que não mede esforços para conseguir o que quer e manter sua vida mais fácil possível, portanto vê nesta oportunidade de trabalho a chance de melhorar sua vida e acaba indo muito além do que deveria para manter a farsa. A cada capítulo a autora nos presenteia com uma história bem elaborada, de um protagonista frio e calculista, além de cenas de tirar o fôlego dos leitores.

A edição da Intrínseca está maravilhosa, o livro é em capa dura, tem um fitilho para marcar a página em que paramos a leitura, capítulos bem divididos, a diagramação e a revisão estão boas, as letras em bom tamanho e as páginas são amareladas, o que não cansa tanto os olhos ao ler bastante. Sem dúvidas vou ler a coleção inteira assim que for lançada, o segundo volume já li e adorei tanto quanto esse. Leitura indicadíssima para os leitores que gostam de personagens frios e calculistas, que não medem esforços para se dar bem na vida.


"O mundo por acaso é justo ao pagar méritos e deméritos? O mundo acaso fora justo com ele? Tom se considerava sortudo por ter escapado após cometer dois assassinatos - uma sorte que durava desde o momento em que assumira a identidade de Dickie até agora." Página 322


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!