Páginas

14 junho 2020

Resenha: Coragem - Raina Telgemeier

|
Editora: Intrínseca
Ano: 2020
Páginas: 224
Tradutor: Giu Alonso



Fenômeno da literatura jovem atual, a cartunista Raina Telgemeier recria com sensibilidade e humor as ansiedades de sua infância

A jovem Raina está com um probleminha. Ela acordou com uma dor estranha na barriga. Sua mãe também, então talvez seja só uma virose. Até aí tudo bem, acontece. É só descansar. No entanto, quando Raina volta para a escola, surgem mais problemas. A tal dor causa um enjoo que não passa, e agora ela está cheia de preocupações: medo de comer, de perder as amigas, dos trabalhos da escola e de uma palavrinha em especial, um terror que começa com a letra “v”. Para completar, ela tem que lidar com a família caótica e com uma menina que vive implicando com ela, além dos colegas de turma, que só querem saber de nojeiras.

Cada dia traz um novo receio para Raina. Ela só tem 10 anos, e talvez seja um pouco complicado lidar com tudo isso sozinha. Felizmente sua família percebe que há algo avassalador e paralisante tomando conta dela: a ansiedade. Então, com a ajuda dos pais e da terapeuta, Raina vai descobrir que uma dorzinha pode esconder nossos maiores medos, e que é preciso coragem para dominá-los.

Em Coragem, a premiada cartunista Raina Telgemeier traça, com base em suas experiências, os desafios de crescer. Em uma edição belamente ilustrada e colorida, o livro explora todo o desconforto do amadurecimento e mostra como o medo e a ansiedade afetaram a infância da autora.



"Doente não era a palavra certa. Mas com certeza tinha alguma coisa errada." Página 31


Coragem é uma HQ autobiográfica em que a autora apresenta todos os seus medos e inseguranças de uma Raina com 10 anos. Tudo começou com uma dor de barriga após o jantar, porém ela acreditava ser algo que sua mãe também comeu já que ambas ficaram mal. Apesar de estar melhor, a pequena Raina agora tinha medo de uma palavra que começava com "v" e a cada vez que pronunciavam a palavra vomitar, a pequena Raina já começava a passar mal logo em seguida.

Aos poucos outros problemas começaram a se acumular, além das frequentes dores de barriga e crises de pânico, a garotinha sofria com as provocações de uma colega de turma e a mudança de sua melhor amiga para uma outra cidade. Com tudo isso lhe dando ansiedade, Raina começa a ter problemas digestivos frequentes que a causa não aparece nos exames solicitados pela médica, até que seus pais decidem levá-la para terapia.

Não vou me prolongar muito na história de Raina, mas posso dizer que amei ter recebido essa HQ da Editora Intrínseca já que apesar de ter 19 anos quando diagnostiquei a SII, passei por tudo o que a garotinha passou com a descoberta desse problema. Foram anos para conseguir levar uma vida normal e mesmo assim alguns dias a ansiedade prevalece, então isso para criança deve ser algo ainda mais complicado do que foi para mim no final da adolescência. O medo de comer, o medo de sair e passar mal, sem contar os problemas e medos que causam a ansiedade e o ciclo recomeça. A autora fez um ótimo trabalho ao contar a história de sua infância de forma didática e que pode ser lida e entendida por crianças, assim como ela era quando o problema teve início.

Coragem é uma obra que deve ser apresentada a todas as crianças de idade escolar, pois motiva os pequenos a enfrentarem seus medos, assim como a protagonista. Seja enfrentando medos reais, como o medo de comer, quanto os medos imaginários que são os pensamentos com o "E SE" - e se eu passar mal? E se eu vomitar? E se tirarem sarro de mim? -. Os adultos também devem conferir os ensinamentos de Coragem, alguns vão se identificar com a protagonista, e outros vão entender melhor como a ansiedade funciona na cabeça de quem a sente. Mas, além disso, essa é uma leitura que leva todos os leitores a questionarem seus maiores medos e o que podem fazer para enfrentá-los.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!