Páginas

20 janeiro 2019

Resenha: O desaparecimento de Stephanie Mailer - Joël Dicker

|
Editora: Intrínseca
Ano: 2018
Páginas: 576

Uma grande expectativa toma conta da badalada cidade de Orphea, nos Hamptons. A população aguarda ansiosamente a estreia de seu primeiro festival de teatro. Mas o prefeito está atrasado para a cerimônia.

A poucos metros dali, Samuel Padalin percorre as ruas desertas em busca da esposa. Diante da casa do prefeito, um corpo é encontrado. E, no interior da residência, a cena é ainda pior: uma família inteira foi assassinada com extrema violência.

Vinte anos após a resolução do homicídio, novos fatos mudarão para sempre a história de Orphea. A jornalista Stephanie Mailer confronta as autoridades e afirma que houve um gravíssimo erro na investigação. Então, ela desaparece. O que aconteceu com a jornalista? E o que de fato ocorreu em 30 de julho de 1994?

Em uma narrativa repleta de reviravoltas e sequências inesperadas, o premiado escritor Joël Dicker se reafirma como uma das vozes mais criativas do momento ao entrelaçar brilhantemente diversos personagens e tramas. Um livro intrigante, ao mesmo tempo sofisticado, divertido e marcado por uma fina ironia.


Classificação:        



"Ao vasculhar o estacionamento com o olhar, vi Stephanie entrar em seu carro. Ela me fez um sinal e gritou:
- Até logo, capitão Rosenberg!
Mas não houve "até logo".
Porque foi nesse dia que ela desapareceu." Página 20




O desaparecimento de Stephanie Mailer é uma obra de Joël Dicker, escolhida pela Intrínseca para fazer parte da primeira caixinha do clube de assinaturas da editora, o Intrínsecos. Recebi em outubro a caixa e fiquei encantada com o cuidado da editora na composição, além de o livro ser lindo foram enviados alguns itens que foram importantes para a trama assim como uma revistinha sobre a obra e o autor. O livro foi lançado oficialmente no começo de janeiro e pode ser encontrado em todas as livrarias. 

Stephanie Mailer é uma jornalista que decidiu morar em Orphea após ser dispensada de seu emprego anterior. Quando a jovem confronta o capitão de polícia, Jesse Rosenberg, sobre um crime acontecido na cidade em 1994 o homem não acredita ter cometido um erro durante as investigações, porém com o desaparecimento de Stephanie ele percebe que poderia estar errado na forma como conduziu a investigação do quádruplo homicídio que envolveu a família do prefeito da cidade e uma jovem que estava nas imediações da casa. 

Com a ajuda de Anna, a única mulher na força policial de Orphea, e Derek - seu parceiro na época das investigações dos homicídios -, Jesse corre contra o tempo para descobrir o culpado por ter ceifado a vida da família do prefeito, Meghan Padalin e agora o responsável pelo sumiço de Stephanie Mailer. Enquanto isso o atual prefeito da cidade, Alan, que assumiu o cargo após a morte de seu antecessor precisa restaurar a calma na cidade e manter o festival de teatro que marca os vinte anos após o crime que chocou a pacata cidade. Um personagem envolvido no início das investigações, em 1994, ressurge com uma peça e afirma saber quem foi o responsável pelos assassinatos que marcaram a cidade, o que ameaça o trabalho da polícia e faz com que os moradores comecem a tirar suas próprias conclusões. Uma leitura intrigante, o autor soube conduzir a história e revelar a trama apenas nas últimas páginas do livro, deixando o leitor ansioso para descobrir qual é a ligação entre o crime em 1994 e o desaparecimento de Stephanie Mailer em 2014. 


"- Na sua opinião, Derek, essa fita de vídeo pode nos ajudar a entender melhor isso tudo?
- Espero que sim, Anna. Se observarmos o público, talvez possamos detectar um detalhe que nos tenha escapado. Devo confessar que, na época da investigação, o que aconteceu durante a peça não nos pareceu muito interessante. É graças a Stephanie Mailer que estamos levando isso em conta agora." Página 217



Como sou apaixonada por thrillers, desde que recebi a caixa já estava ansiosa para iniciar a leitura, porém consegui iniciar apenas no finalzinho de dezembro e me apaixonei pelo livro. A história é envolvente, os personagens são complexos e a forma com que o autor conduz o leitor para investigar com os policiais de Orphea é fenomenal, somado ao desfecho inesperado tornaram a leitura ainda mais interessante. 

Sobre a edição só tenho elogios, gostei muito da capa amarela, o pacotinho de evidências e a revista foram bem trabalhados e fizeram com que a leitura fosse mais completa. Para os leitores que não conseguiram essa edição especial, foi lançada em janeiro a edição com a capa normal (que também é linda). Como leio muitos thrillers acabo sendo bastante crítica com as obras, mas não tenho nada a reclamar de O desaparecimento de Stephanie Mailer, muito pelo contrário, o livro entrou na lista de favoritos e assim como A verdade sobre o caso de Harry Quebert, outro livro do autor, está indicadíssimo para os amantes de um bom mistério policial. 



"Orphea estava em ebulição. A notícia de que uma peça de teatro iria revelar a identidade de um assassino que havia saído impune se espalhara pela região como um rastilho de pólvora. Passado um fim de semana, a imprensa desembarcou em massa na cidade, junto a hordas de turistas em busca de emoções fortes e um pouco de sensacionalismo, que se somavam aos moradores, igualmente consumidos pela curiosidade." Página 360

Um comentário:

  1. Tirando que a historia em si não tem nada de diferente de uma investigação policial comum, de mais ele tem tudo que eu gosto. O titulo, a capa maravilhosa e principalmente o gênero. Se não fosse pelos teus elogios quanto a maneira que a autora conduz a historia eu não me deteria nele. Gosto de thrillers e se tiver reviravoltas então, melhor ainda. como não sou de me ligar logo nos desfechos, consigo levar o suspense até as ultimas palavras. Outra coisa que gostei é que ele remete a historia lá nos anos 90, deve ter um tom saudosista, pelo menos pra mim. Gostei da dica.

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!