Páginas

24 dezembro 2017

Resenha: Dois a dois - Nicholas Sparks

|
Editora: Arqueiro
Ano: 2017
Páginas: 512
Tradutor: Fernanda Abreu

Com uma carreira bem-sucedida, uma linda esposa e uma adorável filha de 6 anos, Russell Green tem uma vida de dar inveja. Ele está tão certo de que essa paz reinará para sempre que não percebe quando a situação começa a sair dos trilhos.

Em questão de meses, Russ perde o emprego e a confiança da esposa, que se afasta dele e se vê obrigada a voltar a trabalhar. Precisando lutar para se adaptar a uma nova realidade, ele se desdobra para cuidar da filhinha, London, e começa a reinventar a vida profissional e afetiva – e a se abrir para antigas e novas emoções.

Lançando-se nesse universo desconhecido, Russ embarca com London numa jornada ao mesmo tempo assustadora e gratificante, que testará suas habilidades e seu equilíbrio emocional além do que ele poderia ter imaginado.

Em Dois a dois, Nicholas Sparks conta a história de um homem que precisa se redescobrir e buscar qualidades que nem desconfiava possuir para lutar pelo que é mais importante na vida: aqueles que amamos.


Classificação:       


"Quando você começa a tentar entender o que deu errado ou, mais especificamente, onde você errou, é mais ou menos como descascar uma cebola. Há sempre outra camada, outro erro do passado ou uma lembrança dolorosa que surge e então conduz ainda mais para o passado, e ainda mais, em busca da verdade definitiva. Cheguei ao ponto em que parei de tentar entender: agora, a única coisa que de fato importa é aprender o suficiente para evitar os mesmos erros." Página 18


Há tempos um livro do Nicholas Sparks não me arrebatava, acredito até que nenhum teve tanto efeito em meu emocional quanto Dois a dois. Foram cinquenta páginas e mais de duas horas chorando ininterruptamente, tanto que mal conseguia ver as letras tamanho desespero. Sim, o livro é maravilhoso, mas engana-se quem acredita ser uma leitura fácil. 

Dois a dois apresenta aos leitores a rotina de Russel Green, um publicitário que está infeliz com seu emprego em uma agência, então é obrigado a ter a decisão de uma vida: montar sua própria empresa. Porém, Vivian, sua esposa, não era uma pessoa que aceitava bem os desafios e não dá suporte ao marido nessa transição. Esse apoio ele encontra em sua irmã mais velha, Marge, e em Emily, uma ex-namorada, que recentemente voltou a ter contato por causa de  sua filha London, que é melhor amiga de Bodhi, filho de Emily.

Ao perceber que a empresa não estava decolando como gostaria, Russ sugere à esposa que encontre um trabalho de meio-período para que possa cuidar de London enquanto ele trabalha, mas essa sugestão acabou tendo um rumo distinto do que ele imaginou à principio. Vivian consegue um emprego em uma grande empresa como Assessora de Comunicação, porém além de trabalhar durante grande parte do dia, ela é obrigada a trabalhar aos finais de semana e sempre estar viajando para assessorar o dono da empresa. Essa mudança de planos faz com que Russ tenha que se desdobrar entre acompanhar London em suas atividades diárias que incluem aulas de ballet, artes e tênis, além de conseguir montar apresentações para que seja contratado pelas empresas em que está de olho. 

Em uma das aulas de London a oportunidade aparece e Russ faz de tudo para agarrá-la, sendo contratado por um advogado, pai de uma das coleguinhas da filha. Apesar de conseguir um cliente e alguns em potencial, a vida de Russ é abalada novamente quando Vivian decide ir morar em Atlanta, posteriormente pedindo o divórcio já que havia se envolvido romanticamente com o seu chefe.  E se você está achando que o drama acaba por aí, não se engane, caro leitor, as desgraças na vida do protagonista estão mal começando. 


"Sentia que nós dois estávamos deslizando pelo gelo em direções opostas e, quanto mais eu tentava segurá-la, mais ela parecia decidida a se afastar. Seu desejo de guardar segredos me incomodava. Embora eu tivesse como certo que devíamos apoiar um ao outro em nossos desafios profissionais, não conseguia me livrar da sensação de que ela não estava muito preocupada com isso. Em vez de nós dois unidos contra o mundo, sentia que ela estava contra mim." Página 210

Dois a dois é um livro fenomenal que mostra ao leitor os sacrifícios que um pai faz para poder dar uma vida boa a sua filha ao mesmo tempo em que sua vida está desmoronando, seja pela falta de trabalho, doenças familiares e o abandono de sua esposa. Nicholas Sparks tratou de temas difíceis, sem torná-los enfadonhos para o leitor e com uma sensibilidade admirável. O protagonista é persistente e encontra em sua família a força que precisa para superar todas as adversidades e apesar de se desdobrar para que os problemas não atinjam London, uma hora  a garotinha é exposta e é a partir desse ponto que a leitura se torna mais pesada e carregada de tristeza para os protagonistas e para o leitor.

A edição está ótima, a capa ilustra uma cena linda da história e fiquei encantada como conseguiram mostrar ao leitor em apenas uma imagem o que os protagonistas sentiram ao vivenciá-la. A diagramação e revisão estão ótimas, tornando a leitura fluida e ainda mais emocionante. Este é, sem dúvidas, um dos melhores livros de Nicholas Sparks e é carregado de amor, cumplicidade, esperança e superação, tornando uma das melhores leituras de 2017.



"Qual será a analogia mais próxima da vida? Ou melhor, da minha vida naquele ano terrível? Uma série de temporais violentos que explodiram em rápida sucessão? Ou um único e imenso furacão, com um olho que me tapeou e me fez pensar que havia sobrevivido intacto, quando na realidade o pior ainda estava por vir?
Não sei.
Tudo o que sei é que, enquanto eu viver, espero nunca mais ter que passar por um ano como aquele." Página 400


2 comentários:

  1. Rafa!
    O que mais gosto no Nicholas é justamente o núcleo familiar que está sempre presente em seus livros e os drams do cotidiano que arrasam nossos coraçõeszinhos.
    Aqui, temos os papéis invertidos, pois é o pai que vai ficar com a responsabilidade de cuidar da filha e vão criar um vínculo tão estreito que só amor é responsável.
    Claro que quero ler.
    Um domingo abençoado na paz do Senhor e FELIZ NATAL!
    “Celebrar o Natal é crer na força do amor, é isto que transforma o homem e o mundo. Feliz Natal!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Por incrível que pareça Nunca li nenhum livro do Nicolas esportes por favor não me julgue pretendo mudar isso mais breve possível

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!