Páginas

20 maio 2017

Resenha: Vingança em Chamas - John Marsden (Amanhã#5)

|
Editora: Fundamento
Ano: 2010
Páginas: 227

Quando a única opção é lutar, não dá para recuar, e o medo se torna uma palavra proibida. 

Como num jogo de dados, a cada lance tudo pode mudar. Ellie, Lee, Homer, Fi e Kevin seguem em frente, resistindo ao poderoso invasor de seu país. Eles fazem de tudo para atrapalhar os planos dos inimigos, porém são pegos de surpresa! O destino prepara uma terrível armadilha, e os cinco jovens acabam dentro do grandioso aeroporto militar de Wirrawee, cercados por centenas de soldados fortemente armados e treinados para matar. A coragem, entretanto, fala mais alto. Os amigos colocam em prática um plano superaudacioso... e totalmente suicida. 

Lidando com conflitos internos, a saudade dos pais e de outras pessoas amadas que se foram - e também com uma dolorosa traição -, Ellie segue em frente. Seu mundo agora é um lugar insano, devastado pela guerra. Às vezes, sobreviver parece uma ilusão, um sonho impossível... mas a esperança não morre. Nem mesmo nas piores situações. 


Classificação:      

Pode conter spoilers dos volumes anteriores

"Não posso falar pelos outros, mas comecei a bloquear o medo do perigo e da morte. Ter visto tantas pessoas morrerem, incluindo alguns dos meus amigos, me fazia sentir meio estranha em relação à minha vida. Eu havia, aos poucos, parado de sonhar muito com o futuro. Talvez isso tivesse acontecido com todos nós e, por isso, não fazíamos mais tantos planos." Página 14



Vingança em Chamas é o quinto volume da série Amanhã, lançada no Brasil pela Editora Fundamento e escrita por John Marsden. Como expliquei na resenha de Escuridão, seja minha amiga - a série havia estagnado um pouquinho no quesito ação, os personagens estavam analisando tudo o que haviam passado nos últimos meses e estavam planejando um grande ataque a uma das bases dos inimigos e o livro acabou assim, porém o ritmo alucinante dos livros anteriores retorna em Vingança em Chamas e não consegui deixar de acompanhar Ellie e seu grupo nas investidas para retomar o controle de seu país. 

Após a tentativa frustrada dos neozelandeses explodirem o aeroporto de Wirrawee, os guerrilheiros não são mais vistos e agora Ellie e os amigos começam a pensar que algo mais grave aconteceu com os soldados. Em uma situação em que seriam descobertos, os amigos arriscaram e entraram em um caminhão e seguem viagem sem saber seu destino e o que acontece é desesperador. O comboio está no aeroporto que Ellie gostaria de atacar, o local é um quartel dos inimigos, já que é supervisionado e dificilmente eles entrariam em qualquer outra situação, porém estando lá um novo ataque é planejado já que eles realmente não têm outra opção, a não ser ficarem escondidos ou serem capturados. 

Conforme o autor mostra, todos os ataques previamente planejados quase sempre são frustrados e aqueles que os protagonistas nem imaginam, são os mais envolventes e que tem êxito. Vingança em Chamas é o livro que mais me envolveu até o momento, Amanhã, quando a guerra começou é o meu favorito, porém em ação e andamento da história, este exemplar é fenomenal. Ellie, Fi, Lee, Kevin e Homer são obrigados a assumirem o papel de guerrilheiros e vão a fundo nisso, sabendo que todas as suas ações poderiam levar a sua captura, mas os amigos não vão cair sem lutar. 


"Fazia tempo que eu estava sentindo a sede de vingança queimar como uma chama no meu peito, e agora eu tinha a chance de provocar um incêndio gigantesco, para fazer eles sentirem na própria pele um pouco do que tinham feito conosco. Nunca eu tinha experimentado um sentimento tão primitivo como aquele." Páginas 90 e 91




Comecei a leitura logo após concluir Escuridão, seja minha amiga e já percebi a mudança no ritmo da história, mais ação, mais batalhas e muito mais história. Vingança em Chamas é o segundo livro que mais gostei da série, pois ele é completíssimo, os personagens mudaram bastante desde o início, Ellie toma as decisões pela equipe, Fi está cada vez mais corajosa, Lee deixou todos os princípios de lado, Kevin está sofrendo pela perda e Homer está mais inconsequente do que nunca, então essa mistura de personalidades e amigos que buscam encarar os desafios para enfim terem paz após a invasão deixa a leitura ainda mais emocionante.  

Com relação aos aspectos editoriais só tenho elogios, essa série mantém o padrão de capa e diagramação desde o primeiro volume e essa identidade visual é interessante para que o leitor bata o olho no livro e identifique os volumes. A diagramação está ótima, a cada capítulo há uma retomada da capa por causa do avião e a revisão está excelente. Esta é, sem dúvidas, uma das melhores séries que já acompanhei e a cada livro que tenho a oportunidade de ler fico mais impressionada com a história criada por John Marsden, já que todos os volumes têm sua importância para a trama, não sendo livros criados para aumentar a coleção e as vendas, então já estou ansiosa para conferir o próximo livro, Quem tem medo da noite? 



"Fiquei meio vermelha e enfiei o rosto no travesseiro. Às vezes parecia que a Fi havia nascido no século errado. Ela devia ter nascido no século 19, de tão inocente que era. Apesar de estar no meio de uma guerra e de já ter matado gente, devia saber menos da vida do que um anão de jardim." Página 178


8 comentários:

  1. Rafa!
    Tão bom quando uma série dá uma estagnada e depois traz um exemplar que volta a ação total, tornando o livro bem aprazível à leitura e fazendo o leitor se envolver totalmente nas aventuras e na trama do livro.
    Bom final de semana!
    “A sabedoria dos homens é proporcional não à sua experiência mas à sua capacidade de adquirir experiência.” (George Bernard Shaw)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acho que a série tem um bom desenvolvimento e ação e personagens super interativos a estória fluída gostei bastante e vai para lista de desejados.
    Até mais!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafaella,
    Estou surpresa do quanto tenho gostado de acompanhar as resenhas desta série, pois por mais que a premissa seja interessante, achei que a esta altura a história poderia ficar chata ou repetitiva, mas não é o que está acontecendo. O autor está sabendo dosar os momentos de ação com momentos mais estratégicos. Há mais tensão neste volume e a coragem dos personagens precisa falar mais alto. Ellie tem se tornado uma ótima líder, mas me preocupa o fato deles serem jovens e as sequelas que eles podem sofrer quando tudo isso acabar. Espero poder ler esta série, mas ainda não sei quando isso irá acontecer.

    ResponderExcluir
  4. eu comecei a ler essa série (por sua culpa) e estou simplesmente amando!
    o livro tem horas q é tão verdadeiro vc acha que pode acontecer a qualquer hora
    li os dois primeiros livros quase de uma vez só e agora procurando os demais.
    tem um filme baseado na história e estão planejando uma série (ou é o contrário)
    tentando terminar a série

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, é excelente, não é?

      Confesso que fiz o caminho contrário, vi o filme e depois soube dos livros, mas ambos são maravilhosos. O filme foi lançado faz tempo e só com base no primeiro livro, parece que estavam organizando um segundo, mas não sei se foi pra frente.

      Excluir
  5. Eu não conhecia esta série Amanhã, mas fiquei bem curiosa em começar a ler, a história parece ser bem interessante e fiquei bem curiosa para conferir a história desta série, já adicionei os livros em minha lista de leituras e espero conseguir começar a ler em breve.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha. Eu ainda não conhecia a série e concordo que as capas tem que seguir um padrão, afinal quem não gosta de uma coleção completinha (aliás adorei a capa). Fiquei muito interessado em acompanhar os livros, como também assistir ao tal filme.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia essa série. Li a resenha meio receosa por causa dos spoilers porque vai que um dia eu resolvo ler, né? Parece ser bem legal. Vou procurar o filme aqui depois também.

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!