Páginas

19 abril 2017

Resenha: Eu e você no fim do mundo - Siobhan Vivian

|
Editora: Intrínseca
Ano: 2017
Páginas: 368

Enquanto alguns se preocupam com o presente, fazem planos para o futuro, passam os dias empacotando suas coisas para mudar de cidade, Keeley e seus colegas do ensino médio decidem aproveitar ao máximo o tempo que ainda têm juntos em Aberdeen. Para ela, o momento é perfeito para fazer seu sonho se tornar realidade: se declarar para o garoto que sempre amou, Jesse Ford.

A vida de Keeley está prestes a virar de cabeça para baixo, e a sensação de que não há nada a perder é perfeita para dar a ela a coragem de fazer o que normalmente não faria. Ou falar o que não falaria. E o risco quase sempre vale a recompensa. Quase sempre.

Pode ser que seja o fim de Aberdeen, mas certamente é o começo da história de Keeley. Talvez nada tome o rumo esperado. Ou quem sabe tudo se encaixe para sempre. Seja como for, há coisas que só sobrevivem na memória - seja uma cidade ou um primeiro amor.


Classificação:      



"Tentei me forçar a encarar a realidade da situação. Talvez tivesse conquistado Jesse em certo nível, mas meia semana trocando mensagens não significasse praticamente nada. Se eu somasse a quantidade real do que foi enviado e recebido, parecia bem mais tempo, mas aquele tipo de matemática feminina maluca apenas me fazia parecer... bem, maluca. E não era como se Jesse estivesse publicamente correndo atrás de mim. Éramos correspondentes secretos, só isso." Página 34


Eu e você no fim do mundo é escrito pela autora Siobhan Vivian e publicado no Brasil pela Editora Intrínseca. Confesso que a obra me ganhou na capa e na sinopse, quando estava escolhendo os livros de março para resenha acabei lendo sobre o que ele se tratava e pensei: por que não? A história é muito diferente das quais estou acostumada a ler e esse mundo criado pela autora foi bem interessante, afinal, o mundo está literalmente acabando para Keeley. E isso não tem nada a ver com escola, namorados, trabalho ou família. Aberdeen, a cidade em que seus ancestrais moram desde a fundação está afundando e todos estão sendo obrigados a se mudar para cidades próximas. Keeley é uma jovem em desenvolvimento, então em grande parte do livro ela busca apenas se divertir e um de seus maiores sonhos foram realizados com essa catástrofe, ela conseguiu se aproximar de Jesse Ford, o garoto por quem ela é apaixonada desde sempre.  

Jesse mora com sua mãe e sua irmãzinha Julia e entrou na onda do fim do mundo, então ao serem liberados do ano letivo mais cedo o jovem aproveita para se aproximar de Keeley e se divertir, porém ele não é muito confiável já que sempre foi bastante mulherengo. Morgan que é amiga de Keeley desde antes de nascerem, já que suas mães são melhores amigas, começa a se a se afastar da protagonista já que uma amiga em comum perdeu tudo em um dos alagamentos e Keeley parece estar fora de órbita por causa de seu relacionamento com Jesse. Ao serem comunicados pelo governo que os locais deveriam receber os peritos para avaliação e compra das casas, Jim (pai de Keeley) encabeça a resistência e junta as pessoas que não querem sair de Aberdeen, porém a situação está ficando cada vez mais insustentável com as investidas do governo já que até mesmo Keeley está trabalhando para ajudar na evacuação da cidade, junto de Levi Hamrick, filho do xerife. Este é um livro que foca no amadurecimento de Keeley e como ela se sente ao perceber que as coisas não acontecem por causa de sua vontade, mas sim, às vezes o melhor é deixar tudo se arrumar sozinho e seguir em frente.  


"Sinto-me horrível por isso agora, mas, mesmo sabendo que coisas ruins tinham acontecido a outros moradores, havia uma parte de mim que estava empolgada. Principalmente por ter outra chance de ver Jesse e, com sorte, desfazer qualquer estrago ocorrido na festa, se não fosse tarde demais." Página 91



Como falei no início da resenha o que me chamou atenção na obra, visualmente, foi a capa e ela é linda mesmo. Algumas partes são holográficas, além da imagem dar uma noção para o leitor do que está sendo a vida da Keeley com os alagamentos constantes em Aberdeen - há também uma das cenas presentes no livro, uma das minhas favoritas. Eu e você no fim do mundo é uma obra Young Adult, que mostra aos leitores tudo o que a nossa protagonista passa ao amadurecer seja em questões familiares, amizades ou amores e é claro, tem o agravante da catástrofe que está acontecendo em sua cidade. A história é bem trabalhada, os personagens foram desenvolvidos e gostei bastante do filho do xerife, um garoto todo certinho que é constantemente hostilizado por Keeley, mas que sempre está lá para ajudá-la quando ela precisa. 

Os pontos fracos da obra foram a revisão, já que achei alguns erros no decorrer da leitura e o final, não gostei muito do que a autora fez com a história e confesso que esperava mais justamente pela condução da sua narração ser excelente - já que cada vez que você acreditava ter descoberto o que iria acontecer, alguma coisa acontecia e mudava completamente o rumo da história. A diagramação está boa e ao início de todos os capítulos há o apontamento do dia e o tempo da região, o que ajuda o leitor a saber se haverá um desastre nas próximas páginas. Esta é uma história muito diferente e gostei muito de poder conhecê-la, é o primeiro livro da Siobhan Vivian que li - apesar de ter alguns em casa - e já estou procurando outras obras para ler, e sem dúvidas é um livro indicadíssimo para aqueles que gostam desse gênero. 


"As pessoas dizem que às vezes é preciso uma tragédia para colocar nossas vidas em perspectiva e mostrar o que realmente importa.
Era incrível, de verdade, meu talento para encontrar luz mesmo no fim dos túneis mais escuros." Página 125


Um comentário:

  1. rafa!
    Bom ver um livro que mostra o amadurecimento da protagonista e mesmo não sendo como esperava e tendo alguns erros, acredito que vale a pena a leitura, justamente por trazer reviravoltas.
    Bom feriado!
    “Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria.” (Campbell)
    cheirinhos
    Rudy

    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!