Páginas

20 fevereiro 2017

Resenha: Amanhã, quando a guerra começou - John Marsden

|
Editora: Fundamento

Ano: 2008
Páginas: 256

O que você faria se descobrisse que todo o mundo que conhece deixasse de existir da noite para o dia? 

Ao voltar de uma semana de acampamento, Ellie e seus amigos descobrem que a cidade em que viviam foi invadida por um inimigo desconhecido. Suas famílias foram aprisionadas e uma guerra está acontecendo em seu país. Agora, eles estão sozinhos em uma cidade sitiada, lutando para descobrir o que aconteceu com seu país e tentando sobreviver. 

AMANHÃ é a história de uma aventura extraordinária em tempos extraordinários, em que esconderijos, explosões e fugas passam a fazer parte da rotina desse grupo de amigos. Sozinhos e sem ter para onde ir, Ellie e seus amigos vão precisar de toda a coragem e ousadia para sobreviver. 

Amanhã, quando a guerra começou é o primeiro livro da série que foi escolhida como a mais fascinante pelos jovens leitores nos EUA, na Suécia e Austrália. Uma história que prende o leitor do início ao fim. Amanhã, quando a guerra começou vai ficar na sua memória para sempre.

Classificação:      



"Esses eram os Cinco Famosos. Acho que, juntando a Corrie e eu, formávamos os Sete Secretos. Nenhum livro pode dar conta do que aconteceu conosco. Não consigo me lembrar de nenhum livro que tenha lido ou filme que tenha visto que tenha a ver com a nossa história. Todos nós tivemos de reescrever os roteiros de nossas vidas nas últimas semanas. Aprendemos muito e tivemos de descobrir o que é importante e o que faz diferença - o que faz realmente diferença. Já faz um bom tempo." Página 19

Amanhã, quando a guerra começou é o primeiro livro da série de John Marsden, publicada no Brasil pela Editora Fundamento. Tive o primeiro contato com a história em meados de 2012, quando vi o filme e me interessei de primeira. Ao saber que existia o livro, corri comprar e devorei em poucas horas, porém como a série é extensa e os livros eram caros na época, acabei deixando a leitura de lado. Em 2017 consegui parceria com a Editora Fundamento, então imaginem a felicidade da criança ao poder solicitar os livros da sequência? Reli o primeiro volume e me encantei novamente, a história é eletrizante e apesar de já conhecer ao menos essa leitura, me encantei ainda mais com a história - se isso é possível.

Tudo começa quando Ellie convida seus amigos para uma expedição para um lugar chamado Inferno, poucas pessoas foram até lá e ela estava em busca de aventuras. Os convidados são Corrie (sua melhor amiga) e seu namorado, Kevin, Robyn - uma garota bastante religiosa, Lee - o rapaz que Ellie tem uma quedinha, Homer - o engraçadão e vida louca da galera, e Fi - a patricinha da turma. 

Nessa viagem os amigos exploram a natureza e ficam longe da civilização por menos de uma semana, porém ao voltar para a casa percebem que algo mudou. Alimentos estavam estragados, os animais estavam mortos, luz e telefone cortados e nas ruas não se via sinal de pessoas, fora a área da Feira - local em que aconteceu um grande evento que reuniu grande parte dos moradores de Wirrawee no dia em que os amigos partiram para o Inferno. Sem saber o que aconteceu, os sete começam a investigar de forma cautelosa o que aconteceu e percebem que foram invadidos e todos os seus parentes estavam sendo mantidos na área da Feira. Agora eles precisam analisar o que poderão fazer para ajudar e se, de fato, irão fazer alguma coisa. 


"- Provavelmente é o começo da Terceira Guerra Mundial - afirmou o Lee. - Provavelmente acabamos de ser invadidos e nem estamos sabendo.
- É - concordou a Corrie ainda dentro do saco de dormir. - Estamos tão longe de tudo aqui que se acontecer alguma coisa no mundo nem vamos ficar sabendo." Página 41

Apesar de essa ser uma releitura, senti tudo o que o autor quis passar aos leitores como se fosse a primeira vez. A história é algo bem elaborado e construído, os personagens são cativantes - principalmente a Fiona, me identifico horrores com ela - e o final é emocionante. De leitura rápida, a narração é cativante e nos deixa sempre com um gostinho de quero mais, o que posso afirmar que acontece nos outros livros, já que estou indo para o terceiro.

Com relação à edição não tenho do que reclamar, a capa é bem trabalhada, pois mostra os protagonistas e os aviões que atacaram a sua cidade, além da sinopse que deixa os leitores que têm contato com o livro com vontade de devorá-lo ainda na livraria. Os capítulos são bem divididos, revisão e diagramação estão boas - o que facilita bastante durante a leitura. Sem dúvida uma das melhores histórias que já tive a oportunidade de conferir e daqui pra frente, acredito que ela só melhore. 


"- Sei o que nossos pais diriam - disse a Fi. - Que a coisa mais importante para eles é a nossa segurança. Não iam querer que a gente morresse em troca da vida deles. De certo modo, somos nós que damos sentido à vida deles. Mas não podemos nos guiar por esse pensamento. Temos que achar sentido para as nossas vidas, e essa pode ser uma das formas de conseguirmos alcançar esse significado. Estou com a Corrie, morta de medo, mas não consigo imaginar como vai ser o resto da minha vida se não fizer nada." Página 157

10 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Achei bem curiosa a premissa deste livro. Fiquei com vontade de descobrir o que aconteceu com as pessoas daquela cidade e também de conferir o desfecho dos personagens.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Achei a premissa dele interessante, mas já vi umas coisas do livro e fiquei meio confusa se vale a pena ler ou não. A história parece ótima, não é esse o problema. Mas alguma coisa ali não me chamou muita atenção ainda.
    Acho que ainda não seria o momento pra ler essa história, mas talvez alguma hora acabe lendo. Ela parece ter boa narração e se deixa um gostinho de quero mais deve ser fácil essa leitura, bem rápida.

    ResponderExcluir
  3. Olá, apesar de ser uma trama genérica os personagens são bem caracterizados fazendo com que os leitores se identifiquem com eles e seus medos. A sinopse é um pouco vaga mas já pra perceber que o livro é repleto de ação. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rafaella!
    Confesso que fiquei mais interessada no filme do que no livro Amanhã, quando a guerra começou, então, vou assisti-lo primeiro e quem sabe também me aconteça o mesmo que aconteceu com você, eu fique empolgada e corra para ler ao livro?! Mas por enquanto Amanhã, quando a guerra começou não vai para a minha lista de leitura...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Rafa!
    Gosto muito de livros no estilo porque nos transportam sempre a acompanhar muita aventura e aqui ainda tem todo mistério para descobrirem o que aconteceu com seus familiares e porque estão confinados na área da feira...
    “Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade.” (Georges Bernanos)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Esse gênero não é muito o que leio, mas achei interessante. Não sabia que era uma releitura, mas o autor parece ter trabalhado muito e achei bem interessante a capa

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que tinha um filme. Adoro distopia então é claro que me interessei pela obra. Gostei muito da personagem principal. Fiquei bem intrigada com o mundo que eles encontram depois de visitar o Inferno. Ótima resenha, adorei a dica.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  8. eu não conhecia esse livro, mas depois de terminar a sua resenha eu fiquei com muita vontade de ler. eu adoro uma boa distopia e estou super curiosa para saber oq foi que aconteceu depois, ou melhor durante, a visita dos amigos ao Inferno

    ResponderExcluir
  9. Acho que esse é um livro completo que eu tenho muita vontade de ler mas ainda não tive oportunidade. Personagens marcantes, um bom enredo, um pouquinho de romance … não tem como não se interessar por uma história assim. Só o fato dos personagens não ter mimimi já me ganha!!! E todos serem normais também, pois a identificação aumenta né

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Ainda não li os livros, tenho os dois primeiros. Mas já assisti a série e gostei muito. Espero que ,assim como os livros, a série também tenha continuação. Quero toda essa coleção!
    Ótima resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!