Páginas

28 dezembro 2020

Resenha: Quase uma Rockstar - Matthew Quick

|

Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Páginas: 256


                                                               

Amber Appleton tem dezessete anos, está no ensino médio e mora em um ônibus. Desde que o namorado da mãe as expulsou de casa, Amber, a mãe e Bobby Big Boy, o leal vira-lata da adolescente, estão acampados no Amarelão, o transporte escolar que a mãe de Amber dirige. Apesar de as coisas não estarem boas para o seu lado, Amber, que se autoproclama Princesa da Esperança, se recusa a desistir.

Em vez disso, ela foca todas as energias em ajudar as pessoas à sua volta: incluem-se aí a mãe alcóolatra, os amigos estranhos e excluídos, o Padre Chee e as Divas Coreanas por Cristo, uma octogenária cega e pessimista e um veterano de guerra solitário que escreve haicais. Mas quando uma tragédia faz seu mundo desabar por completo, Amber não consegue mais enxergar a vida com os mesmos olhos. Será que no meio de tanta tristeza e sofrimento ela vai recuperar a esperança? [+]




"Eu me sento ao lado de Franks e, durante os dez minutos seguintes, observo os astronautas virtuais dos meus meninos acabarem com o de Lex de todas as maneiras possíveis. Se tivesse que fazer uma média, diria que Lex foi morto umas cinco vezes por minuto e não conseguiu matar ninguém.
Meus meninos são impiedosos.
Meus meninos estão triunfantes.
Meus meninos são lindos." Página 77


Quase uma Rockstar foi publicado no Brasil em 2015 pela Editora Intrínseca e ganhou destaque em 2020 pelo lançamento da adaptação do livro que chegou no catálogo da Netflix. Confesso que já havia ouvido falar sobre o livro, mas só agora fiz a solicitação para a editora justamente por causa do lançamento do filme e me arrependo por ter demorado tanto tempo para fazer essa leitura que me cativou desde os primeiros capítulos.

Durante a leitura conhecemos Amber Appleton, uma jovem de dezessete anos com uma trajetória nada fácil, porém que jamais perdeu a alegria de viver. Ao ser expulsa da casa do ex-namorado de sua mãe, as duas começam a viver no Amarelão - o ônibus escolar em que a mãe de Amber trabalha - mesmo sem muitas condições a adolescente faz questão de ajudar a todos que conhece, na igreja do Padre Chee ela coordena o grupo das Divas Coreanas por Cristo, em uma casa de repouso faz questão de visitar os internos e criar formas de diversão para os idosos que em sua maioria foram deixados lá por suas famílias e não costumam receber visitas, o Soldado Jackson é uma das pessoas que também foram inspiradas por Amber, um veterano de guerra que por causa das correspondências da adolescente começou a ter mais contato com o mundo. 

Os garotos que participam do Clube de Marketing do professor Franks são os companheiros de Amber na escola e ela faz de tudo para inclui-los em sua jornada, porém quando mais uma tragédia acontece na vida da Princesa da Esperança, Amber começa a questionar se essa forma de viver sempre motivada e bem-humorada não é muito para suportar. Com a ajuda e motivação de todos aqueles que Amber costumava ajudar será possível que ela volte a ter esperança em sua vida?

Este é um livro que faz o leitor pensar em como tem levado a sua vida, a forma com que encara as dificuldades e pequenas alegrias de sua rotina. Apesar de ter solicitado apenas agora, este era um livro que já estava em minha lista de leituras desejadas, porém este foi o momento ideal para que eu fizesse esta leitura e me inspirasse na protagonista. O momento de incerteza que estamos passando é um prato cheio para pensamentos ruins e ter uma leitura inspiradora como a história criada por Matthew Quick me fez enxergar que sempre há um lado bom em todas as situações e que sempre superamos tudo o que nos acontece, mesmo que não sejam situações fáceis. 

De leitura
fluida, a edição que recebi da Intrínseca veio com uma jacket com a capa do filme, os capítulos são bem curtinhos e tornam a leitura mais rápida, a revisão está boa, a diagramação é simples e funcional. Sem dúvidas é uma leitura indicada a todos os leitores que querem conhecer uma história inspiradora e cativante do início ao fim. 


"Sei que deveria impedi-la, segui-la para garantir que fique bem, mas só tenho dezessete anos - ainda sou uma menina, uma garota boba e confusa. Isso não é novidade, e não tenho mais energia. Já estou sem forças, então volto para o ônibus e choro até dormir, sem nem rezar antes. Foi mal, JC." Página 117

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!