Páginas

11 julho 2020

Resenha: The Outsiders: Vidas sem rumo - S. E. Hinton

|
Editora: Intrínseca
Ano: 2020
Páginas: 240


                                                 


Publicado pela primeira vez em 1967 e imortalizado em 1983 pelo filme de Francis Ford Coppola, The Outsiders: Vidas sem rumo é um clássico da literatura jovem que transformou o gênero ao tratar, com complexidade e sensibilidade, de uma juventude marginalizada em um cotidiano sombrio e violento.

Na pequena cidade de Tulsa, em Oklahoma, a rivalidade entre dois grupos cresce a cada dia. De um lado estão os Greasers, com suas jaquetas de couro, o cabelo com brilhantina, os canivetes em punho e o cotidiano marcado pela falta de perspectiva e pelas brigas em terrenos baldios. Já os Socs moram no lado rico da cidade, frequentam os melhores lugares e conseguem se safar das piores situações, inclusive quando decidem espancar os Greasers.

Caçula do grupo, Ponyboy Curtis tem apenas quatorze anos. Junto dos irmãos Darry e Sodapop e dos companheiros Greasers, ele tenta encontrar uma forma de escapar de uma vida sem futuro em um lugar onde tudo se resume a ser rico ou pobre. Apaixonado por cinema e por livros, Ponyboy encontra nessas histórias uma chance de conhecer outra realidade. Tudo parece sob controle, até que uma perseguição dos Socs tem um desfecho inesperado e perturbador. Nada será como antes, mas os Greasers são uma verdadeira família e farão de tudo para protegê-la. [+]



"A gente sempre segura a barra dos nossos amigos, aconteça o que acontecer. Se você faz parte de uma gangue, sempre defende os outros membros. Se não ficar do lado deles, como se fossem irmãos, aí deixa de ser uma gangue. É um bando qualquer. Um bando agressivo, paranoico e briguento como os Socs, ou tipo as gangues de rua de Nova York ou os lobos da floresta." Página 41



The Outsiders: Vidas sem rumo foi lançado pela primeira vez em 1967 e desde então o livro é um sucesso, adaptado para as telonas em 1983 a história de Ponyboy Curtis já alcançou milhões de leitores pelo mundo e em 2020 chegou no Brasil pela Editora Intrínseca em uma edição maravilhosa. A história de S. E. Hinton é aclamada em todo o mundo e chegou a vez dos leitores brasileiros terem essa preciosidade em suas estantes.

O livro nos apresenta a história de um adolescente de periferia que vive com seus dois irmãos mais velhos, Darry e Sodapop, integrantes de um grupo chamado Greasers, garotos que fazem parte dos marginalizados pela sociedade e que têm rixa com os riquinhos, denominados Socs. Darry precisou criar os irmãos menores e um de seus maiores medos é não conseguir isso, então desde novo precisou arrumar um emprego e faz de tudo para de Ponyboy se dedique à escola e tenha um futuro melhor do que o do irmão mais velho. Assim como Darry, Sodapop trabalha ao invés de estudar, então os irmãos conseguem ter uma renda maior para sobreviver. 

A vida de Ponyboy muda quando enfrenta os Socs, acompanhado de outros Greasers, e um acidente acontece. Então o garoto, junto de Johnny, precisam abandonar o visual de seu bando - cabelo comprido com brilhantina - para se disfarçarem enquanto as buscas por eles começam. Com a ajuda de Dally, um outro membro da gangue, os dois trilham um novo caminho em busca da liberdade que poderá ser lhes tirada caso descubram o que eles fizeram. 

A história criada por S. E. Hinton é atemporal e faz o leitor mergulhar no mundo dividido pelos Socs e Greasers, de um lado os ricos, de outro os jovens de periferia sem qualquer perspectiva de futuro. A edição da Intrínseca está perfeita, a capa é extremamente chamativa e bem elaborada, o corte das folhas em vermelho e algumas páginas em preto dão um chame a mais - o contraste entre essas duas cores em toda a edição foi um detalhe bem trabalhado e deixou o visual da obra maravilhoso. Além da história, a edição conta com uma nota e uma entrevista com a autora, depoimentos dos atores que participaram do filme produzido por Francis Ford Coppola. Este livro é indicado para os leitores que gostam de uma história inteligente, que mostra personagens fortes e que lutam todos os dias por sua sobrevivência.



"Então aquele era o medo secreto do Darry - perder mais alguém que ele amava. Eu me lembrei de como ele e nosso pai eram próximos, e me perguntei como eu tinha conseguido pensar que ele era duro e insensível. Ouvi seu coração batendo e soube que ia ficar tudo bem. Eu tinha desviado do caminho, mas finalmente ia voltar para casa. Para ficar." Página 125

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!