Páginas

01 setembro 2015

Resenha: Lugares Escuros - Gillian Flynn

|
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Páginas: 352

Lugares Escuros - Libby Day tinha apenas sete anos quando testemunhou o brutal assassinato da mãe e das duas irmãs na fazenda da família. O acusado do crime foi seu irmão mais velho, que acabou condenado à prisão perpétua.
Desde aquele dia, Libby passou a viver sem rumo. Uma vida paralisada no tempo, sem amigos, família ou trabalho. Mas, vinte e quatro anos depois, quando é procurada por um grupo de pessoas convencidas da inocência de seu irmão, Libby começa a se fazer as perguntas que até então nunca ousara formular. Será que a voz que ouviu naquela noite era mesmo a do irmão? Ben era considerado um desajustado na pequena cidade em que viviam, mas ele seria mesmo capaz de matar? Existiria algum segredo por trás daqueles assassinatos?


Classificação:
"Não. Eu vi o que vi naquela noite, pensei, meu mantra de sempre. Embora isso não fosse verdade. A verdade era que eu não tinha visto nada. Certo? Certo. Tecnicamente eu não vi nada. Apenas ouvi. Apenas ouvi porque estava escondida em um closet enquanto minha família morria porque eu era uma pequena covarde inútil." Página 46


Libby Day era apenas uma garotinha quando testemunhou contra seu irmão mais velho, Ben, devido aos assassinatos de sua mãe, Patty, e as irmãs mais velhas, Michelle e Debby. Foi o seu depoimento que deu a Ben a prisão perpétua e a culpa pelas mortes na fazenda da família.

Quase vinte e cinco anos depois, Libby está sem dinheiro - já que o fundo criado logo após a tragédia estava se esgotando - e agora ela precisa encontrar uma nova fonte de recursos. Trabalhar não é o que ela deseja, então Lyle entra em sua vida e a apresenta o Kill Club. Este é um grupo que investiga os crimes mais famosos e bizarros que ainda estão sem resolução e o caso da família de Libby está entre os mais falados. Ao conhecer um pouco mais sobre o Kill Club em uma convenção, Libby começa a investigar mais sobre o que aconteceu na noite dos assassinatos, agora busca respostas para ter paz e saber se realmente fez a coisa certa, testemunhar contra seu irmão. 

Um thriller de tirar o fôlego, Lugares Escuros nos mostra a história de várias perspectivas. Gillian Flynn tornou-se uma das minhas autoras favoritas logo no primeiro livro que tive a oportunidade de ler e não me decepcionou nas leituras seguintes. Libby é uma garota perturbada e que busca provar a si mesma que fez a pessoa responsável pelo crime pagar, porém agora está balançada e procura descobrir o que realmente aconteceu na noite de três de janeiro de 1985


"Sempre que possível, Libby profetizava a destruição. Patty sabia disso, mas as palavras ainda a fizeram enrijecer. Algo ruim já havia acontecido. Mas ficaria pior." Página 184


Com maestria, Gillian Flynn faz o leitor mergulhar em um mundo de mentiras, falsas verdades e contradições acerca do que aconteceu na fazenda Day. Ben, um adulto amado por muitas fãs e visto como vítima do acaso é um personagem sombrio em sua adolescência, já Libby teve sua personalidade e caráter moldados pelos assassinatos e anos de moradias temporárias e famílias adotivas. A história é apresentada de forma não-linear, sendo que há capítulos narrados por Patty Day e Ben (em 1985) e Libby (hoje), tornando a leitura ainda mais fascinante. 

Nos primeiros capítulos acabei não simpatizando com Libby, porém quando ela entra em contato com as teorias de que seu pai ausente poderia ter sido o autor dos crimes e não seu irmão, a personagem começa a ficar mais interessante. Porém, não é apenas esse que pode ser o autor dos crimes, mas sim um dos muitos. A história é bem sustentada, os personagens não são descritos de forma superficial e o final é surpreendente. Adivinhei uma parte do mistério, mas a outra não tinha nem ideia de que poderia ser possível.

A edição é linda, a capa com a Charlize Theron (que representa Libby no filme) ficou perfeita. Não encontrei erros de revisão e a diagramação está ótima, a forma como as histórias dos personagens foram divididas e no final se encontram para desvendar o mistério tornou a leitura fluida e sem igual.
Sem dúvidas, Lugares Escuros é um dos melhores livros que já tive o prazer de ler. 


"Ben odiava Michelle. Ele me tolerava, desprezava Debby, mas claramente odiava Michelle. Lembro-me de ele empurrá-la para fora do seu quarto com um braço, o corpo quase de lado, Michelle na ponta dos dedos, indo para não ser arrastada. Ele a jogou para fora, ela caiu na parede, ele falou que a mataria se um dia a visse no seu quarto novamente." Página 234
 

2 comentários:

  1. Eu to louca pra ler esse livro e ver o filme.
    Gillian é uma mulher com probleminhas hahahha
    Beijos
    http://balaiodebabados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Essa trama parece ser muito boa e misteriosa, parece ser daqueles livros que eu realmente teria prazer em ler e descobrir o desfecho.

    http://lenabattisti.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!