Páginas

13 julho 2021

Resenha: A Pergunta e a Resposta - Patrick Ness

|


Editora: Intrínseca
Ano: 2021
Páginas: 528

                                                              

O Novo Mundo não é mais o mesmo. A promessa de paraíso a cada dia se revela um pesadelo. Nos primeiros anos de colonização do planeta, um germe brutal transformou o pensamento dos homens em um fluxo caótico e incessante de sons, o Ruído. Além disso, infectou e dizimou todas as mulheres. Ao menos era o que Todd Hewitt achava até conhecer Viola... Depois de anos de paz, uma nova guerra se anuncia.

Quando Todd fugiu de Prentisstown, enfrentou provações e descobriu segredos terríveis. Agora ele se vê cercado de inimigos e obrigado a encarar inúmeras crueldades para tentar proteger Viola, sem ao menos saber se ela está viva. É nesse cenário incerto que dois grupos vão travar um arriscado embate. De um lado, a poderosa Pergunta. Do outro, a bombástica Resposta. Do que serão capazes para conquistar seus objetivos, mesmo com a existência do Novo Mundo em risco?

A Pergunta e a Resposta é o segundo volume da trilogia Mundo em caos, uma distopia de tirar o fôlego que nos lança em uma acirrada batalha pelo poder. Publicada em mais de trinta países, a série consagrou Patrick Ness como um dos maiores nomes da literatura jovem e o primeiro volume ganhará uma adaptação cinematográfica estrelada por Tom Holland e Daisy Ridley. [+]


Pode conter spoilers do primeiro volume MUNDO EM CAOS 


"- E como é que eu vou saber se você está cumprindo sua parte do acordo?
- Você não vai saber - ele responde, o olhos nos meus, como se estivesse vendo através de todas as mentiras que eu pudesse lhe contar. - Eu quero que você tenha fé em mim, Todd, e fé quando se tem prova não é fé." Página 56


A Pergunta e a Resposta é o segundo volume da série Mundo em Caos, escrita por Patrick Ness e lançada no Brasil pela Editora Intrínseca. No primeiro volume conhecemos a cidade de Prentisstown, em especial Todd, um garoto que vê sua vida mudar completamente ao conhecer Viola, a única garota que já viu na vida, pois em sua cidade só existem homens infectados pelo germe do Ruído. 

Neste segundo volume, Todd é obrigado a se separar de Viola para salvá-la. O prefeito Prentiss se tornou presidente Prentiss e governa o Novo Mundo com punhos de ferro. As mulheres não podem sair de suas casas, os homens são obrigados a trabalhar incessantemente, Todd está preso com o antigo prefeito da cidade e é obrigado a acompanhar Davy Prentiss todos os dias em suas funções. 

Viola é levada para uma casa de cura e lá aprende as funções com Mestra Coyle, porém tudo está ameaçado. O prefeito manipula os dois jovens e faz com que eles não consigam se encontrar, pelo menos não logo no início desta nova vida. Dois grupos surgem, A resposta causando bombardeios pela cidade e buscando a liberdade e A pergunta, grupo criado pelo presidente Prentiss como retaliação ao primeiro. A leitura é envolvente e faz com que o leitor queira descobrir logo quais são os segredos e como irá acabar essa grande batalha.


"É então que me ocorre que aguentar não é suficiente.
Permanecer vivo não é suficiente se você mal está vivendo.
Eles só vão me manipular se eu permitir.
E ela pode estar lá fora.
Ela pode estar lá fora hoje.
Eu vou encontrar ela..." Página 127


Assim como em Mundo em Caos, o autor conseguiu prender a atenção dos leitores, revelando aos poucos os segredos e estratégias destes dois grupos tão empenhados em conquistar o Novo Mundo. Todd e Viola ficam no meio dessa guerra, tendo que escolher seu lado ao mesmo tempo em que dúvidas e muitos segredos os rodeiam. Esta é uma leitura indispensável para os leitores que adoram distopia, pois o autor conseguiu criar uma história inteligente, fluida e com muita emoção. 

A edição de A Pergunta e A Resposta está impecável, assim como no primeiro volume a editora fez um trabalho gráfico maravilhoso. A capa está linda, a diagramação e revisão estão ótimas, os capítulos são bem divididos, e além disso temos a oportunidade de conhecer um pouco mais deste universo com um conto que foi adicionado no final da obra. Agora, mais do que nunca, estou ansiosa para conferir a adaptação dessa série e mergulhar ainda mais na história de Todd e Viola.


"Minha vida passou a ser assim desde que as bombas começaram.
Davy com uma arma apontada para mim durante todos os minutos de todas as horas que estou acordado.
Por isso nunca posso ir procurar ela." Página 177

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!