Páginas

17 janeiro 2020

Resenha: Rede de Sussurros - Chandler Baker

|
Editora: Intrínseca
Ano: 2019
Páginas: 384
Tradutor: Marina Vargas

Há anos, Sloane, Ardie e Gracie trabalham juntas em uma empresa de roupas esportivas. As três sempre se ajudaram, passando por promoções empolgantes, reuniões intermináveis, casamento, maternidade, divórcio e os desafios impostos pela política no escritório. Elas também têm seus segredos e cada uma fez algo de que se arrepende.

Com a morte repentina do presidente da empresa, tudo indica que Ames, o chefe delas, será alçado à liderança da companhia. Ames é um homem complicado, que as três conhecem há muito tempo e que sempre esteve cercado por sussurros a respeito do tratamento que dispensa às subordinadas. Esses sussurros vinham sendo ignorados, varridos para debaixo do tapete e acobertados por aqueles que estão no poder.

Depois de descobrirem que Ames adotou uma conduta inaceitável em relação a uma nova funcionária, elas decidem falar. E essa decisão provoca uma mudança catastrófica no escritório. Mentiras serão reveladas. Segredos serão expostos. E nem todo mundo sobreviverá. Suas vidas — como mulheres, colegas, mães, esposas, amigas e até adversárias — estão prestes a mudar drasticamente.





"Ficávamos aliviadas quando não acontecia conosco. E, quando acontecia, sentíamos um conforto nauseante por não ter
sido apenas conosco, um alívio como o de vomitar depois de uma ressaca." Página 105


Rede de Sussurros foi apresentado ao público na caixa de agosto do Intrínsecos e lançado nas livrarias no mês de outubro, então como foi um dos lançamentos que mais me chamaram atenção no mês não hesitei em fazer a solicitação. Já pela sinopse o leitor consegue perceber que o assunto abordado por Chandler Baker em seu livro é extremamente complicado e considerado tabu por muitas pessoas. Com o movimento #MeToo o assédio começou a ser mais divulgado nas redes, mas ainda assim algumas mulheres são coagidas a não tornar público o assédio que sofreram, principalmente em seus trabalhos por medo de retaliação. 

Em Rede de Sussurros conhecemos as advogadas Ardie, Sloane e Grace que trabalham na Truviv, uma empresa conceituada de roupas esportivas. Com a chegada da nova contratada, Katherine Bell, as três amigas percebem que o gestor delas está rodeando a nova funcionária. Tudo piora quando o dono da empresa falece e a pessoa cotada a assumir seu posto é Ames Garrett, aos poucos a rede de sussurros da empresa começa a agir e o nome de Ames aparece na lista de homens CILADA, ou seja, uma lista de colaboradores que já tiveram atitudes de assédio com suas colegas de trabalho. 

O livro retrata a luta destas mulheres para manterem suas famílias, trabalhos e sustentar a acusação contra seu chefe, além de serem vistas como mentirosas e mulheres manipuladoras que não aceitam a ascensão do chefe à presidência da empresa. A história proposta pela autora é extremamente atual e mostra o lado machista da sociedade, sempre invalidando as acusações das mulheres, incluindo também mulheres que concordam com o comportamento machista de seus superiores, que estragam a convivência e a amizade com as pessoas que decidem dar um basta nos assédios provocados no ambiente de trabalho. Com maestria, Chandler Baker construiu personagens moldadas por seus passados, com uma bagagem emocional e que lutam por justiça, a história faz com que o leitor embarque na luta destas advogadas e torça para que elas consigam provar as acusações que fizeram, já que a principal testemunha não está mais disposta a dar sua versão do fato. O desfecho da história jamais passou pela minha cabeça e este foi o ponto que mais me fez gostar da leitura. 

A edição está perfeita, a capa foi bem trabalhada e orna com o que encontramos no interior da obra. A diagramação é simples e funcional, letras em bom tamanho, capítulos bem divididos, as partes que são de depoimentos estão em evidência, dando ao leitor uma melhor noção do que está acontecendo. A escrita de Chandler Baker é envolvente e apesar de ter iniciado a leitura de forma mais lenta, quando a história engrenou não conseguia deixar o livro por nada nesse mundo. Sem dúvidas uma história indicada para todos os leitores que gostam de temas polêmicos e principalmente para as jovens mulheres que iniciaram no mercado de trabalho para que possam identificar comportamentos de assédio e saibam como proceder caso sejam vítimas.

"A realidade era que Sloane, acostumada a operar no limite do caos, de repente se sentiu sem equilíbrio, escorregando da borda do precipício em direção a um turbilhão real e genuíno. Claro, ela vinha sentindo as rédeas sendo puxadas já fazia algum tempo, mas achava que ainda estava no controle, de forma que poderia recolocar tudo no rumo certo se fosse preciso." Página 195

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!