Páginas

19 novembro 2019

Resenha: Contato de Emergência - Mary H. K. Choi

|
Editora: Intrínseca
Ano: 2019
Páginas: 336

Eles mal se conhecem. São apenas dois jovens trocando mensagens de texto.
Mas cada palavra vai mudar suas vidas para sempre

Essa é a história de Penny e Sam.

Ela tem dezoito anos e acabou de sair de casa rumo à universidade. Longe da mãe expansiva e do namorado sem graça, vai finalmente se dedicar ao sonho de ser escritora. Só não contava que essa nova vida traria também novos obstáculos: pessoas, o maior pesadelo de qualquer introvertido.

Ele, por sua vez, está perdido na vida. Em todos os níveis. Aos vinte e um anos, os poucos dólares na conta, a mãe alcoólatra e a ex-namorada complicada não o ajudam a se manter são. Só lhe resta fazer os doces mais mirabolantes para o café onde trabalha (e mora), concluir sua faculdade a distância e tentar (sem muito sucesso) não surtar.

Por um acaso do destino — também conhecido como um ataque de pânico no meio da rua —, eles passam a trocar mensagens de texto inofensivas. Mas o que começa como um simples contato de emergência salvo no celular se torna a conexão mais importante da vida deles.

Aos poucos, esses jovens introvertidos e problemáticos se tornam dois amigos dividindo angústias, sonhos, piadas e inspirações. Duas pessoas que quase nunca se veem, mas que estão juntas o tempo inteiro. Dois solitários que, finalmente, não estão mais sozinhos.

Com perspicácia, humor e grande sensibilidade, a estreante Mary H.K. Choi traça o retrato de uma geração cujos relacionamentos se entrelaçam à evolução tecnológica. Uma história capaz de causar nos leitores o frio na barriga que só as melhores comédias românticas podem proporcionar.



Classificação:     




"Se comunicar com garotas não costumava ser difícil. Quando elas mostram interesse você demonstra reciprocidade fazendo um monte de perguntas. Penny era receptiva a perguntas, embora suas respostas quase nunca fossem reticentes ou sugestivas. Além do mais, ela não parecia fazer nenhuma questão de sair com ele. De alguma forma, parecia imune aos mecanismos do flerte. Sam se perguntou se ela o achava bonito." Página 152



Contato de Emergência é uma obra lançada pela Editora Intrínseca, em 2019, e de autoria de Mary H. K. Choi. Gostei bastante da sinopse e fiquei interessada em conferir a obra, então fiz a solicitação para a editora e devorei o livro em pouco tempo. A autora trata e assuntos delicados como, por exemplo, gravidez não planejada, ataques de pânico e fobia social, mas de forma sensível e torna a leitura suave, apesar de serem temas difíceis de serem trabalhados.

Penny sempre viveu na sombra de sua mãe, a mulher é extremamente expansiva e chama a atenção por onde passa, por outro lado, a filha detesta ser o centro das atenções e sua vida é moldada em função disso. Quando Penny vai para a faculdade acredita que seus problemas tornaram-se mais fáceis, ela divide quarto com Jude e tem poucos amigos. Dedicada à escrita, Penny consegue se desligar de seu passado quando está em seu dormitório e pode ser ela mesma. Quando conhece Sam, "tio" de Jude, sua vida começa a mudar, isto porque a garota estava perto quando o rapaz teve um ataque de pânico na rua. Desde este episódio, os dois têm seus celulares como contato de emergência, porém com o passar dos dias a conversa entre os jovens acaba se tornando frequente, mas não passam de mensagens.

Sam é um jovem de vinte e um anos, que vive em um quartinho no café em que trabalha, sua ex-namorada voltou a pouco tempo dizendo estar grávida, então Sam começa a pensar o que fará nos próximos meses para dar apoio à garota. Então neste ponto Penny passa de um contato de emergência para sua confidente e, aos poucos, uma ligação emocional é criada. Penny e Sam têm apenas um ao outro para contar seus medos, ambições e tudo o que passa pelas suas mentes ao longo dos dias.

Contato de Emergência é um livro bem diferente dos quais estou acostumada a ler, mas gostei bastante da experiência. Penny e Sam são protagonistas interessantes e bem diferentes dos protagonistas fortes e obstinados que costumamos conhecer. Penny busca se tornar uma escritora e podemos ver a paixão da jovem pela profissão, já Sam é um rapaz que está deixando a vida o levar, que abdicou dos sonhos e que acredita não ter mais a chance de fazer o que deseja, então é bem interessante ver como essa relação modificou os dois e o quanto foi benéfica para ambos. A edição está ótima, a diagramação está perfeita e por ter muita troca de mensagens entre os protagonistas, o desenrolar da história é diferente dos livros que têm uma narração mais corrida. Os capítulos são curtos e a pausa que temos com a troca das mensagens entre Penny e Sam tornam a leitura mais rápida. A capa combina com a história e dá ao leitor uma noção da aparência dos protagonistas, a revisão está boa, então esta é uma leitura indicada para aqueles que gostam de uma leitura mais leve e juvenil.



"Meu Deus. Sam era perfeito. O que eles tinham era bom, e era o que ele tinha para oferecer a ela, e Penny sabia que precisava encontrar um modo de se sentir grata por aquilo. Que escolha ela tinha?" Página 250


Um comentário:

  1. Rafa!
    Acho importante quando os autores trazem temas delicados como ataques de pânico e fobia social, e, mostram de uma forma sensível.
    Trazendo como protagonistas jovens tímidos e que se ajudam em busca da resolução de seus problemas, deve ser um livro delicado e interesseante.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!