Páginas

12 janeiro 2016

Resenha: Um porto seguro - Nicholas Sparks

|
Edição: 2
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Páginas: 414

Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.


Classificação:





"Embora Katie estivesse feliz em conseguir evitar que os ataques de ansiedade a dominassem, também significava que ela estava se sentindo confortável aqui, e isso a assustava. Afinal, sentir-se confortável significava que ela poderia abaixar suas defesas, o que era algo que ela nunca poderia deixar acontecer." Página 24


Katie chegou a Southport sem dinheiro e um lugar para ficar. Agora, três meses depois de sua chegada, ela trabalha como garçonete em um restaurante e mora em uma cabana bem isolada. Jo, sua vizinha, começa a criar laços com Katie - que evitava todo o tipo de contato afetivo com qualquer pessoa que seja - porém sua vizinha foi bem insistente. Então agora são amigas e confidentes. Ao perceber que Katie está encantada por Alex, dono de um mercadinho na cidade, inicia um plano de mostrar para Katie que Alex pode ser o homem certo para ela.

Alex é viúvo e pai de Josh e Kristen, sendo que a menininha é o elo entre Katie e Alex. Desde a primeira ida da mulher à loja dele, Kristen puxa assunto e se torna amiga de Katie. É assim que os adultos começam a interagir e o sentimento aflora, deixando os dois em dúvida de qual passo dar a seguir. Por ser viúvo, Alex sabe que não pode se envolver com qualquer mulher por causa dos filhos, já Katie guarda um terrível segredo que não quer dividir com o homem. Esta é uma história de amor, superação e fé - e sem dúvidas irá conquistar todos os leitores. 

Comprei Um porto seguro em uma promoção e acabei deixando guardado até o dia em que vi que a bailarina (e atriz) Julianne Hough deu vida para a Katie na adaptação para as telonas. No dia já precisei assistir a produção e me encantei com  a história, logo após assistir fui buscar meu exemplar e iniciei a leitura. Como vocês já viram o  na classificação, esse livro se tornou um dos meus favoritos (assim como o filme). A história é cativante e reúne tudo o que gosto de ler em uma obra: romance, um pouco de drama, comédia e superação. Em muitas partes me identifiquei com a protagonista, seja pelo seu amor pelas crianças de Alex, seu trabalho e até mesmo a sua paixão por morar em um lugar isolado. Alex, por sua vez, é um homem apaixonante, e se pudesse sair dos livros ele seria o meu homem ideal. 

Apesar do que todos dizem que Nicholas Sparks tem uma fórmula para as histórias (e eu concordo, em parte) Um porto seguro foge um pouco desse molde e é por isso que me apaixonei tanto pela leitura. A capa é linda - com o casal do filme - é claro que nas descrições físicas do livro isso difere, porém desde a primeira linha já imaginava a Julianne como Katie, então ignorei as descrições e a mantive como minha Katie ideal. A diagramação é simples, letras em bom tamanho, sem muitos erros de revisão e uma história emocionante que prende o leitor do inicio ao final. Leitura recomendadíssima e irei ler, pelo menos, uma vez por ano para relembrar a história linda de Alex e Katie. 



"Para eles, não era nada além de um dia comum no final de semana, mas, para Katie, havia algo parecido com uma revelação: perceber que, após tantos anos, momentos felizes como aqueles podiam existir. E que talvez, algum dia, ela teria a possibilidade de viver dias parecidos com aqueles no futuro." Página 116

19 comentários:

  1. Rafa, lembro-me de ter assistido ao filme assim que foi lançado, e hoje lembro vagamente de sua história.
    Sempre tive uma grande vontade de ler o livro, pois eles nos mostram mais que os filmes, principalmente quando se fala do mestre dos romances água com açúcar; Nicholas Sparks. A narrativa dele é ótima e o assunto abordado no livro é forte, cheio de romance, drama e um mistério que fisga qualquer leitor.
    Adorei sua resenha e espero ler Um Porto Seguro em breve.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    não li o livro mas lembro de ter assistido o filme, achei super interessante e lindo. Minha amiga releu este livro três, vezes ela simplesmente AMA.
    Mas um dia ainda leio o livro, kkkk adorei sua resenha <3

    ResponderExcluir
  3. Se tem uma coisa que eu amo é livro e se tem outra coisa que eu amo é o Nicholas Sparks porque ele sabe como fazer um romance, é um dos melhores livros que eu já li de autoria dele, um dos que mais me prendeu e que eu li mais rapidamente. Uma verdadeira paixão pelas historias dele. Adorei seu blog, já está nos meus favoritos.

    Meu blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir
  4. Resenha muito bacana, adorei saber que o livro foge dos moldes típicos de Nicholas Sparks, do autor, só li A Última Música e posso dizer que amei! Preciso ler Um Porto Seguro urgentemente, já que o mix de gêneros me agrada muito. Abraços =)
    bookdan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi sua resenha ta muito boa, eu não leio muito Nicholas Sparks, mas gostei que você falou que foge um pouco desse molde dele, então já coloquei o livro na minha lista de leitura bjs.

    ResponderExcluir
  6. Não gosto muito dos livros do Nicholas, mas faz um tempo que ando com vontade de ler algum dele. Esse parece bonito!

    ResponderExcluir
  7. Pensa numa pessoa traumatizada com Nicholas Sparks.... Sou eu! Desde Querido John não li nem assisti nenhum filme dele. Não gosto muito de drama por isso evito, fiquei tentada a assistir o filme mas no último instante desisti, espero um dia superar isso rs

    ResponderExcluir
  8. Não li esse do Nicholas ainda. Li alguns, enjoei da escrita dele e do modo como as coisas enrolavam nos outros livros. Mas valeu a dica!

    ResponderExcluir
  9. Já li esse livro há algum tempo atrás, antes de ter minha decepção com o Sparks (que não foi com esse livro!). Amei a leitura, uma das melhores obras dele que li, senão a melhor. Meio diferente de sua fórmula pra tudo. Vale a pena até pra quem não gosta do autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá, amo o Nicholas, e já comprei esse livro, será minha próxima leitura, e ainda estou mais animada depois de ler sua resenha!!

    ResponderExcluir
  11. O Nicholas Sparks manja de tirar lágrimas da gente, entretanto não conheço essa história, nem se quer vi o filme, mas espero conhecer quando tiver oportunidade.

    ResponderExcluir
  12. Rafa me desculpe, mas pela sua descrição da história ela ainda me parece se encaixar na fórmula do Spakrs rs até a capa se encaixa no padrão, tenho uma birra disso kkkk Não sou fã nem hater dele, li poucos livros mas admito que ele escreve bem e essa história deve ser bonita.

    beijos
    Sick-lit tava bem em alta né? Não me recordo de ter lido um livro desse gênero apesar disso. Eu já vi críticas negativas e positivas a cerca desse livro mas acho que o geral deve ser uma boa leitura, que agrega algum bom pensamento na gente.

    beijos
    pobreleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Já assisti o filme mas ainda não tive oportunidade de ler o livro, gostei de saber que Um Porto Seguro é um livro diferente dos demais do autor, isso para mim é um ponto mais que positivo, gostei da resenha e concordo com voce que a capa com o casal do filme é linda.

    ResponderExcluir
  14. Confesso que eu não sou a maior fã do gênero romance, mesmo assim Nicholas sempre consegue me arrancar suspiros. O mais impressionante é como ele consegue criar um história linda apesar de todos os clichês e elementos batidos que utiliza. O que mais me interesse neste livro em especial é a mistura de tantos assuntos: dramas, romances e até mesmo comédia, acho que isso torna a história mais rica.

    ResponderExcluir
  15. Acho que os livros do Nicholas Sparks realmente têm uma fórmula, mas mesmo assim, gosto de lê-los. Esse eu ainda não li, mas tenho muita vontade de ler, parece ser uma ótima história.

    http://lenabattisti.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu gostei dessa sinopse e da resenha mais ainda e olha q não sou fã do tio Nick prq ele gosta de matar pessoas desnecessariamente

    ResponderExcluir
  17. Eu gostei de Um porto seguro. Quase pelos mesmos motivos que você. Alex é meu personagens preferido e acho incrível como ele conduz sua vida, cometendo erros e acertos e sempre buscando o melhor.Me surpreendeu o final de uma personagem (você deve imaginar qual é) e tudo fez mais sentido quando ele mostrou a razão de ela existir. Espero ver o filme em breve.

    ResponderExcluir
  18. Sabe o que eu MAIS AMEI nesse livro do Nicholas? A interatividade e os dialogos entre os personagens! O Alex é encantador, mas todo o mistério que teve no livro dá um toque a mais, instiga o leitor. E quando eu soube quem era aquela amiga da Katie? Esse entrou para os meus livros preferidos do Nicholas.

    ResponderExcluir
  19. Um homem, uma mulher, um amor que brota e um problema que os impede de ficar juntos. Sério, é muito previsível. O tema desse livro, no entanto, é bem interessante. Pelo jeito como você falou essa história não é exatamente igual as outras. Não é o tipo de livro que eu compraria, até porque não gosto de nada muito doce, e isso todos os livros dele o são. Mas se por ventura eu ganhasse o livro acho que o leria ao invés de doar/vender/trocar.

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!